Na trilha da transformação digital para IES

Não é novidade alguma – pelo menos aqui no blog – que as portarias do MEC trouxeram uma nova realidade às Instituições de Ensino Superior. A cada nova Portaria publicada, mais um degrau é colocado na escada em direção à transformação digital das IES.

Esse é, sem dúvida nenhuma, um movimento que chegou para ficar.  Era só uma questão de tempo até as Instituições de Ensino Superior brasileiras integrarem esse movimento de digitalização que já ocorre em outros lugares. Mas eu pergunto: você sabe o que cada uma das Portarias traz e como elas influenciam esse movimento? Para descobrir mais, continue nos acompanhando!

A linha do tempo da transformação digital para IES

Mesmo sendo um assunto rotineiro por aqui, ainda há quem se confunda com o que cada uma das Portarias diz. Pensando nisso, criamos uma linha do tempo das regulamentações para ajudar você a entender de uma vez todo esse movimento impulsionado pelo MEC. Veja só:

A transformação digital não é novidade

A transformação digital não é nenhuma novidade. A cada dia, mais e mais inovações surgem e nossos processos se transformam para atender a essa nova realidade. O nosso mundo mudou, consequentemente, nossas expectativas mudaram.

Não ia ser diferente no ambiente de educação. Isso porque a geração de alunos mudou. Eles, hoje, estão mais conectados, a informação é trocada instantaneamente, na palma da mão. O EAD está disseminado e permitiu com que muitos estudantes tivessem acesso à educação superior, bem como pudessem moldar as aulas à realidade de quem trabalha e estuda.

Nesse contexto, não poderíamos ter o mesmo processo para a educação. Nem a mesma forma de olhar e pensar as Instituições de Ensino Superior de 20, ou 30 anos atrás.

E você, o que acha da transformação digital na educação? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários. Será um prazer conversar com você.

Até mais!

Letícia Bragagnolo

View posts by Letícia Bragagnolo
Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS. Possuo Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição. Meu foco profissional é desenvolver melhorias de processos e por este motivo já atuei em muitas das diversas áreas de um negócio: qualidade, comercial, suporte, financeiro, contábil, recursos humanos, entre outros, sempre com um único objetivo: ofertar serviços ou produtos que tragam satisfação ao cliente. Adoro ler e estar informada sobre as mudanças que impactam o mercado e o que me move é a paixão por processos, qualidade e pessoas.