Manutenção de contratos automatizada com Orquestra

Periodicamente, Paula, Analista de Contratos, consulta sua bola de cristal para descobrir quais contratos estão vencendo em um curto período de tempo. Ou, quando a bola de cristal dela não funciona tão bem, ela se direciona para seu sistema avançado de planilhas e filtra quais são as datas de vencimento mais próximas. Assim, Paula organiza a sua agenda e descobre em quais contratos ela precisa trabalhar naquele mês.

Liga para clientes. Aciona fornecedores. Eventualmente ela lê duas ou três vezes as cláusulas do contrato. Verifica qual a atualização precisa ser feita (preço, prazo, SLA?). Solicita assinatura, envia pelo correio, armazena, digitaliza… Vida difícil e corrida essa da Paula, hein!?

A gestão dos seus contratos também é assim?

Com certeza eu não conheço a sua realidade, mas eu sei que existe muita gestão de contratos como essa que eu relatei acima: a realidade da Paula. Tem um texto aqui no blog que eu comento e falo sobre como facilitar a gestão de contratos da sua empresa. 

Entretanto, neste texto em específico eu quero falar com você sobre a manutenção desses contratos. Depois de assinados e armazenados, como você sabe qual o prazo de cada um deles e quando deves acionar uma renovação? Como você garante que não haverá desequilíbrio econômico-financeiro relacionado ao contrato? Como você faz a adequação dos documentos periodicamente? Já pensou em automatizar todas essas tarefas?

Manutenção de contratos automatizada

A automatização dessas tarefas podem garantir a eficácia da sua manutenção de contratos. O sistema pode avisar você quando algum contrato estiver prestes a vencer, pode iniciar o workflow das tarefas automaticamente utilizando um BPMS (inclusive envolvendo o cliente, se você quiser). Pode também fazer a integração com um ECM e assim controlar e armazenar todas as versões dos seus contratos de forma digital. Além disso, você pode começar a usar assinatura digital via certificado digital ICP-Brasil, eliminando o trânsito e cópias em papel.

Direcionamento de atividades internas

Quando um contrato vence, mais de uma área dentro da empresa deve se envolver com a atualização dele. Não é mesmo? Como eu já comentei: preço, prazo, tempo de resposta de atendimento, qualidade, especificações, etc. É um vai e vem de informações para atualizar, vai e vem de e-mails que… socorro!

Enquanto isso o seu cliente fica olhando ou esperando toda a bagunça acontecer (ou o tempo correr e nenhuma resposta imediata chegar).

Com a manutenção de contratos automatizada o fluxo de informações entre áreas é muito mais eficiente e você garante que TODOS os envolvidos serão acionados, pelo próprio sistema. Se fulano está de férias, outra pessoa é acionada em sua ausência. Sendo assim, a sua vida como responsável pela atualização de contratos é muito facilitada.

Orquestra para gestão de contratos

As ferramentas para gestão de processos (Orquestra BPMS) e gestão de documentos (Orquestra ECM), estão preparadas para facilitar e simplificar a sua vida dentro do escritório. Elas juntas, representam um casamento perfeito entre gestão de todas as tarefas críticas, dos seus processos críticos, com todos os documentos importantes que a sua empresa gerencia.

E como se você olhasse para o seu processo de gestão e manutenção de contratos e dissesse: vamos transformar e melhorar a eficácia deste processo! Assim, garantimos que nossos clientes sempre estarão com preços e condições atualizadas! 

Veja alguns dos ganhos que você adquiri com a automatização:

  • lembrete automático do vencimento do contrato
  • workflow automatizado de tarefas para renovação
  • assinatura digital de contratos
  • armazenamento digital dos contratos
  • controle de versionamento
  • controle de acesso
  • redução de custo com papel
  • redução de custo com armazenamento
  • fácil localização das informações (busca por contrato específico)
  • eliminação do trânsito de papeis
  • eliminação de pilha de papel para assinatura
  • facilidade de comunicação com o cliente via sistema
  • e muito mais.

Concluindo, transformar processos em processos inteligentes está no nosso DNA. Se precisar, clica aqui que eu te ajudo a transformar o seu processo!

Vamos conversar?

Até mais!

Bruna Amaral

View posts by Bruna Amaral
Meu nome é Bruna Amaral Castro. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, sou CBPP e auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Aqui na SML Brasil eu atuo com o desenvolvimento corporativo e projetos estratégicos, além disso, sou apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.