4 passos para otimização de processos em sua empresa

seu processo precisa de ajuda?

Desenvolver e aplicar estratégias para promover a otimização de processos é parte fundamental da rotina de um gestor. Em um mercado extremamente disputado, é preciso garantir agilidade e resultados naquilo que a empresa faz. Afinal, esses fatores tendem a fazer com que haja crescimento nos negócios. Entretanto, isso pode ser um desafio. É comum não saber por onde começar, já que cada empresa tem sua própria dinâmica interna de funcionamento. No entanto, não se preocupe! Vou mostrar aqui 4 passos para

Continue lendo…

Produtividade em escritórios: como melhorar?

Produtividade em escritórios

Qual empresa que não almeja um excelente desempenho e uma alta produtividade em escritórios? Até porque o mercado exige que sejamos bons. Empresas eficientes, profissionais mais eficientes ainda… mas, o que de fato a gente aplica diariamente para conquistar patamares altos de produtividade? Este foi o tema do webinar do mês de abril, aqui na SML. Rafael Bortolini falou sobre os segredos das empresas produtivas, a necessária visão de processos, organização e cultura de melhoria contínua. Antes de qualquer coisa eu gostaria que você visse

Continue lendo…

Como melhorar a comunicação e integrar pessoas

5 ações para melhorar a comunicação e integrar pessoas e departamentos

Empresas tradicionais mantêm uma estrutura compartimentalizada — isto é, cada departamento é uma caixinha e seus membros raramente se misturam. As organizações mais modernas vêm desafiando esse modelo, promovendo a integração entre departamentos por meio de estratégias para melhorar a comunicação e fortalecer o relacionamento entre pessoas. Neste post, vou mostrar algumas dessas estratégias. Vantagens da integração entre departamentos Antes de mais nada, você deve se perguntar: vale mesmo à pena investir nessas ações? A resposta é sim! E os motivos, você confere abaixo:

Continue lendo…

Como otimizar o negócio com mapeamento de processos?

Mapeamento e otimização de processos

Melhoria contínua, mapeamento e otimização de processos de um negócio está no DNA de muitos profissionais por aí. No dia a dia, vários problemas demandam atenção ao mesmo tempo, dez itens na sua lista de prioridade (qual é prioridade?), esquecimento e falhas nas operações, uma lista infinita de e-mails na caixa de entrada… Problemas como estes afligem profissionais como nós, que têm foco no desenvolvimento, crescimento do negócio e na melhoria contínua. Até porque nós sabemos que esse (desenvolvimento, crescimento do negócio

Continue lendo…

Tudo sobre o bpmNEXT: o futuro da Gestão de Processos de Negócio [Webinar]

bpmNEXT 2018

Vamos para a Califórnia? Embarque nessa com a gente! Fomos até a Califórnia e ao Texas participar do bpmNEXT e da AIIM Conference, respectivamente, e no dia 18/05 apresentamos tudo que vimos no evento bpmNEXT 2018. Afinal, o que esperar do BPM em 2018 e nos próximos anos? O evento bpmNEXT A SML Brasil foi a única empresa brasileira a estar presente neste evento ocorrido no mês de abril na cidade de Santa Barbara, na California, EUA. O evento reuniu os principais fornecedores

Continue lendo…

Gateways: como usar de maneira correta? [Exemplos + E-book]

Maneira-correta-de-usar-gateways

Você sabia que existem 7 tipos diferentes de gateways? Alguns naturalmente são mais utilizados, outros raramente vejo em alguma modelagem, porém a notação de BPMN possibilita trabalhar com sete tipos diferentes de gateways, de acordo com a necessidade que existe ao modelar algum processo. Neste post você saberá como usar gateways de maneira correta, como também: O que são gateways? Um breve resumo sobre a notação BPMN Quais são os gateways muito utilizados? Quais são os gateways pouco utilizados? Quais

Continue lendo…

Cultura de melhoria contínua: o segredo das empresas mais produtivas [Webinar]

Assista a gravação do webinar sobre cultura de melhoria contínua Em um ranking de produtividade de 68 países, o Brasil está no 50° lugar. Problemas na educação, na burocracia do país e sucessivas crises econômicas contribuíram para chegarmos a esse ponto. Existe, entretanto, um grupo de organizações que vê esse cenário como uma oportunidade, e não como um problema. São as empresas que implementam um programa profundo de melhoria contínua. Essas organizações obtêm redução de custos e aumento de vendas mantendo intacta a

Continue lendo…

Veja essas 6 certificações para quem é da Área de Processos

Quem aqui não sabe que gerenciar projetos e processos é um desafio constante? Entretanto, neste texto vou falar sobre 6 certificações que tornam a tarefa de gerenciar projetos e processos muito mais simples! Pois, ao certificar-se você não será apenas um profissional certificado, será um profissional muito melhor preparado! Pegando o gancho do parágrafo anterior, eu te pergunto: como você enxerga uma certificação? Eu vejo como a possibilita de chegar mais pertinho de metodologias e boas práticas que me enriquecerão como profissional! Que tornarão a minha

Continue lendo…

Veja como funcionam os indicadores de desempenho de processos

Indicadores de desempenho são números que mostram o quanto a sua execução está próximo da sua meta. Ou seja, os indicadores de desempenho mostram como está o resultado do seu trabalho. Normalmente são apresentados em forma de gráfico de tendência e são muito usados para nortear decisões. Como o processo está se comportando? O sucesso de qualquer negócio está atrelado à gestão eficaz dos seus processos. E para garantir a eficácia, a organização deve utilizar ferramentas que sejam capazes de mensurar o desempenho de

Continue lendo…

Qual a diferença entre mapa, modelo e diagrama de processos?

Diagrama é uma visão superficial e sem detalhes do processo. Ex.: Diagrama SIPOC e Diagrama de Tartaruga. Já o mapa, como o nome diz, é uma representação um pouco mais detalhada que mostra os caminhos que o processo percorre. E por fim, o modelo é uma representação com mais níveis, caminhos, papéis e responsabilidades. Modelos são usados para automatizar processos. Vamos aprofundar esse assunto? Você já sabia que existe diferença entre mapa, modelo e diagrama de processos? Muitas vezes esses

Continue lendo…