O Orquestra BPMS agora tem um irmão mais novo: chegou Zeev!

Sim, a família cresceu! O tão premiado Orquestra BPMS agora tem um irmãozinho, o Zeev.  Ambas as ferramentas tem o mesmo objetivo: tornar a vida dos clientes mais simples e eficaz. Contudo, Orquestra BPMS e Zeev possuem algumas diferenças. Além disso, não podemos falar das diferenças das soluções, sem falar de como chegamos até elas. Foi pensando nisso que criamos esse conteúdo. Continue comigo que eu te conto!

O Orquestra BPMS

O Orquestra BPMS – Business Process Management Suite/System – é a solução para gestão de processos da SML Brasil. Voltada a otimizar o fluxo dos processos que compõe as operações das empresas, tem como intuito estruturar, padronizar, centralizar e dar visibilidade aos gestores e colaboradores em relação às tarefas que devem ser executadas cumprindo os moldes e prazos previamente determinados.

Se você ainda não conhece a SML Brasil, então não deixe de assistir o vídeo (2 min):

O modelo que era utilizado nas grandes empresas

Em um primeiro momento, o foco da solução era auxiliar, efetivamente, grandes empresas na estruturação dos seus processos. Tratando-se de uma ferramenta baseada em fluxogramas, em notação BPMN, cuja modelagem (desenho) dos processos era feita pela própria empresa contratante, dando total liberdade para que tudo fosse elaborado por eles, do início ao fim de cada um dos processos necessários. Em outras palavras: o próprio cliente criava seus desenhos e automatiza seus fluxos. Sendo assim, contratando o Orquestra BPMS, tudo que envolvesse os processos operacionais poderia ser feito diretamente na ferramenta.

Contudo, por ter como público-alvo as grandes empresas, os processos, muitas vezes, possuíam alto grau de complexidade. Caso fosse necessário algum auxílio, então, a empresa poderia optar por contar com a equipe de projetos da SML, que auxiliaria na modelagem de cada um dos processos com base nas necessidades especificadas pelos responsáveis da empresa contratante.

A criação de um modelo para as Pequenas e Médias Empresas

Com o passar do tempo, a partir do know-how obtido na atuação conjunta com grandes clientes, a SML entendeu, estrategicamente, que seria possível auxiliar, também, no dia-a-dia operacional de empresas de pequeno e médio porte – as PMEs. Isso porque essas empresas, muitas vezes, têm operações mais enxutas, com poucos funcionários que possuem mais de um papel e acabam acumulando diversos afazeres. Porém, o modelo utilizado precisava ser diferente.

Dessa forma, com o conhecimento técnico dos profissionais, além da atuação prática adquirida anteriormente, a SML optou por uma abordagem inovadora para esse segmento: foco na praticidade e na facilidade de implementação da ferramenta. Sendo assim, além de dar a opção que os processos fossem totalmente modelados pelos clientes como de costume, o até então Orquestra BPMS passou, também, a disponibilizar diversos processos já modelados, prontos para uso por parte desses clientes.

O início de uma nova jornada para as PMEs

Tratando-se de empresas de pequeno e médio porte, os processos são, muitas vezes, descentralizados e desestruturados, com tarefas e informações compartilhadas de diversas diferentes formas, o que dificulta a visualização dos gestores, o desenvolvimento dos colaboradores e, principalmente, a possibilidade de identificar possíveis erros nas tarefas executadas.

A partir dessa interpretação, então, o principal foco tornou-se facilitar cada vez mais a implementação da ferramenta no dia-a-dia das empresas. Sem a necessidade de modelar cada um dos processos, a última versão da ferramenta tomou como foco tornar-se uma solução “plugue e use”, possibilitando que os clientes selecionassem e já saíssem usando os mais de 400 processos pré-modelados e automatizados pela SML, diretamente na ferramenta de acordo com suas necessidades. E assim surgia o Zeev.

Nasceu o Zeev, um jeito novo de ser mais produtivo!

Com Zeev, não era mais necessário que o desenho dos processos fosse feito exclusivamente pelos clientes, nem a contratação de um projeto que aumentaria os custos da PME, a facilidade e velocidade de implementação tornou-se muito maior, tornando possível que a ferramenta seja utilizada efetivamente desde os primeiros momentos após sua contratação.

Além disso, caso o cliente julgue necessário, é possível, de maneira muito simples, a contratação adicional de pequenos pacotes de horas de serviço de profissionais especialistas da SML. Durante essas horas, os especialistas darão todo o auxílio necessário a quaisquer questões que os clientes julguem pertinentes: seja em relação à ferramenta, seja sobre customizações e alterações nos processos disponibilizados.

E tem mais: é possível, ainda, acompanhar os treinamentos online, ou solicitar um treinamento in-company. Tudo isso é executado e pensado no intuito de facilitar de maneira muito prática o trabalho e as rotinas diárias de quem sempre será a prioridade número um da SML Brasil: seus clientes.

E as diferenças, além do público-alvo, quais são?

Ok, até aqui, contei para você como surgiu o Zeev, para qual público ele foi pensado, alguns dos seus diferenciais, etc… No entanto, você deve estar se perguntando:

  • “Qual a diferença do Zeev para o Orquestra BPMS, afinal de contas?”
  • “Tenho Orquestra BPMS, posso usar Zeev?”
  • “O que o Zeev faz que o Orquestra BPMS não faz?”

Entre muitas outras perguntas bem objetivas. Pensando nisso, nossa equipe de experts criou um FAQ, ou um Perguntas & Respostas, para ajudar você. Vamos conferir?

Tópico 1: Zeev

Vi uma apresentação recente da SML sobre novo produto “Zeev”. Qual a diferença entre Zeev e Orquestra?

Zeev foi construído em cima da plataforma do Orquestra BPMS 4. Zeev e Orquestra BPMS 4 são irmãos. É um produto mais simples, voltado a pequenas e médias empresas e times ou departamentos, sem recursos avançados presentes no Orquestra BPMS 4 – geralmente utilizados por grandes organizações. Além disso, é 100% SaaS, não existindo opção on premises. Se você quiser ver um comparativo completo, acesse http://smlbrasil.com.br/sales

Sou usuário do Orquestra BPMS, posso fazer upgrade para o Zeev?

Se você tem Orquestra BPMS, você já tem Zeev. Não existe esse upgrade. Pois, você como cliente do Orquestra BPMS, já tem todos os recursos do Zeev e muito mais.

O meu Orquestra BPMS não se parece com o Zeev. Por quê?

Talvez você não tenha a versão 4 do Orquestra BPMS, e sim a versão 3. Para fazer a atualização para a versão 4 recomendamos que você leia atentamente as perguntas do tópico 2 “Orquestra BPMS 4”.

Zeev possui integração com o Orquestra ECM, também?

Ainda não. A integração com Orquestra ECM está disponível apenas no produto Orquestra BPMS 4.

Tópico 2: Orquestra BPMS 4

Sou usuário do Orquestra BPMS 3 e quero uma interface moderna e nova como foi apresentado no Zeev.

A interface moderna, intuitiva e fluida do Zeev faz parte do um projeto global da SML de interface de todos os seus produtos. Zeev, Orquestra BPMS e Orquestra ECM terão a mesma interface visual. Zeev já usa essa nova interface, o Orquestra ECM 3 também e agora o Orquestra BPMS 4. Você pode acessar informações completas sobre a migração de versões no seguinte link preparado com carinho para vocês: https://bpms3-para-bpms4.smlbrasil.com.br

Sou usuário do Orquestra BPMS 3, como posso fazer uso do Orquestra BPMS 4?

O Orquestra BPMS 4 é um projeto de longo prazo que resultará com a reescrita e modernização tecnológica de todo o produto. Orquestra BPMS 4 é, ainda, um projeto em andamento. Ele vem sendo utilizado, desde janeiro de 2020, em clientes e projetos específicos selecionados pela SML. Esses clientes começaram primeiro pois: 

  1. São instalações 100% SaaS (na nuvem);
  2. São instalações novas, sem histórico de dados e 
  3. Não iriam utilizar recursos do BPMS 3 que ainda não foram migrados para o BPMS4. 

Os aprendizados, os dados, os logs e o feedback dessas primeiras instalações são fundamentais para, em sequencia, podermos fazer a liberação para todos os clientes. Saiba mais sobre o Orquestra BPMS 4 em https://bpms3-para-bpms4.smlbrasil.com.br

Sou usuário do Orquestra BPMS 3, pagarei algo a mais para usar o Orquestra BPMS 4 no futuro?

Você não pagará absolutamente nada a mais em termos de licenciamento, permanecendo todas as condições contratuais. Poderão existir custos de serviços associados a migração.  O custo destes serviços ainda estão sendo calculados, em breve estarão disponíveis. Esses custos poderão envolver desde atividades mais simples como teste e homologação dos processos no BPMS 4, até mesmo a migração de servidores, se for necessário.

Quando, afinal, terei acesso ao BPMS 4?

A migração para todos os clientes acontecerá gradualmente até o fim de 2020. Instalações on premises serão as últimas a serem liberadas. Informe ao seu executivo de vendas da SML o seu interesse na migração para que ele possa avisá-lo tão logo esteja disponível.

Sou cliente BPMS 3 on premises (instalado em meus servidores); por que a liberação para esses ambientes será por último?

A evolução das tecnologias WEB move o mundo em direção a nuvem. As melhores tecnologias de inteligência artificial hoje, por exemplo, como Google, Amazon e Microsoft, são acessadas somente através da internet. Não podemos mais nos dar o luxo de abdicar do que o de melhor a nuvem pode oferecer.

Por isso, o conceito de Cloud Enabled significa que a partir de agora novas features poderão ser implementadas e baseadas em algoritmos e tecnologias que não necessariamente estão no mesmo servidor onde o BPMS está instalado. Clientes on premises com restrições de conectividade terão a opção de desligar esses recursos, mas serão limitados por um produto menos poderoso.

Já o conceito de SaaS First está conectado ao modelo de negócio atual da SML, que não comercializa mais a opção on premises para novos clientes, somente SaaS, em sua própria nuvem. Diversos relatórios mundiais apontam que soluções SaaS, operando na nuvem do próprio fornecedor, geram 70% menos tickets de suporte de problemas, tem mais flexibilidade de adaptabilidade e geram clientes mais felizes. O conceito SaaS First significa, então, que:

  1. Algumas funcionalidades poderão funcionar somente se instaladas na nuvem da SML. Não se trata de um bloqueio comercial, e sim de uma questão técnica. A SML planeja por exemplo possuir servidores compartilhados especializados em SEARCH (Pesquisa), em OCR (Reconhecimento de Caracteres), em EMAIL, em autenticação. Esses servidores serão otimizados para tal e poderão inclusive ser baseados em outras tecnologias, como LINUX. Não acreditamos que para ambientes on premises essa variabilidade de requisitos técnicos seja viável.
  2. Clientes SaaS terão acesso primeiro a novas versões e recursos do produto. Novamente, não é uma questão comercial, e sim técnica. Em ambientes SaaS a SML possui condições de prover um SLA maior para monitoramento de modificações e novos recursos em experimentação e teste.

Como posso testar o BPMS 4?

Ainda não estamos liberando ambientes de testes pois toda a implementação e uso é acompanhada de perto por um técnico que monitora o ambiente e seu uso para fins de feedback. Em breve ambiente de teste será liberado.

Tópico 3: Parceiros e Finders

Pelo que entendi a SML está migrando seu modelo de negócio para SaaS / Cloud. Existe ainda a possibilidade de vender ECM, BPMS e agora Zeev em modelo on premises?

Não, o modelo de negócio para qualquer novo negócio da SML é SaaS, na nuvem na SML.

Sou parceiro e/ou Finder da SML, e vendo hoje a plataforma Orquestra. Poderei vender Zeev, também?

Sim, nas mesmas condições comerciais existentes hoje para os demais produtos da SML. Poderá ser necessário a formalização de interesse. Informe o seu interesse ao executivo de vendas que lhe atende.

Sou parceiro e/ou Finder da SML, e vendo hoje a plataforma Orquestra BPMS 3. Poderei vender a Orquestra BPMS 4, também? Como ficam as condições comerciais para clientes de minha base atual e novos?

Sim, poderá. Nada muda em nenhum contrato de licenciamento ou nos acordos de parcerias para Orquestra BPMS 4 em relação a Orquestra BPMS 3.

Posso vender Orquestra BPMS 4 já?

Converse o executivo de vendas da SML responsável por seu atendimento para que, juntos, encontrem a melhor opção para o cliente agora.

Como posso testar e aprender sobre o Zeev e BPMS 4?

Ainda não estamos liberando ambientes de testes pois toda a implementação e uso é acompanhada de perto por um técnico que monitora o ambiente e seu uso para fins de feedback. Em breve pretendemos liberar ambiente de testes, primeiramente a nossos parceiros, sempre em ambientes SaaS, e não mais on premises.

___________________________________________________

Concluindo…

Há muita novidade nessa transformação. Ou melhor, nesse novo modelo, que é sim o irmão mais novo do Orquestra BPMS. Além de tudo que falei aqui no texto, vale lembrar que esse movimento está seguindo nossos valores: simplicidade e liberdade (S – M – L).

Em nosso propósito está que queremos ajudar a tornar a vida dos nossos clientes mais simples e eficaz. Por isso, Zeev traz simplicidade e liberdade para que PMEs possam organizar seus fluxos de trabalho e ter mais produtividade. E o resultado: possam crescer de forma eficiente.

Se você perdeu o evento de lançamento oficial, ainda dá tempo de conferir!

 

Até mais!

Pedro Boaz

View posts by Pedro Boaz
Meu nome é Pedro de Macedo Boaz. Sou bacharel em Relações Internacionais com ênfase em Marketing e Negócios, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Além disso, estou cursando Administração de Empresas, também na ESPM-Sul. Atualmente, atuo na área de Desenvolvimento de Negócios aqui na SML Brasil. Já tive oportunidade de trabalhar em empresas dos mais variados portes, desde multinacionais até startups e, em todas elas, pude perceber a importância que processos estruturados e organizados têm na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, das empresas como um todo. Diante disso, me motiva muito buscar informações, conteúdos e soluções relevantes e inovadoras que possam vir a agregar cada vez mais qualidade nas entregas e operações empresariais de forma geral.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.