Você já conhece o Orquestra BPMS?

Nós seguidamente falamos aqui no blog das vantagens em se ter um BPMS, do por que você deve adquirir um e como ele só tem a agregar no seu dia a dia. Agora, pergunto: você já conhece o nosso BPMS, o Orquestra?

Pensando na sua resposta negativa, resolvi escrever o artigo de hoje. Nele, quero contar a você o porquê que nosso querido BPMS já ganhou 6 prêmios internacionais. Ficou curioso? Então me acompanhe!

Antes de mais nada, o que é um BPMS?

Caso você ainda não saiba o que essa ferramenta faz, vou te explicar. A sigla BPMS significa Business Process Management Suite – ou System – e nada mais é do que um software de gestão por processos. Com ele, você consegue mapear, modelar, executar, automatizar e monitorar os processos da sua organização.

Mas calma, não é mágica não! É tecnologia! Dessa forma, com ela você consegue centralizar informações e automatizar o fluxo de tarefas da sua rotina de trabalho. E o resultado? Muito mais produtividade e eficiência para o seu dia a dia.

Veja também:

BPMS x ERP

Benefícios do Orquestra BPMS

O principal objetivo da nossa ferramenta está em trazer simplicidade e agilidade aos processos da sua empresa. Por isso, ela foi desenhada e elaborada para ser uma ferramenta intuitiva e que dê a você independência.

Tudo isso parece incrível, mas como funciona na prática? A-haaa, chegamos ao ponto que eu queria. Vem comigo que vou contar as qualidades do nosso querido Orquestra BMPS!

1. Interface intuitiva

Quando eu falo em software ou ferramenta tecnológica, você não pensa em algo que seja extremamente difícil de mexer e entender? Que esteja todo em inglês? Eu sim. No entanto, o Orquestra quebra completamente essa visão míope.

Quando se começa a utilizá-lo nas suas atividades, você vê como é simples e de fácil entendimento o uso da solução. Todos os pontos foram criados pensando na melhor usabilidade e experiência para o usuário. Além de ser completamente em português.

Você inicia tanto uma modelagem de processo, quanto uma solicitação, e um passo vai levando ao outro sem que lhe deixe dúvidas do que deve ser feito. Isso dá ao usuário segurança no uso da ferramenta e estimula o uso contínuo da mesma.

2. Baixa codificação

Talvez esse seja um dos melhores pontos do nosso BPMS: a baixa complexidade e nível de codificação – também chamado de low-code development. Assim, é possível criar processos e automatizá-los com praticamente nenhum código! Sempre tive em mente que para fazer qualquer atividade relacionada a TI eu teria algum impeditivo, pois não sei programar, não faz parte da minha formação.

O Orquestra BPMS colocou isso por terra. Nele, é possível modelar processos sem necessidade nenhuma de códigos e scripts. E isso se reflete nos formulários de solicitação também. Você consegue criá-los de forma totalmente independente, modificando os campos e a ordenação conforme você achar mais adequado a sua necessidade.

Isso representa uma evolução enorme! Dessa forma, as áreas da sua empresa ganham muito mais independência e autonomia para criar e gerenciar seus processos. Não caem na barreira tecnológica ou na necessidade de suporte da equipe de TI do negócio, o que acaba por muitas vezes criando resistência ao uso da ferramenta e dando uma conotação totalmente equivocada às soluções tecnológicas, de que “todas são difíceis e só para quem sabe programar”.

3. Automatização de processos simplificada

Da mesma forma que para criar formulários e modelar processos há uma baixa complexidade e necessidade de codificação, o mesmo se reflete na automatização de processos. No Orquestra BPMS você consegue automatizar os processos de forma intuitiva, com poucos passos.

É lógico que o quanto mais complexo for o seu processo, mais automatizações vão ser necessárias. No entanto, isso não significa que sejam complexas, ou que você não consiga fazer sozinho. Claro que pessoas que já trabalham com esse tipo de atividade, ou que possuem conhecimento da área de TI fazem com muito mais facilidade e agilidade, mas isso não é um impeditivo.

Além disso, após finalizar a sua automatização, você pode fazer uma depuração do processo e o Orquestra te mostra quais pontos estão com falta de informação ou erro de automatização. Se isso não for o suficiente, você ainda pode fazer um teste do processo. Dessa forma, você verifica todas as mensagens, tarefas e gaps que podem estar acontecendo.

 

4. Monitoramento de processos

Você já tem seu processo modelado e automatizado, agora você quer monitorá-lo? Sim, com o Orquestra BPMS você pode! Com a nossa solução, você consegue aplicar um mapa de calor no processo e identificar:

  • As tarefas mais longas;
  • As tarefas com maior atraso;
  • As tarefas mais executadas.

Veja como é simples nesse vídeo de 2 min:

Dessa forma, você ganha mais visão do seu processo, podendo instituir uma rotina de melhoria contínua. Uma vez que um processo é modelado, isso não impede que ele seja revisto. Ou por ter sido elaborado em outro contexto, ou porque simplesmente não condiz mais com a realidade da empresa, o importante é não deixar que ele fique obsoleto. Lembre-se: seus processos não precisam ficar parados no tempo.

Assim, você consegue otimizar os processos que você utiliza, removendo os gargalos e remodelando-os. Como consequência, você passa a ter processos mais eficientes, com menos desperdícios e mais inteligentes, além de aumentar a sua produtividade no seu dia a dia de trabalho.

5. Integrações

A maior dor de cabeça de quem utiliza um software A é: “ele integra com o meu software B?”. Essa questão sempre surge, pois de que adianta investir em uma ferramenta que não é compatível com as outras que se utilizam na organização? Pois bem, com Orquestra BPMS esse problema pode ser o último da sua lista.

Nossa solução tem disponibilidade de fazer integração com mais de 1.000 apps e sistemas, através do Zapier. Isso mesmo, 1.000! É lógico que exceções podem ocorrer, um sistema desenvolvido internamente pode não ser contemplado. No entanto, muito dificilmente a sua ferramenta de trabalho não estará nesse rol de aplicações. Portanto, fique tranquilo!

 

O Orquestra BPMS conquistou meu coração! E o seu?

Que um BPMS tem poder de mudar a sua rotina de trabalho, nós já havíamos falado. Agora, que podia ser tão simples, você talvez não soubesse.

O Orquestra BPMS realmente ganhou meu coração. Eu falei apenas de alguns dos benefícios que ele possui, pois ele tem muito mais. Eu nem falei que a equipe do Orquestra é composta por especialistas, que ele é o único BPMS brasileiro a participar de um evento internacional super reconhecido, o BPMNext, que a área de suporte técnico também é brasileira, facilitando a sua comunicação… E o seu, ele já conquistou também?

Se quiser saber ainda mais, entre em contato conosco. Vamos adorar lhe ajudar.

Vamos conversar? Orquestra BPMS

Até mais!

Letícia Bragagnolo

View posts by Letícia Bragagnolo
Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS. Possuo Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição. Meu foco profissional é desenvolver melhorias de processos e por este motivo já atuei em muitas das diversas áreas de um negócio: qualidade, comercial, suporte, financeiro, contábil, recursos humanos, entre outros, sempre com um único objetivo: ofertar serviços ou produtos que tragam satisfação ao cliente. Adoro ler e estar informada sobre as mudanças que impactam o mercado e o que me move é a paixão por processos, qualidade e pessoas.