5 desperdícios no fluxo de trabalho em escritórios: elimine-os já!

Desperdícios nos fluxos de trabalho em escritórios.

Você consegue enxergar os desperdícios no fluxo de trabalho no seu escritórios? Pode até parecer pouca coisa, mas eles existem. Em geral, eles estão relacionados com excesso de deslocamentos, de tempo, de burocracia, além da falta de padrão e da dificuldade de comunicação. Tudo isso reunido pode diminuir, pouco a pouco, a eficiência do seu fluxo de trabalho. E como o tempo não volta, você vai ter que correr atrás do prejuízo. Os desperdícios no fluxo de trabalho existem, mas

Continue lendo…

5 passos para a criação de um fluxograma! Guia completo com ferramenta.

Fluxograma é o nome que se dá a uma notação específica (ícones), utilizado para representar o fluxo de atividades de um processo.  Ou seja, Fluxograma é uma notação (sistema de símbolos e abreviações) utilizada para representar um processo por meio de um desenho. Antes de começarmos, quero te contar que aproximadamente MEIO MILHÃO DE PESSOAS já leram este artigo! Agora sim, vamos lá! Um resumo desse guia! Se você possui dúvidas sobre o que é e como elaborar um Fluxograma,

Continue lendo…

KPI: o que é, para que serve e como definir os melhores? [Guia completo]!

[Banner] KPI

KPI basicamente consiste em uma métrica utilizada para mensurar o desempenho dos processos e atividades mais relevantes de uma organização por meio de indicadores. Ele vem do termo inglês Key Performance Indicator, que em português pode ser traduzido para de indicadores-chave de desempenho.  A importância do KPI Os famosos KPI’s são, nada mais nada menos, do que os seus próprios indicadores de monitoramento de processos. Dessa forma, eles são uma espécie de “ferramenta de gestão” que ajudam você a entender

Continue lendo…

DMAIC: o que é e como essa metodologia pode guiar seus processos

Dmaic

DMAIC é uma metodologia que possui um roteiro de etapas que ajudam você a guiar os seus processos. A metodologia é composta por 5 etapas: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Além disso, por se tratar de uma ferramenta de análise, ela também pode orientar você a desenvolver melhorias nos seus processos.  Um pouco mais sobre essa sopa de letrinhas O DMAIC é composto pelas letras iniciais das etapas que compõem a metodologia. Na língua nativa, o inglês, elas representam:

Continue lendo…

Afinal, qual a diferença entre Digitalização, Digitização ou Transformação Digital?

Digitalização, digitização ou transformação digital?

Digitalização, digitização e transformação digital. Você provavelmente já ouviu falar em algum desses conceitos. Embora pareçam a ser formas diferentes de falar a mesma coisa, a verdade é que não são. Enquanto um de um lado temos a transformação do modelo de negócio e a estrutura, do outro lado dessa moeda temos a visão prática, que diz respeitos a transformação dos dados. Digitização, essa palavra existe? Nos últimos anos, um novo termo, aparentemente escrito de forma errada, começou a ser

Continue lendo…

Diagrama de Ishikawa: descubra o tudo sobre essa ferramenta! [+ bônus]

[Banner] Diagrama de Ishikawa

Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de gestão da qualidade que ajuda a encontrar as possíveis causas raízes de algum problema. Isso porque ele permite fazer o levantamento das possíveis causas do problema em questão. Ele também é conhecido como diagrama de causa e efeito, espinha de peixe, ou diagrama 6M.  Objetivo do Diagrama de Ishikawa O diagrama de Ishikawa teve origem na década de 60, lá no Japão. Foi criado por Kaoru Ishikawa, por isso o seu nome original.

Continue lendo…

Guia do planejamento estratégico eficaz: o que é, por onde começar e quais ferramentas usar? [Com ferramenta]

Planejamento estratégico de verdade

Planejamento estratégico é um conceito que vem da administração de empresas. E pode ser definido como um processo de planejamento de ações que visa o atingimento de objetivos pré-estabelecidos. Sendo assim, ele engloba várias etapas, desde a elaboração de metas até a criação de planos de ações.  Ano novo, vida nova…  … E um planejamento estratégico novinho! Sim, não podemos começar o ano sem pensar em um plano novo. Afinal de contas, não se conquistam resultados diferentes fazendo-se as mesmas

Continue lendo…

Brainstorming: uma técnica poderosa para atingir seus objetivos!

Brainstorming

Brainstorming é uma técnica utilizada para resolução de problemas através de uma tempestade de ideias. Essa metodologia tem como objetivo reunir o maior número de ideias, sem julgamentos sobre certo e errado. Ela pode ser aplicada em várias etapas dos seus processos: tanto para resolver problemas já existentes quanto para o desenvolvimento de novos produtos.  Mas então, o que é Brainstorming?  O Brainstorming pode ser descrito como um metodologia geradora de ideias. É uma prática bastante utilizada em diversas áreas

Continue lendo…

Guia de Ciclo PDCA: o que é e como fazer um PDCA de verdade? [Com planilha + exemplos]

Ciclo PDCA: você faz ele corretamente?

PDCA é a sigla para Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Checar) e Action (Agir novamente, corrigir). O ciclo PDCA é um ciclo que tem por objetivo promover a melhoria contínua de alguma coisa, seja um processo, produto, ou serviço. É um método muito antigo, nasceu nos anos 20, antes mesmo da segunda guerra mundial. Por ser antigo é um método já muito conhecido. Esse, porém, não é apenas mais um artigo sobre o ciclo PDCA. Este é um artigo para

Continue lendo…

5W2H: o que é, para que serve e quando usar? [Com exemplos + ferramenta]!

5W2H é uma ferramenta de planejamento estratégico que tem como propósito definir tarefas de maneira eficaz e realizar seu acompanhamento de maneira simples, visual e ágil.  O famoso 5W2H é uma ferramenta bastante utilizada para resolução de problemas, mas ela também pode ser aplicada em oportunidades de melhoria.  O que é 5W2H?  Como já dito no início do artigo, o 5W2H é uma ferramenta de planejamento estratégico muito utilizada para a resolução de problemas e criação de planos de ação.

Continue lendo…