Logística empresarial: o que é e qual a sua importância?

A logística empresarial basicamente consiste em uma série de atividades que buscam otimizar toda a cadeia de produção de uma determinada organização. Ou seja, desde as atividades relacionadas à aquisição de matéria prima até a entrega do produto acabado.

Logística empresarial além da indústria

Pois bem, a definição de logística empresarial está diretamente relacionada aos processos executados na indústria. Essa definição está baseada na forma como ela nasceu: com a intenção de melhorar a qualidade do processo de produção. 

No entanto, engana-se quem acredita que dentro de escritórios ela também não existe. Isso porque o quanto mais complexa for a atividade da empresa, mais processos internos existirão e a necessidade de coordená-los de uma forma inteligente é fundamental para o sucesso da organização, independentemente se ao final dele você entrega um produto ou um serviço. 

Pára tudo! Antes de continuar, se você não sabe o que é um processo, eu trouxe um vídeo curtinho para te ajudar. Veja:

A importância de uma boa logística empresarial

Com base na definição de logística empresarial, já podemos imaginar a importância dela para o seu negócio, não é mesmo?!  Uma das maiores riquezas de um empresa pode ser a sua reputação e imagem perante o mercado. Essa posição é alcançada de várias formas, incluindo a eficiência e agilidade de seus processos de atendimento. E é aí que entra a logística empresarial. 

Se você já precisou ligar para a sua operadora de telefonia para resolver algum problema, você tem o exemplo de como uma logística empresarial mal pensada impacta o negócio. Eu apostaria que você não conseguiu resolver seu problema de forma prática e saiu da situação não muito satisfeito…

A logística empresarial em diferentes áreas do negócio

Um dos fatores de sucesso de uma organização está em como ela se organiza internamente. Nesse contexto, é preciso que os processos internos estejam muito bem orquestrados. Logo quando pensamos em uma boa logística, precisamos pensar em várias áreas do negócio. Veja alguns exemplos da logística empresarial aplicada a algumas áreas da empresa:

Na área de Compras

A área de compras possui processos críticos dentro da organização. Isso porque ela está diretamente relacionada a aquisição de insumos e recursos para o negócio. Portanto, é responsabilidade dela ter visão de itens prioritários, que não podem faltar, caso contrário, impactam todo o andamento do processo. 

Sendo assim, ter uma boa logística dentro da área é muito importante. Dessa forma, a área consegue organizar melhor seus processos e fazer as compras de forma mais planejada. Benefício disso é melhor negociação, previsibilidade e redução de custos.

Na área de Vendas

Já no setor de vendas, parece ser mais palpável a visualização da necessidade de uma boa logística empresarial. Ao se ter contato com o cliente, é importante que a área de vendas tenha conhecimento de como o processo de entrega acontece. 

Se pensarmos em uma loja de calçados, por exemplo, após o pagamento e emissão da nota fiscal, o cliente já pode sair com a mercadoria. Agora, se estivermos falando de um software, quais as atividades relacionadas a entrega desse produto? É aí que ter uma boa logística empresarial entra: é preciso avisar a equipe de infraestrutura, de projetos, de faturamento, de contratos sobre a venda e cada uma delas iniciará suas tarefas. Olha quantas atividades estão envolvidas na entrega desse produto…

Como benefícios de uma boa logística empresarial na área de vendas, posso citar: agilidade, eficiência, mais qualidade no atendimento, aumento da produtividade e da satisfação do seu cliente!

Na área de Gestão de Pessoas

Até então estávamos falando de clientes externos, mas e os clientes internos? No caso da área de gestão de pessoas, estamos nos referindo aos colaboradores da organização. Pensar na logística que envolve todas as atividades da área também é importante. 

Coordenar as atividades de recrutamento e seleção, desenvolvimento de colaboradores e todas aquelas relacionadas ao departamento pessoal com uma boa logística faz com que os processos da área sejam executados de forma mais inteligente, gerando os resultados que a organização espera e melhorando a satisfação dos colaboradores, que vira e mexe, precisam de alguma ajuda do setor.

 

E como anda a sua?

Transpor a logística empresarial para fora dos muros da indústria pode não ser simples. Afinal de contas, em uma área com tantos desafios, buscar melhorar constantemente os processos ligados à produção da sua organização, sejam um produto ou serviço, de fato não é uma tarefa fácil. Mas você já parou para pensar em como anda a sua logística empresarial? 

Como diz o ditado, quem avisa amigo é! Por isso, não deixe a logística empresarial de lado. Ainda mais em um cenário no qual as organizações estão cada vez mais competitivas e dinâmicas. Eu garanto que você só tem a ganhar ao olhar para ela com mais cuidado. Portanto, não olhe encare ela como um desafio, mas sim como uma oportunidade de deixar a marca da sua empresa em alta no mercado.

Até mais!

Letícia Bragagnolo

View posts by Letícia Bragagnolo
Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS, com Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição Atualmente, faço Mestrado em Administração e Negócios também na PUCRS, além de exercer meu papel de Corporate Development & Strategy Consultant aqui na SML Brasil. Já atuei em muitos seguimentos e áreas de um negócio, sempre buscando otimizar e melhorar processos. Adoro aprender, ler e buscar desenvolvimento constantemente. E o que me move é a paixão por processos, qualidade e pessoas.