Quais os benefícios de um BPMS para a Gestão de Processos?

Benefícios de um BPMS

Como conversamos no post sobre o que é BPM e BPMS (e o que isso tem a ver com Gestão de Processos), o BPM é uma abordagem que visa controlar processos para melhorar o fluxo de trabalho aumentando a produtividade e reduzindo custos. No entanto, ainda falta explicar o que é o BPMS e como essa categoria de  software pode melhorar a forma como você gerencia os processos da sua empresa. BPMS é a sigla para Business Process Management System.

Continue lendo…

Como criar um Fluxograma em 5 passos

Como criar um fluxograma

Fluxograma é o nome que se dá a uma notação específica (ícones), utilizado para representar o fluxo de atividades de um processo.  Ou seja, Fluxograma é uma notação (sistema de símbolos e abreviações) utilizada para representar um processo por meio de um desenho. Se você possui dúvidas sobre a elaboração de um Fluxograma, está no lugar certo! Neste artigo, eu conto brevemente a história do Fluxograma e explico um pouco mais sobre essa notação de desenho de processos, onde usar

Continue lendo…

Você sabe (mesmo) o que é um Fluxograma?

FLUXOGRAMA o que e

Se você possui dúvidas sobre a elaboração de um Fluxograma, está no lugar certo! Neste primeiro post, eu conto brevemente a história do Fluxograma e explico um pouco mais sobre essa notação de desenho de processos, onde usar e quais são os seus 28 símbolos (com nome e descrição do uso). Vem comigo!   A História do Fluxograma Fluxograma, o que é? Notação de Desenho de Processos – você sabia? Quando usar – exemplos Conheça os 28 símbolos 5 Passos

Continue lendo…

Gestão de Processos: como impulsionar o sucesso da sua organização

O que Gestão de Processos tem a ver com o sucesso da sua organização? Ora, a época em que as empresas poderiam gastar anos desenvolvendo produtos ou continuar na liderança com pequenos esforços esporádicos acabou. Se o objetivo é se manter ativo no mercado, o tempo de resposta às mudanças é um fator cada vez mais relevante. Nos últimos anos, vimos a crescente necessidade de conhecer, mapear, alterar, inovar e aperfeiçoar os processos rapidamente, sendo eficiente e eficaz ao mesmo tempo.

Continue lendo…

Como contratar uma solução de BPMS e Gestão de Processos? [Webinar]

contratar uma solução de BPMS e Gestão de Processos

O que avaliar ao contratar uma solução de BPMS e Gestão de Processos? Em mais uma edição do Transformação Digital Brasil, apresento o webinar que tenta responder a essa pergunta, com dicas secretas da indústria que também servem para contratar qualquer ferramenta de gestão e colaboração nos dias atuais. Assista ao webinar gravado: Se você já tentou contratar uma solução de gestão, deve ter se perguntado: solicitar ou não uma Prova de Conceito (PoC)? A lista de requisitos de funcionalidades vai me

Continue lendo…

Chatbot: Transformando o formulário eletrônico do processo em uma interface conversacional

Estamos acostumados a preencher formulários eletrônicos, estes geralmente possuem campos um abaixo do outro ao qual vamos preenchendo com as informações que nos são solicitadas. Formulários são um meio e não um fim, preenchemos para chegar a um objetivo que é ter uma necessidade nossa atendida. Os formulários de hoje em dia não possuem qualquer toque de humanidade, são frios e sem nenhuma interação. O futuro da interação do ser humano com as máquinas será através de interfaces conversacionais. Já

Continue lendo…

Jornada Digital de Seguros e o BPM Centrado no Cliente

jornada digital de seguros e bpm centrado no cliente

O mercado financeiro mundial vem sofrendo importantes mudanças nos últimos anos. Entre as novidades, a ascensão de centenas de startups que entregam produtos e serviços financeiros em formato digital, as chamadas fintechs. Esse movimento vem causando transformações não apenas no mercado, mas também na postura das grandes corporações. De outro lado, o cliente, cada vez mais digital, demanda por mais serviços, com acesso a qualquer lugar, com mais transparência, menores custos e com agilidade para se manter atualizado frente às

Continue lendo…

PMEs perdem mais tempo e dinheiro com processos de negócios impressos

Pesquisa internacional da Xerox revelou que cerca de 60% das PMEs sofrem um grande impacto em sua lucratividade e cerca de metade (46%) confirmam que uma significativa quantidade de tempo é desperdiçada em processos com uso intensivo de papel. Esses são os principais motivos para que 80% das mais de 1.000 empresas pesquisadas nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Alemanha pretendam investir em soluções “paper-free” nos seus processos de trabalho em 2017. Fonte: https://brasil.news.xerox.com/2016/10/25/pmes-admitem-que-perdem-mais-tempo-em-processos-de-negocios-feitos-em-papel-8-entre-10-planejam-implantar-digitalizacao-em-2017/#.WMG5NvnyvIU  

O que é mapeamento e modelagem de processos?

Mapeamento e Modelagem de Processos

Antes de falar exatamente sobre o que é mapeamento e modelagem de processos, preciso explicar o que é um processo e, principalmente, qual é o seu papel dentro de uma empresa.   Posso dizer que essa é a definição de processo: Uma ordem determinada de atividades ou tarefas e que estão espalhadas por um espaço de tempo, com produtos/serviços e matérias-primas bem definidos e, claro, com um começo, um processamento (transformação) e um fim. Meio confuso? Na prática, quase tudo que

Continue lendo…

Como automatizar um processo de negócio em 3 passos em 30 minutos [Webinar]

automatizar um processo de negócio

O suporte tecnológico para automatização da Gestão de Processos, ou BPM, é chamado BPMS (Business Process Management System). É um software de gestão que permite mapear, executar e monitorar processos de negócio com foco na transformação do negócio e na melhoria constante das operações da empresa. Desmistificando a complexidade de automatizar um processo de negócio, demonstramos neste Webinar como fazer o passo a passo da modelagem, configuração e execução de um processo, desde a a concepção até a construção do software

Continue lendo…