KPI: o que é, para que serve e como definir os melhores? [Guia completo]!

KPI basicamente consiste em uma métrica utilizada para mensurar o desempenho dos processos e atividades mais relevantes de uma organização por meio de indicadores. Ele vem do termo inglês Key Performance Indicator, que em português pode ser traduzido para de indicadores-chave de desempenho. 

A importância do KPI

Os famosos KPI’s são, nada mais nada menos, do que os seus próprios indicadores de monitoramento de processos. Dessa forma, eles são uma espécie de “ferramenta de gestão” que ajudam você a entender se os seus processos estão funcionando ou não. Isso porque eles ajudam a trazer uma dimensão numérica às suas atividades, com base naquilo que foi estabelecido como meta. Por isso, também auxiliam você a enxergar quando é necessário realizar alguma modificação para que seus objetivos empresarias sejam atingidos. 

Eu, tu, eles… quem define o KPI?

Os KPI’s são, na maioria das vezes, definidos pelos gestores de acordo com as necessidades de monitoramento das áreas, mas isso não é uma regra. em muitos lugares, os KPIs são construídos em conjunto com a equipe, para que todos possam ajudar no processo de construção dessa métrica. Todavia, sempre deve se levar em consideração os objetivos e o planejamento estratégico da organização.

É a partir deles que os colaboradores poderão criar seus planos de ação e manterão o foco para que as metas designadas sejam atingidas. Por serem indicadores quantificáveis, ou seja, são medidos através de um índice que normalmente é trazido em forma de número, fazem com que a equipe tenha visão de como está o desempenho das atividades e, assim, se o comportamento está dentro do que foi planejado. 

Principais tipos de indicadores-chave

Se você pensa que os indicadores-chave são todos iguais, ou que possuem o mesmo objetivo, você está enganado. Na verdade, podemos dividir os KPIs em três categorias: primários, secundários e práticos. Vou mostrar para você o que é considerado em cada uma das categorias. 

KPIs primários

É importante começar falando que a palavra primário não tem haver com básico. Nesse caso ela quer dizer que estão na linha de frente. Esses KPIs medem diretamente os resultados. E o que isso quer dizer? Eles indicam se as metas que foram estabelecidas estão sendo alcançadas. Consequentemente, indicam se os resultados estão dentro do que se espera!

KPIs secundários

De forma objetiva, os KPIs secundários são responsáveis por realizar o monitoramento dos resultados que foram coletados pelos KPI’s primários. 

KPIs práticos

Por fim, os KPIs práticos (que podem ser chamados também de terciários) tem a finalidade de explicar os resultados apresentados pelos KPIs primários e KPIs secundários.

KPI
Dashboard KPI

Como avaliar se um KPI é bom ou ruim para o seu negócio?

Você já deve ter notado que, hoje em dia, virou moda querer mensurar tudo, não é mesmo? Pois é, a tecnologia, com suas plataformas fantásticas, também ajudou bastante nesse movimento, mas é preciso ter cuidado! Sair por aí, criando uma série de KPIs, sem nem mesmo ter certeza do que de fato se quer medir pode ser um risco. É comum as pessoas criarem dashboards coloridos maravilhosos, recheados de números e métricas que, mas que muitas vezes, não agregam valor ao seu negócio. Consequência disso: desperdícios, como perca de tempo e retrabalho!

Mas e como eu posso ter certeza de que o meu KPI é bom para o meu negócio?

Essa é uma excelente pergunta, principalmente se você vai começar a estruturar os seus indicadores agora. Nesse sentido, a primeira coisa que você precisa ter em mente é: o que eu quero medir. Além disso, questione-se se isso está aderente ao seu negócio e aos resultados que quero e/ou preciso entregar. 

A partir daí, você terá um norte de como ter KPIs bons e que façam sentido para a sua empresa. Assim, eles trarão para você números relevantes, que caminham lado a lado com o seu planejamento estratégico e que estejam alinhados com os objetivos de crescimento da sua organização. Então a conta é simples: indicadores bons são os que medem o que você precisa saber para atingir seus objetivos e alavancar o seu negócio. 

Já os KPIs ruins…

São aqueles que não trazem números relevantes, nem para o seu objetivo, nem para o seu negócio. A grosso modo é como se você vendesse balas e quisesse medir qual a perda que sua empresa tem em chicletes. Fica “descolado” da sua realidade, concorda? E olha, pode parecer óbvio para você isso, mas se tem algo que eu aprendi na minha vivência profissional é que o óbvio não existe, ainda mais quando se fala em indicadores-chave. Por isso, reflita antes de sair implementando algo que não trará resultados relevantes, ok?

O que devemos considerar na hora de criar um KPI relevante para o meu negócio? 

O mais importante na hora de criar um KPI para a sua empresa é ter em mente que ele é um indicador-chave! Ou seja, ele deve ser relevante para o seu processo e para a sua organização. A escolha dos seus KPI’s precisa ser coerente e estar aderente aos objetivos definidos pela empresa.

Além disso, você precisa lembrar sempre que esses indicadores irão medir a sua performance. Ou seja, como está o seu desempenho em cada um dos seus objetivos desenhados. Para isso, você pode ter em mente alguns questionamentos que ajudam muito você a ter um bom norte para criar os seus KPI’s. Veja só:

  • Qual é o meu principal objetivo? 
  • O que eu quero medir com ele?
  • Existe algum objetivo específico?
  • Meus objetivos estão alinhados com o planejamento estratégico da empresa?
  • É possível mensurar (numericamente)?
  • Esses objetivos são tangíveis?
  • Quais os dados poderão ser analisados?

A partir disso, você já terá um caminho à seguir para poder criar KPI’s relevantes para os seus processos. E que, acima de tudo, trarão para você resultados satisfatórios!

​​

O que você está esperando para ter um KPI para chamar de seu?

Agora que você já sabe a importância de se criar KPIs relevantes para a sua empresa, o que você está esperando para colocar a mão na massa e criar o seu indicador-chave?Lembre-se: eles ajudarão você a ter segurança nas suas decisões e nos próximos passos que devem ser dados. Dessa forma, você se desenvolve e a sua empresa também, sempre alinhado com os objetivos descritos no planejamento estratégico.

Não posso deixar de falar também que os KPIs trazem com eles uma infinita possibilidade de utilização. Eles permitem que você olhe para o seu objetivo por diferentes ângulos, podendo também, ajudar você a corrigir fatos que podem lhe distanciar de alcançar os objetivos. 

Espero que tenham gostado e que eu tenha, no mínimo, deixado uma pulguinha atrás da sua orelha.  

Até mais!

Thyelli Kataguire

View posts by Thyelli Kataguire
Meu nome é Thyelli Kataguire. Sou Engenheira de Produção, formada pela UNISINOS, com pós-graduação em Logística e Distribuição pela Fundação Instituto de Administração - FIA. Atuo na SML Brasil como Especialista em Projetos Estratégicos e tenho sólidas experiências profissionais na área de logística, tanto no e-commerce quanto na indústria. Já passei por empresas como Dell, Braskem, Privalia e MCassab. Similar a logística, sou apaixonada por movimentação. Tudo o que é dinâmico me motiva. E quando se trata de transformação de processos? Motiva mais ainda!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.