Tecnologia OCR: 3 dicas valiosas de boas práticas para usá-lo com sucesso!

Dicas para ter sucesso com a aplicação do OCR

Hoje em dia, a tecnologia está nos proporcionando tantos avanços e melhorando cada dia mais como realizamos nossas atividades. Por isso, não podemos desperdiçar as chances de melhorar os nossos processos. A tecnologia OCR vem muito ao encontro dessa evolução, facilitando (e muito) a extração de informações de documentos e imagens.

Porém, nem tudo são flores, como já diria o ditado. Para que você tenha sucesso no emprego desse recurso, é preciso ficar atento a algumas orientações. É justamente sobre isso que eu falo no texto de hoje. Quer saber mais? Então, me acompanhe!

A tecnologia em avanço

Se pararmos agora e voltarmos um pouco no tempo, vamos ver que pensávamos que extrair um pedaço de uma informação de uma imagem era incabível, não é mesmo? Afinal de contas, a grosso modo, um arquivo de texto é muito diferente de uma imagem.

Hoje, já partimos do princípio de que o céu é o limite para a tecnologia. Sempre inovando e trazendo novas facilidades e funcionalidades. O mesmo ocorre com o OCR. Embora seja uma tecnologia já pensada há bastante tempo, ela ainda está em evolução e por isso alguns cuidados são importantes para que você tenha sucesso na extração.



[banner_cta id=”3858″]

 

Dica nº 1: Qualidade da imagem

Independentemente do tipo de OCR ou da aplicabilidade que você esteja usando, no final das contas, ele está extraindo uma informação de uma imagem, seja uma foto ou um arquivo digital. Por isso, para que você minimize a probabilidade de ocorrer um erro no processo de extração, é fundamental que sua imagem tenha uma boa qualidade.

Atentar-se para a resolução, nitidez e luminosidade são pontos fundamentais. Além disso, lembre-se de que o OCR foi desenvolvido para extrair informações de documentos em preto e branco. Portanto, converter a imagem para essa especificação também é muito importante.

Dica nº2: Tempo de processamento

O reconhecimento do documento e a extração da informação pela tecnologia pode levar alguns segundos. Por isso, entenda qual o impacto desse tempo de processamento no seu processo como um todo.

Um dos maiores erros que vemos pelo mercado a fora é justamente esse. Em geral, se prepara toda a estrutura tecnológica, mas se esquece de considerar o período de tempo necessário para essa fase do processo.  Assim, aquilo que havia sido pensado para melhorar a execução da atividade, acaba prejudicando todo o andamento do processo por um detalhe não calculado.

Dica nº 3: Recursos computacionais

Lembre-se, se a qualidade da imagem e o tempo de processamento são fundamentais, a sua estrutura computacional tem que estar à altura. De nada adianta ter a qualidade perfeita e o tempo super bem estimado se seus recursos computacionais não acompanharem o processo.

Por isso, invista em uma estrutura elástica, tanto para processamento quanto para armazenamento. Para essa última, utilizar uma estratégia de expurgo também é uma boa solução.

Baixe nosso e-book e descubra muito mais!

Se você quer saber mais sobre a tecnologia OCR, onde pode ser usada, tipos, e muito mais, baixe nosso e-book.

Ele foi desenvolvido para ser seu guia sobre essa maravilha chamada OCR!

[banner_cta id=”3858″]

 

Espero que eu tenha conseguido contribuir um pouquinho. Que tal dividir conosco seus comentários no chat? Vou adorar! Fique à vontade!

Até mais!

Este artigo faz parte da série “Descubra o OCR” originária do e-book “Descubra o OCR: Guia completo sobre essa tecnologia”.

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024