Você já analisou como anda a satisfação do seu cliente?

A satisfação do cliente indica o quanto estamos atendendo as expectativas deles como organização e o quanto os nossos serviços estão aderentes às necessidades de quem nos contratou. Ela pode ser mensurada em forma de indicador de desempenho e é um termômetro importante para entender se a empresa está alinhando solução às expectativas criadas durante o processo de venda. 

A importância da satisfação do cliente

O cliente é um dos elos mais importantes (se não o mais) para uma empresa. Dado isso, quando garantimos a satisfação dos clientes, garantimos também o crescimento da empresa. 

Quando conseguimos garantir a satisfação dos clientes, ambos saem ganhando! Por quê? Bom, a resposta é objetiva: você aumenta os lucros do seu negócio e diminui as chances do cliente ir até a concorrência. o cliente, vê em você e na sua empresa uma relação de confiança a parceria.  

A relação entre satisfação dos clientes e o tempo

Agora, vou fazer uma reflexão junto com você. Você já parou para pensar o quanto a nossa experiência e a nossa satisfação, como clientes, está relacionada com o tempo?  Veja só:

  • O tempo que esperamos atendimento;
  • Que esperamos uma resposta;
  • Uma confirmação de pedido;
  • Uma confirmação de entrega;
  • E assim por diante…

No fim das contas, tudo está relacionado com o tempo para perceber valor na solução contratada. Por isso, olhar para esses intervalos de forma crítica e buscar sempre otimizá-los é muito importante para a manutenção do sucesso e da satisfação do seu cliente.

Algum desses fatores pode estar causando a insatisfação do seu cliente…

Nós, como empresas, que estamos preocupados com a satisfação dos nossos clientes com nossos produtos e serviços, precisamos nos colocar no lugar deles. É preciso compreender quais são as usas principais necessidades, seus principais problemas. E, falando nessas dores, é importante mostrar aqui quais são os principais motivos de insatisfação de clientes. 

  • A qualidade do atendimento;
  • Demora no tempo de resposta;
  • Respostas vagas, que não resolvem o problema;
  • Falta de retorno;
  • Ausência de comunicação humanizada;
  • Falta de empatia;

Quando paramos para refletir sobre quais os tipos de sentimentos surgem quando uma empresa não está preparada para atender seus clientes, a resposta geralmente vem em tom de crítica. Não há uma experiência positiva do cliente quando ele não tem o tratamento adequado ou quando as informações que ele necessitava não são passadas para ele de maneira efetiva. 

Você sabe se o seu cliente está realmente satisfeito?

Quantas vezes você já parou para responder de forma sincera essa pergunta? Eu diria que esse não é um exercício fácil. Portanto, se você ainda não o fez, não se culpe. O importante é você ter clareza que satisfação vai muito além de usabilidade de produto. Ou seja, você pode ter um cliente que utilize muuuuuito o seu produto, mas que não esteja satisfeito, porque entende que outras soluções poderiam ter espaço nele. 

Além disso, como dito no início deste texto, a satisfação do cliente diz respeito a um conjunto de fatores: atendimento de expectativas, experiências, poder de solução, seu relacionamento com ele, entre tantos outros. 

O seu atendimento também é um deles!

Como já dito anteriormente, um dos principais fatores de avaliação negativa nos atendimentos é o atendimento aos prazos.

Por isso, eu pergunto com toda franqueza: você sabe como está sendo o atendimento do seu cliente? Se você ainda não refletiu sobre esse ponto, saiba que nunca é tarde para começar. A partir daí, vale colocar aqui uns questionamentos que você pode se fazer, para entender como estão os seus atendimentos como empresa. Veja só: 

satisfação do cliente e seus desafios

O atendimento dos prazos (sejam de entrega, de resposta, de esclarecimento de dúvidas, ou de outros aspecto), está diretamente ligado a satisfação do cliente. Assim como outros pontos levantados na sua relação com ele. E é isso que você precisa ter sempre em mente. Para começar a melhorar, não precisa ser nada radical. Ou seja, comece com um detalhe simples: a comunicação bem feita. Seja ela no início ou ao longo da jornada do cliente. Uma boa comunicação é essencial para que as expectativas estejam alinhadas e seu cliente não saia frustrado após o contato com a sua empresa.

Há muito em jogo quando se fala em satisfação do cliente

Pode parecer pequeno, mas seu cliente tem muito poder. O impacto de não avaliar como anda a satisfação dele pode ser bastante grande ao negócio como um todo. Isso porque existe um mundo de oportunidades que surgem aos e ter um cliente satisfeito. Veja só:

  • Aumento de receita
  • Fidelidade ao produto/serviço/marca
  • Seu cliente passa a ser um promotor e abrir novas oportunidades de negócio indicando para conhecidos
  • Recebe feedbacks que ajudam a aprimorar entregas
  • Relacionamento de longo prazo e de confiança
  • Entre outros.

Portanto, esteja atento aquilo que pode ser melhorado e aumenta o índice de satisfação dos seus clientes.

Satisfação do cliente em alta!

Agora que você já sabe mais sobre a importância de um cliente satisfeito para a sua empresa, é hora de colocar em prática! Comece fazendo uma análise de como  os clientes enxergam a sua empresa e como vocês têm ajudado ele a ter sucesso.

Hoje em dia, está ainda mais fácil, uma vez que já existem inúmeras maneiras de medir a satisfação dos clientes em relação a sua empresa. É só você encontrar a que melhor se adequa ao seu negócio. Após isso, não tenha medo de mudar, reestruturar e ir além! Lembre-se sempre disso: um cliente satisfeito, que tenha tido uma jornada positiva se torna um cliente fiel. 

Espero que tenham gostado! 

Até breve! 

Flávia Caldeira

View posts by Flávia Caldeira
Me chamo Flávia Caldeira. Atuo na SML como Customer Success para contas Enterprise. Sou formada em Publicidade e Propaganda e Marketing e estou no universo de atendimento ao cliente há pouco mais de 5 anos, tendo atuado em empresas de diversos setores, desde tecnologia até indústria sucroalcooleira. Nos últimos 2 anos atuando como CS em uma empresa referência em SaaS para marketing digital, me aprofundei na gestão estratégia de indicadores focados na saúde e retenção de clientes. Tenho um carinho imenso pela área de atendimento, pois tenho como missão pessoal impactar de forma positiva as pessoas com quem me relaciono e acredito muito que o bom relacionamento e experiência do cliente, são fundamentais para o sucesso da empresa. É isso que eu busco a cada dia!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.