Transformando processos: como a SML Brasil pode ajudar as pessoas?

E agora quem poderá me ajudar?

Olá, eu sou a Letícia. Cheguei aqui na SML Brasil no início desta semana, tive algumas interações, reuniões para transferência de conhecimentos e, então, me foi passada a primeira missão:

 “Letícia, depois de tudo que já conversamos e que você já viu, coloca na forma de texto o que você absorveu e responde a seguinte pergunta: Como a SML Brasil pode ajudar as demais pessoas?”
Pânico! Caos interno! Como assim, texto? Cheguei faz 2 dias… E poderia ficar pior: “Vai para o blog na quinta-feira!”
apavorada

Nessa hora…

Percebo que tudo que já vi começava a ter efeito em mim mesma, antes de falar de qualquer outra pessoa.

Aqui na SML, trabalhamos de forma SIMPLES e ágil. Ou seja, buscamos atender nossas demandas de forma organizada, padronizada e mais objetiva possível. Não precisamos agregar aos processos etapas desnecessárias, nem utilizar recursos que não tragam valor ao fluxo ou ao processo. Resumindo: não precisamos complicar o que não for complicado!

É o fazer acontecer aqui e agora!

Também carregamos conosco a ideia da MOBILIDADE. Podemos fazer o que fazemos de onde estivermos. Nossas atividades não estão amarradas em pilhas de documentos impressos, nem engessadas pelas formas mais tradicionais de trabalho. Através da automatização de muitos processos, facilitamos a disseminação da informação entre nossas equipes e compartilhamos o conhecimento de forma instantânea.

O importante é a entrega final

Outra lição aprendida: LIBERDADE. Temos autonomia para executar nossas tarefas de acordo com o que melhor se encaixa no nosso processo de execução. O importante é a entrega final, como se faz para chegar até ela é eu quem decido. Este conceito está totalmente vinculado aos processos inteligentes e à relação de confiança e de responsabilidade que temos com a nossa equipe.

Mas Letícia, qual a relação dessas percepções com o efeito em você mesma?

A relação começa no ponto em que eu não precisava tornar esta atividade simples em algo complexo. Estou redigindo da minha estação de trabalho, mas posso continuar de outra sala, do terraço, ou do sofá da recepção se assim for melhor. A mim, foi dada autonomia para escrever sobre as minhas percepções e como isso poderia ser útil para outras pessoas.

Ok, mas e agora como tudo isso pode ajudar as demais pessoas?

Bom, se pensarmos que em muitas empresas os processos ainda estão amarrados nos modelos tradicionais, a SML Brasil vem em contracorrente e é nisso que ela pode ajudar. Queremos tornar a vida dos nossos clientes mais simples e eficaz, entregando soluções digitais que coloquem os processos e as informações para trabalharem a favor deles (e não ao contrário).

Sim, estas frases estão lá no nosso propósito e na nossa missão. Não podia falar em como podemos ajudar as demais pessoas sem citá-las, pois elas representam o que de fato somos.

Transformando processos

As soluções que a SML apresenta ajudam a desburocratizar processos, descentralizar informações, disseminar conhecimento, aumentar produtividade, reduzir custos e tempo ocioso entre atividades e minimizar desperdícios. Já pensou como isso poderia ajudar a melhorar muitos processos dentro de outras organizações? E como isso afetaria a qualidade de vida de muitas pessoas que estão envolvidas nestas atividades?

Por fim…

O caos interno virou calmaria. Acredito que a “semente do jeito de fazer acontecer da SML” foi plantada em mim no momento em que eu passei pela porta. Agora, estou deixando com você a mesma semente. E aí, vamos plantá-la?


Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024