Cloud: 4 motivos para usá-lo agora mesmo!

Em um mundo cada vez mais dinâmico, é necessário estarmos sempre atualizados quanto às novas tecnologias. Já passou o tempo em que tínhamos processos amarrados e engessados por questões de estrutura ou acesso à informação. Nesse contexto, uma boa opção que as empresas podem usar para otimizar seus processos e melhorar seu desempenho é migrar seus dados para cloud, ou nuvem, no bom e velho português.

Mas, afinal, você sabe (mesmo) o que a sua empresa tem a ganhar com essa mudança? Eu garanto a você que há muitos benefícios nessa transição. Pensando nisso, escrevi esse artigo.

Quer saber mais? Então me acompanhe!

Antes de mais nada: o que é o cloud?

Cloud é a abreviação de cloud computing, que em português quer dizer “computação na nuvem”. Basicamente, essa tecnologia permite que você tenha seus aplicativos, sistemas, arquivos e documentos armazenados em um local seguro na Internet. Ele possui algumas variáveis, podendo ser público ou privado, além de contar com vários modelos de licenciamento.

Você já usa o cloud e nem se dá conta. Há uma série de aplicações dessa tecnologia que servem desde o armazenamento de documentos, os famosos repositórios online, até suporte técnico via chat. O cloud está por tudo, no seu meio pessoal e no seu meio profissional.

Tecnologia a nosso favor

O uso do cloud sendo disseminado no mundo corporativo

Desde que gigantes da tecnologia (como Apple e Google) passaram a disponibilizar o serviço de armazenamento na nuvem em suas plataformas, essa tecnologia tem se tornado bastante popular nas empresas mundo a fora. Buscando reduzir custos e poder melhorar a acessibilidade às informações, muitas organizações passaram a migrar seus arquivos e sistemas, ou parte deles, para o cloud.

Por que mudar para cloud?

Ok, mas se você ainda estiver se perguntando “quais as vantagens em migrar minha estrutura para o cloud”, calma! Eu vou te dizer que são muitas. Veja:

1. Segurança

A segurança de dados e informações é um dos atributos que as empresas ​​mais têm buscado nos últimos anos. Com a migração dos seus sistemas, documentos e arquivos para uma nuvem, a segurança aumenta na medida em que é mais difícil ter acesso a eles de forma externa.

Além disso, é possível dispor de senhas e ferramentas de controle para o acesso de tais espaços, o que aumenta a segurança contra extravio de documentos e elimina risco de danos. Lembre-se, o conhecimento produzido no interior da sua empresa é um dos seus bens mais valiosos. Portanto, cuide muito bem dele!

cofre armazenando documentos e informações

2. Redução de Custos

Esse talvez seja o benefício mais intuitivo. Uma vez que a nuvem não existe visualmente e não necessita de um espeço físico na sua organização, os custos com estrutura e pessoal (sim, pessoal. Não existe um arquivo sem que haja ao menos um responsável por ele…) são reduzidos drasticamente. Dessa forma, você ainda consegue utilizar o seu espaço de forma inteligente e destinada aos objetivos da sua organização.

Por fim, vale destacar que alguns serviços de cloud demandam custos, mas a relação custo-benefício ainda é vantajosa.

retorno financeiro

3. Sustentabilidade

Quando pensamos em documentos e dados no meio físico, não temos como não relacionar com papéis. Iniciando um processo de transformação digital na sua organização, a consequência disso é o menor consumo de papel na sua empresa.

Ao utilizar uma solução de armazenamento de documentos digitais no cloud, você fica alinhado aos 3 pilares da sustentabilidade: gera impacto positivo no meio ambiente, no ambiente social e coletivo, e no departamento financeiro da sua empresa.

não ao descarte de papel

4. Facilidade de suporte e compatibilização

Você já deve ter enfrentados problemas de suporte, ou de integração, caso seus documentos estejam armazenados em um servidor próprio. Estou errada? Ou o tempo para a solução demorou demais, ou não foi possível atualizar para uma nova versão com mais funcionalidades, ou foi preciso lançar mão de outras tecnologias para que tudo funcionasse como o esperado. Esses são os cenários mais comuns.

Agora, se você passa a adotar o serviço de cloud para armazenar suas informações e sistemas, você elimina essas barreiras (e muitas outras). Isso ocorre porque ao se ter todas suas informações e softwares na nuvem, quando for necessário algum tipo de ajuda, ou alguma atualização o serviço pode ser feito de qualquer lugar, desde que se tenha os devidos acessos. Sem falar no fato de que a nuvem se expande conforme a sua necessidade, ousaria dizer que ela tende ao infinito…hehhe. Muito mais simples não?

Outro ponto positivo é que essa tecnologia é capaz de se integrar a diferentes sistemas e softwares, o que torna os processos mais inteligentes e mais eficazes. Dessa forma, você não precisa se preocupar se precisará trocar a ferramenta de trabalho de determinada área para só para que se integre com outra, e ainda elimina outro problema que costuma gerar conflitos: resistência a mudanças.

Migrar para cloud é uma oportunidade

Sendo assim, migrar para cloud não deve ser encarado como uma alternativa desnecessária, ou um capricho, mas sim como uma oportunidade de melhoria. A tecnologia está aí para ser utilizada a nosso favor, não contra. Se ela pode te auxiliar a ser mais produtivo, melhorar a comunicação, otimizar e agilizar processos, não deixe ela de lado. Você sabe bem as maravilhas que ela pode fazer por você.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário no chat. Vai ser um prazer respondê-lo!

Até mais!

Letícia Bragagnolo

View posts by Letícia Bragagnolo
Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS, com Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição Atualmente, faço Mestrado em Administração e Negócios também na PUCRS, além de exercer meu papel de Corporate Development & Strategy Consultant aqui na SML Brasil. Já atuei em muito seguimentos e áreas de um negócio, sempre buscando otimizar e melhorar processos. Adoro aprender, ler e buscar desenvolvimento constantemente. E o que me move é a paixão por processos, qualidade e pessoas.