SML Brasil: você já conhece a nossa história?

Seguidamente falamos aqui no blog que nossa querida SML já é uma empresa experiente. Afinal de contas, são quase 25 anos de vida e de muita transformação. Contudo, se você é novo por aqui, ou ainda não conhece a nossa história, esse é o momento de conhecê-la. Hoje, quero contar para você um pouco do caminho que no fez chegar até aqui. 

Uma história, dois começos

A nossa história, ao contrário do que você pode imaginar, não tem apenas um começo, mas sim dois. Esses dois inícios seguem separados até um determinado ponto. Dali em diante, eles se unem e seguem juntos até os dias de hoje. 

Ficou um pouco confuso, mas calma que vou explicar melhor. Para que você entenda de fato nossa história, antes de mais nada é preciso falar de 2 empresas separadamente. Ao final você vai entender.

Empresa 1: SML Brasil

Com o encerramento das operações do antigo Banco Multiplic, ex-funcionários viram oportunidade de levar para o mercado dois projetos de sucesso no banco. Um para automatizar as operações de câmbio e outro, um software americano que ajudou a automatizar o processo de aprovação de crédito. Assim nasceu a SML Brasil em 1995.

O primeiro produto

Diante da necessidade do mercado e da oportunidade identificada, surgiu o nosso primeiro produto: o SISB. O objetivo era reduzir iterações humanas no complexo processo de câmbio.

O mercado alvo era inicialmente os bancos pequenos. Você deve se lembrar – mas se você não era nascido ainda fica sabendo – que o mercado financeiro na década de 90 era bem amplo, por isso a ideia era atacar os pequenos. Porém, para a feliz surpresa dos criadores, os grandes também vieram. Com o passar do tempo, o SISB foi redesenhado, nascendo o Autocam, como é conhecido até hoje.

Em paralelo, a SML também era representante de uma empresa americana chamada Optika Inc, uma das referências mundiais em Document Imaging e Workflow, e comercializa a solução gringa por aqui. Contudo, ao longo do tempo várias coisas aconteceram, o dólar ficou muito caro, Optika foi fundida com a Stellent, que foi adquirida pela Oracle. Nesse processo, os sócios da SML entenderam que era hora de investir em um produto nacional. Foi aí que nasceu o Converge ECM Solution, que depois virou SML e-Content.

Empresa 2: Cryo Technologies

Pois bem, agora falando da 2ª empresa. A Cryo Technologies nasceu em 2002, fundada por 2 amigos (Rafael e Camilo) que se conheciam desde os tempos de colégio. Já profissionais, os dois colegas começaram a trabalhar como freelancers de projetos de software à noite, enquanto estudavam e trabalhavam em outras empresas durante o dia. Até que veio a criação da Cryo.

Entre vários projetos de software desenvolvidos, um parceiro indicou um cliente que precisava do que, na época, estava sendo conhecido como workflow (BPM). Era uma tendência que vinha crescendo no mundo todo. Os dois, junto com uma ótima equipe trabalharam duro nesse projeto. O resultado ficou tão bom que começou a chamar atenção de outras empresas com problemas similares.

Com o tempo, os sócios começaram a ficar cansados de fazer projetos de software genéricos, cada qual com seu escopo. Foi aí que eles enxergaram uma oportunidade: transformar o workflow em um produto, melhorá-lo e vender só ele. Em breve, esse software receberia o nome “Orquestra”. Dessa forma, teriam escala e conseguiriam estruturar melhor as atividades corporativas da empresa.

Processo

O primeiro WfMC a gente nunca esquece

Entre 2005 e 2006 houve um marco muito importante na história da Cryo.  Embora pequena e nova (afinal de contas, eram apenas 4 anos desde sua criação), a equipe escreveu seu primeiro case para a WfMC, maior premiação internacional de BPM. Para a felicidade de todos, o case ficou em 2º lugar na América Latina!!! UAU!!  

 

 

O atual Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil, Rafael Bortolini, foi até a Coréia do Sul receber o prêmio e apresentar o case para mais de 1.000 pessoas. Fenomenal!

Os caminhos se cruzaram

A jornada da SML Brasil estava a pleno vapor, operando em duas verticais: câmbio e gestão de documentos, porém faltava uma solução nacional para automatização de processos.

Por diversos anos a SML participou da CIAB, o maior evento do setor financeiro da América Latina. E foi em um destes eventos, em 2008 que o CEO da SML, José Roberto de Lazari, conheceu o Orquestra, produto comercializado pela, então, Cryo. E sabe o que aconteceu? Deu match! E assim, surgia uma parceria que perdurou por 8 anos onde a SML desenvolveu o Converge BPM Solution e mais tarde SML Process.

nossa história

A parceria acabou após esse período?

Nanani-na-não!! As empresas tinham uma grande sinergia. A SML fornecia soluções integradas de gestão de processos e documentos. A Cryo tinha um produto de grande valor no mercado de licenciamento. A parceria já vinha durando 8 anos. Portanto, por que não formarmos um time só? A parceria parecia perfeita aos olhos das duas organizações.  

Em 2016, a fusão entre as duas empresas aconteceu. A partir daquele ano, se iniciava uma nova fase para as duas empresas que se tornariam uma só, a SML BRASIL S.A. O nome “SML” remetia, anteriormente, às iniciais de seus fundadores. Entre saídas e recomeços, hoje significa algo muito maior: nossos valores. Algo que está, inclusive, dentro da nossa cultura organizacional e das nossas verdades.

SML nossa história
Significado das letras do nosso nome: nossos valores!

O que veio após a fusão

Como você deve imaginar, no início foi aquela loucura. Da parte burocrática, alteração de documentos da sociedade (CNPJ, Contrato Social, CNDs e etc), padronização de minutas contratuais, adequação de faturamento, divulgação para o mercado sobre essas e outras movimentações.

Uma das escolhas mais fáceis foi a do nome dos produtos de ECM/BPM que adotaram o nome usado pela Cryo, Orquestra ECM e Orquestra BPM.

E da parte organizacional? E as pessoas? Esse foi um desafio que sabíamos que iriamos enfrentar. Tínhamos uma certeza, queríamos uma nova empresa, mais moderna, flexível, inovadora. A Cryo, uma empresa gaúcha, trazia consigo aspectos muito característicos da cultura. A SML, paulistana, também trazia aspectos da sua cultura. Qual estava certa? Não havia certo e errado. De início, houve choques relacionados às diferenças. Porém, com muito trabalho em equipe, tudo foi se ajustando, se transformando. Revisamos propósito, valores, missão, cultura, estrutura física, gestão. Hoje, temos apenas uma cultura: a da SML.

Como está a nossa história hoje

Pois bem, passados 4 anos da fusão, a SML Brasil está firme em seu propósito. Isso não significa que esteja igual, muito pelo contrário. Houve muitas mudanças e continuam acontecendo. Fato esse que acompanha nossos movimentos, a final de contas, somos fãs de transformação, ela está em nosso DNA!

Seguimos firmes em nosso propósito por meio de nossas Plataformas Autocam e Orquestra, complementadas com serviços profissionais. Ajudamos as empresas a melhorarem seus negócios e, assim, crescerem com processos mais inteligentes.

E então, se surpreendeu com a nossa história? Fica claro, lendo ela, que nem tudo na vida segue a lógica exata. Sendo assim, podemos dizer que nós somos o legítimo 1 + 1 = 1, e não 2. 😉

Até mais!

Jhonathan Victor Canuto

View posts by Jhonathan Victor Canuto
Meu nome é Jhonathan Victor Canuto. Sou profissional generalista em BPMs e ECM e trabalho na SML a pouco mais de 4 anos, porém, comecei minha carreira profissional aos 15 anos como Jovem Aprendiz contribuindo com a sustentação da infraestrutura de uma multinacional. Desde então só venho crescendo e descobrindo o sentido do meu trabalho, que é ajudar pessoas. Hoje faço parte do time de Treinamento da SML Brasil e tenho o prazer de ensinar tecnologia tanto para colaboradores internos quanto para clientes e parceiros da empresa.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.