Home office na SML Brasil: aqui já é uma realidade!

Começamos com um projeto piloto em 2016 e, naquela época, foram selecionados dois colaboradores de cada área que poderiam combinar com o seu gestor um dia na semana para realizar o home office. A experiência deu tão certo que hoje todas as equipes da SML Brasil já trabalham com o home office como prática do dia a dia.

Atualmente, essa prática é muito difundida e já faz parte da cultura da empresa. Mas o que nos levou a propor mais essa inovação no nosso ambiente de trabalho? O que nossos colaboradores acham? E nossos gerentes? É sobre isso que falamos hoje. Nos acompanhe e descubra!

O que nos motivou a tomar essa iniciativa

Quando fizemos a proposta de flexibilizar o horário e a rotina de trabalho dos nossos colaboradores, pensamos nos seguintes propósitos:

1. Melhorar a qualidade de vida do colaborador

Sem precisar perder muitas horas no trânsito, o colaborador aproveita melhor o seu tempo e torna-se mais produtivo.

2. Promover uma relação baseada na confiança e liberdade

A empresa deixa de ter o papel atuante no trabalho do colaborador e passa a confiar em sua capacidade de autogerenciamento.

3. Estimular a motivação e a produtividade

A satisfação do colaborador que está realizando home office e o consequente aumento de sua produtividade.

Era em busca disso que estávamos. Trazer um ambiente de trabalho mais produtivo, tirando aquilo que deixa nossos colaboradores lentos, que impactava na produtividade. Além disso, empoderá-los para serem responsáveis por suas entregas e estarem alinhados às práticas do accountabilityagindo como donos do negócio e sempre abertos ao aprendizado e melhoria contínua.

Home office e as nossas verdades

A prática do home office está totalmente alinhada às nossas verdades. Valores como mobilidade, autonomia, confiança devem ser praticados diariamente a partir do momento que a empresa permite que seu colaborador realize o trabalho à distância. Em contrapartida, contamos com o comprometimento de todos para que os prazos sejam cumpridos e os projetos entregues, garantindo a satisfação de nossos clientes.

Atualmente a SML já realiza contratações para que o colaborador possa realizar suas tarefas 100% na modalidade home office. Tudo muito simples e rápido, pois já faz parte de nossa realidade.

Mas calma, nós entendemos que nem todos se adaptam. Pensando nisso , respeitamos a opção daqueles que preferem trabalhar presencialmente. Assim, as equipes que desejarem podem realizar suas atividades nas instalações da empresa. O trabalho presencial é realizado em um ambiente de trabalho descontraído, dinâmico e que dá total liberdade para que o colaborador execute suas tarefas da forma que se sentir mais à vontade e considere mais produtiva.

Foto home office na piscina
O escritório da nossa colaboradora Bruna Amaral Castro. Nada mal, não?!

O que dizem nossos colaboradores

Após dois anos dessa mudança em nosso dia a dia, os resultados apresentados foram muito positivos – tanto para os gestores como para os funcionários. Focamos na qualidade de vida e satisfação de nossos trabalhadores e os benefícios para a empresa já são perceptíveis.

“Certa vez li em um livro que é melhor investir em colaboradores do que em publicidade, pois eles são a primeira fronteira para a lealdade dos clientes. Quando me deparei com a oportunidade que a SML oferecia, dando a liberdade de empreender, se autogerenciar, automaticamente associei os valores da empresa com esse trecho do livro chegando à conclusão de que era exatamente o que eu buscava. Isso impactou de forma positiva na minha vida pessoal e profissional. O home office que a SML disponibiliza me permite ser o desenvolvedor com qualidade de vida que sempre sonhei. Os recursos que eu gastava para me deslocar 2 vezes por dia durante 5 dias por semana agora podem ser investidos em evolução, obtenção de conhecimento. Posso focar em projetos, clientes, otimização de resultados e ainda estar mais próximo da minha família.”

Erick Prado – Analista Programador

E o que dizem nossos gestores

Os gestores também já enxergam os benefícios, tanto para as suas equipes como para a gestão como um todo.

O home office deu mais liberdade para o time realizar o seu trabalho. Quem trabalha remoto consegue preparar melhor o ambiente ao redor e criar condições de se concentrar e focar no que precisa ser feito. Além disso, não é necessário enfrentar o trânsito caótico das grandes cidades. Tudo isto se traduz em ganho de produtividade.

Leonardo de Quadros Luzzatto – Gerente de P&D, Inovação BPM e ECM

Mudança positiva para ambos os lados

No início, houve quem pudesse discordar ou ficar desconfiado de que não daria certo. Contudo, ao passar do tempo, todos puderam ver que os acertos eram maiores do que os erros e que no final todos sairiam ganhando. Hoje, nossos funcionários têm total liberdade para definirem como preferem fazer o home office. Dessa forma, se tonam mais ágeis, produtivos e responsáveis com suas entregas.

Essa transformação na rotina de trabalho de todos os colaboradores é mais uma etapa de toda a transformação cultural que a SML Brasil vem passando. O home office está totalmente de acordo com nossas verdades e com o que praticamos em nosso dia a dia. Apostamos no colaborador e desenvolvemos com nossas equipes uma relação de confiança.

Quer fazer parte desta realidade? Venha trabalhar conosco!

Caroline Bolzan Rosalino

View posts by Caroline Bolzan Rosalino
Sou psicóloga, apaixonada por minha profissão. Meu propósito é ajudar as pessoas a encontrarem sua melhor versão, durante o processo de coaching, treinamentos ou desenvolvendo processos eficientes na área de recursos humanos. Um abraço, Caroline Bolzan Rosalino