BPM como aliada da Gestão de Pessoas – RH

Há muito tempo a área de Gestão de Pessoas (RH) deixou de ser apenas uma área da empresa para seleção e admissão de profissionais. Foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas apenas como engrenagens que poderiam ser substituídas facilmente dentro da empresa. A famosa área de RH – Recursos Humanos – hoje está orientada para a retenção e o desenvolvimento dos seus talentos.

Veja também: A importância da tecnologia da informação no RH

Na vida real, meio a tantas tarefas, muitas vezes os planos para reter e desenvolver os profissionais acaba ficando de lado. Entretanto, otimizar a administração dos recursos humanos e gerenciar o desenvolvimento dessas pessoas é uma questão estratégica nas organizações. Elas chegam a ser um fator competitivo para as companhias diante de um mercado concorrido e desafiador.

E é nessa linha de raciocínio que eu trago uma questão: como a área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos consegue atender ao seu papel estratégico em meio a tantas atividades operacionais?

Ficou curioso? Então continue me acompanhando e descubra a resposta!

O cenário mudou

O cenário mudou, isto é fato. Antes de seguir falando sobre como a Gestão de Pessoas e o Recursos Humanos podem desempenhar um papel mais estratégico em meio às solicitações do seu dia a dia, é preciso entender o porquê desse movimento.

Nas décadas passadas, o setor era dividido em Recursos Humanos e Departamento Pessoal (sim, o famoso DP). O DP era responsável por fazer as atividades operacionais relacionadas aos colaboradores. entre elas, estavam folha de pagamento, registro de ponto, benefícios, etc. Dessa forma, ele não era visto como um setor que contribuísse estrategicamente com a organização, mas que apenas executava tarefas relacionadas aos funcionários.

Com o passar dos tempos, essa visão caiu por terra e esse setor foi englobado pela área de Gestão de Pessoas. Hoje, muitas empresas possuem células dedicadas à atividades relacionadas ao DP, e utilizam muitas das informações oriundas por elas para pensar na jornada dos colaboradores. Ou seja, o Departamento Pessoal passou a fazer parte da estratégia organizacional, juntamente com o Recursos Humanos.

Nesse sentido, a ideia de valorização passa a ser a nova regra. No entanto, valorizar os colaboradores não é apenas uma questão salarial ou um grupo de benefícios. Aqui cabe pensar em todas as dimensões que englobam a sua rotina de trabalho, como equipamentos, ambientes, alimentação, saúde, desenvolvimento de carreira, e assim por diante.

Automatize seus processos de RH agora mesmo!

Como já se sabe, os desafios da área não são, nem de longe, poucos. Além de todas as atividades operacionais da sua rotina, os profissionais do setor precisam ficar atentos às questões legislativas. Questões essas que acabam por consumir tempo e demandam dedicação.

Como consequência disso surgem:

Pensando em melhorar esse cenário, a SML Brasil traz a solução de Gestão de Pessoas. O objetivo é dar suporte para a área de RH, contribuindo na gestão do dia a dia e facilitando todos os processos. De quebra, ainda melhora a experiência dos colaboradores, que passam a ter uma central para suas solicitações e seus processo mais transparentes e rápidos.

Na prática, significa usar uma ferramenta – um software na realidade – para executar os processos que consomem a maior parte do tempo. Para chegar a essa solução, que é completa e pronta para implantação, utilizamos do conhecimento de nossos especialistas no assunto.

A solução de Gestão de Pessoas é composta por vários processos. Tais processos são disponibilizados com boas práticas, tanto relacionadas à expertise da SML Brasil, como também ligadas às questões legais. Entre os processos que você encontrará, estão:

  • Solicitação de férias
  • Solicitação de benefícios
  • Solicitação de adiantamento de 13º salário
  • Solicitação de feedback
  • Solicitação de avaliação de desempenho e performance
  • Solicitação de abono de falta
  • E muito mais! São mais de 50 processos mapeados e prontinhos para o uso.

Tá, mas como a mágica acontece?

Antes de mais nada, vamos deixar claro que não se trata de mágica, mas de tecnologia! Sim, o RH também pode – e deve – tirar proveito dela! Pois bem, continuando… a ferramenta foi criada tendo como base a nossa solução de gestão por processos, o nosso Orquestra BPMS.

Não sabe o que é BPM, BPMS e o qual a realção com Gestão por Processos? Então você precisa ler esse o texto:

O que é BPM, BPMS e qual a relação com Gestão por Processos?Sendo assim, com ela você consegue mapear, modelar, automatizar e monitorar uma série de solicitações que batem na porta do Recursos Humanos todos os dias. E tudo de forma simples, fácil e com total independência da TI.

E tem mais: a solução da SML Brasil pode ser totalmente integrada a sistemas legados das empresas. Ainda é possível utilizar outros recursos como integração para gerenciamento e armazenamento de documentos, a fim de eliminar o papel, melhorar o controle dos documentos e registros e de quebra, facilitar a gestão.

Outro ponto muito importante: você pode utilizar a ferramenta em qualquer hora e lugar, pois ela foi desenvolvida também para dispositivos móveis! Em uma empresa em que se preza pela Mobilidade e Liberdade, itens propostos pelo nosso próprio nome (SML Brasil), essa facilidade não poderia ficar de fora.

Dessa forma, a solução, que já é utilizada por muitos clientes da SML Brasil e pode ser aplicada por empresas de todos os segmentos e portes, colabora com o desenvolvimento da sua organização e ainda traz resultados significativos.

Todos ganham!

Agora que você já sabe de alguns benefícios e funcionalidades da nossa solução, fica mais claro de entender o poder que ela tem de transformar a sua organização e o seu Recursos Humanos.

Mas mais do que mudar os processos da área, a forma de trabalho e a rotina de quem exerce essas atividades, você está transformando a experiência dos seus colaboradores. Pensar na experiência deles também é importante, pois o Recursos Humanos está atrelado à gestão das pessoas da sua organização.

Todos querem trabalhar em organizações que valorizem não só suas entregas, mas também suas relações. Proporcionar uma melhor experiência aos colaboradores também está relacionado com esse fator. Como consequência, maior sentimento de pertencimento, mais engajamento, mais orgulho de fazer parte.

Essa é outra lição que tiramos de dentro de casa. Afinal de contas, somos reconhecidos como um Great Place to Work! 😉

Nós Somos um Great Place to Work!

E então, o que achou? Vamos mudar a realidade do seu RH? Deixe seu recado aqui nos comentários. Será um prazer conversar com você! Até mais!

Quer descobrir mais sobre o Orquestra BPMS e como ele pode revolucionar os seus processos? Então participe da nossa demonstração semanal!

Bruna Amaral

View posts by Bruna Amaral
Meu nome é Bruna Amaral Castro. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, sou CBPP e auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Aqui na SML Brasil eu atuo com o desenvolvimento corporativo e projetos estratégicos, além disso, sou apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.