Gestão de compras estratégica: comece agora mesmo!

otimize a gestão do seu setor de compras

Pensar sobre a gestão de compras estratégica pode ser um diferencial para o negócio. Afinal, estratégia é o coração de toda a empresa. Apesar de eu falar muito sobre processos, hoje eu quero falar diretamente com eles: líderes responsáveis pelo setor de compras. Independente se você for o dono da empresa ou se for o dono do processo de compras da empresa de alguém: este texto é para você.

[banner_cta id=”4972″]

Estratégia e os 3 baldes coloridos

Antes de mais nada quero mostrar o desenho desses 3 baldes:

Baldes Estratégicos
Baldes Estratégicos

Três baldes. Ok, o que isso significa, Bruna? Onde você quer chegar? Qual a relação de estratégia com esses três baldes? Eu te respondo: TODA! Estratégia significa onde você vai investir o seu dinheiro. Onde você deve focar para ter mais resultado? O que vai te trazer um grande retorno sobre o investimento? Em qual desses baldes você colocaria o seu dinheiro?



A história do Unicórnio no sorvete

Eu frequentemente vou ao shopping com a minha família. De uns dias para cá minha filha sempre que passa na frente de uma sorveteria X, me pede um sorvete. Sabe por qual motivo? Porque eles fizeram um sorvete fofinho colorido e colocaram um Unicórnio sentado em cima. E se você comprar, vem com um Marshmallow espetado.

O mais incrível é que durante meu tempo na fila de pagamento percebo que mais e mais crianças passam em frente ao sorvete e falam: “Olha, que sorvete fofinho. Eu quero”. Me perguntei a quantidade a mais de sorvete que eles estão vendendo só por causa de um unicórnio sentado em cima da massa de sorvete! Que ideia simples e genial!

Para onde vamos, qual a estratégia?

Agora você deve estar se perguntando: essa empresa dona do sorvete de unicórnio deveria criar uma linha de sorvete só para crianças? Então, eu te pergunto: será que daria mais resultado criar uma linha de sorvete Lowcarb (já que está tão em alta)?

Uma coisa é totalmente diferente da outra. Escolhas precisam ser feitas. Em qual balde você colocaria o seu dinheiro?  Em resumo, podemos dizer que a estratégia define o rumo dos processos da sua empresa. Para onde eles devem ir. Você precisará escolher um balde e apostar suas fichas lá. Você precisa definir qual será a estratégia.

Quando falamos de departamentos (setor de compras) também podemos falar de Gestão de compras estratégica

A sua empresa possui uma estratégia a ser seguida e você como dono ou membro de algum setor possui metas relacionadas a esta estratégia da empresa. Por exemplo, se a sua empresa quer ser a líder de preço do mercado, o setor de compras provavelmente visa reduzir custos com compras. Outro exemplo: se a sua empresa varejista tem como objetivo ser a número 1 em vendas, você como setor de compras precisa ter um processo que reabasteça estoque com muita eficiência. E assim por diante.

Por isso, está nas suas mãos decidir o que precisa ser feito

É aqui que eu quero chegar. Quando você é um gestor de compras, ou alguém que deseja organizar o setor de compras para atingir as metas necessárias, você precisa saber por onde começar. É difícil, pois precisará definir a sua estratégia. É a sua estratégia como profissional! Como fará para atingir as suas metas?

Como fará para que o setor de compras consiga atender as expectativas da empresa? Em qual balde você apostará as suas fichas? Continuar sendo operacional não vai trazer bons resultados, você precisa pensar fora da caixa!

O que acaba acontecendo:

 

Baldes estratégicos preenchidos
Baldes estratégicos preenchidos

O que acontece é que normalmente (e erroneamente) tudo passa a ser culpa da equipe. As pessoas não trabalham bem. Não se dedicam. Interessam-se pouco com as metas. Você passa muito do seu tempo tentando alinhar o time, enquanto o pilar “processos” e o pilar “tecnologia” acabam passando despercebidos. Acabam não ganhando a atenção que precisavam.

A sua estratégia como Gestor do setor de compras está muito limitada. O quanto você olhou para os processos? Para organizar os processos? Padronizar os processos? Controlar processo ao invés de controlar pessoas?

Olhe para os processos de compras

A execução dos processos é a realidade. É o dia a dia. Se você não controla nada, se você não sabe de nada, se cada  um faz o processo de um jeito, se a sua vida é puro papel e planilhas, se existem muitas falhas, dificilmente você atingirá as metas que precisa. É super importante pensar estrategicamente em como o seu processo precisa se comportar.

[banner_cta id=”4969″]

Olhe para a tecnologia do mercado

Olhar para a tecnologia pode parecer uma dica simples demais. Porém, hoje em dia existem muitas empresas Startups da área de TI que estão tendo ideias inovadores e muitas vezes acessíveis. Só que você não saberá dessas novidades se o pilar tecnologia não for importante para você. Imagina poder resolver um “problemão” do seu dia a dia com alguma ideia inovadora e com um custo benefício bem alto? Um investimento, talvez. Portanto, olhar para a tecnologia, nos dias atuais, é um dever de todo o gestor ou dono de empresa. Pode apostar!

Para me despedir, eu digo: pense fora da caixa

Um setor de compras que não pensa estrategicamente não contribui para os resultados da organização. Pelo contrário, na verdade ele tende a impactar negativamente.

Sendo assim, utilize os recursos que a tecnologia proporciona. Um software de gestão por processos pode significar um grande salto na maturidade da gestão do seu setor. Isso porque ele permite que você melhore a visão dos processos da área, eliminando uma série de tarefas operacionais e gargalos. Portanto, ajuda a centralizar a informação e a monitorar o desempenho do setor, através de indicadores de processos.

Resultado disso: muito mais inteligência e estratégia. Foco nos objetivos e metas da organização. Resultados mais satisfatórios e uma gestão mais adequada. Eliminando a ideia de que o erro está nas pessoas.

________________________________________________________________

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje.

Milhares de pessoas nos acompanham, milhares de pessoas leem o que eu escrevo aqui. Com o propósito de me aproximar de vocês, leitores, eu quero trazer frases que eu encontro em minhas leituras e que de alguma forma me comovem.

A frase de hoje eu não sei quem escreveu, não foi eu, mas me representa: “Vamos ver se funciona. / Vamos fazer funcionar!”

Um abraço, pessoal!

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024