Ganhos em escala? Descubra a dica número 1 para escalar a sua empresa

Ter ganhos em escala, fortalecer seu negócio e escalar a operação da sua empresa é o desejo de todo empreendedor. Isso porque a partir do momento que a operação da empresa ganha escala, significa que o seu negócio está sedimentado. Ou seja, o negócio deixou de ser uma mera inciativa empreendedora e virou, de fato, uma empresa que gera valor de forma sustentável.

O significado de ter ganhos em escala

Quando começamos um negócio, ai lá na fase em que podemos dizer que temos uma inciativa empreendedora, não sabemos ao certo qual o resultado que teremos. Fazemos inúmeras previsões de receita, capital de giro, faturamento, vendas, entro outros. Contudo, todas essas previsões são baseadas em linhas de tendência, que nem sempre se concretizam na realidade, pois existem fatores que não estão sendo considerados.

Por outro lado, sabemos que ter ganhos em escala, ou seja, escalar o seu negócio, significa que o modelo que você criou para a sua empresa funcionou, que seu produto ou serviço estão aderentes ao seu público alvo e que você está ocupando uma parcela do mercado no qual está inserido. Nada mal, não é mesmo? É nessa hora que podemos dizer que você obteve sucesso na sua empreitada.

Ganhos em escala: querer é poder?

Embora seja o grande desejo de todo empreendedor, como diz o ditado popular, nem sempre querer é poder. Nesse caso, eu diria que querer é o primeiro passo de uma longa jornada de muito esforço e trabalho.

Não basta apenas se ter um bom modelo de negócio, um bom produto ou serviço e que esteja aderente ao mercado no qual você está inserido. Existem alguns fatores que são internos à sua organização que precisam ser tratados para que você consiga, de fato, escalar sua empresa. É aí que eu quero chegar. Foi pensando nisso que eu resolvi compartilhar com vocês uma dica valiosíssima, um verdadeiro segredo, que faz toda diferença.

Uma dica valiosa para escalar seu negócio

Ahaaa, chegamos no que interessa, não é mesmo? Brincadeiras à parte, a dica é séria e valiosa. De nada adianta você querer escalar seu negócio e ter ganhos em escala se você não olhar para dentro de casa. O segredo é o seguinte: você só escala sua operação e, consequentemente, os ganhos da sua empresa, se você tiver processos definidos e estruturados.

Letícia, conte-me mais sobre isso!

Pois bem, você pode ter um super produto, prestar um excelente serviço, estar super aderente ao mercado no qual está inserido. Porém, se você não olhar como tudo isso acontece dentro da sua empresa, você não vai conseguir escalar seu negócio. Nós falamos mais sobre isso no vídeo abaixo.

Agora, imagine que você não tenha um processo estruturado de venda, sem um padrão para a sequência das atividades e que as informações e as atividades fiquem na cabeça das pessoas que as executam. Enquanto você vende pequenas quantidades, você consegue administrar. Porém, a partir do momento em que seu negócio ganha escala, você dificilmente conseguirá replicar o processo e, consequentemente, os resultados não serão os mesmos.

Os impactos de não se olhar para os processos internos da sua empresa

Pode parecer chover no molhado, mas existem uma série de impactos negativos no seu negócio quando você não olha para os processos internos com o carinho que eles merecem. Isso vai impactar diretamente os ganhos em escala da sua empresa. Veja 3 deles:

Dificuldade de gestão

Quando você não tem um processo estruturado, padronizado e claro, você acaba não tendo visibilidade do que acontece. Consequentemente, você passa a ter menos gestão sobre as atividades como um todo. É aqui que surgem aqueles pontos em que você não tem clareza de como é feito, por quem e como poderiam ser melhorados.

Falta de clareza e retrabalho

Relacionado com o item anterior, eu posso dizer que outro impacto negativo da falta de padrão ou de processos estruturados na sua empresa diz respeito à falta de clareza. Isso quer dizer que, como muitas vezes o conhecimento está na cabeça das pessoas, não se sabe ao certo informações importantes para a execução das atividades diárias, bem como as responsabilidades de cada um.

Uma consequência disso é o excesso de retrabalho gerado para que se possa ajustar pontos que foram esquecidos ao longo do caminho. Quando falamos de ganhos em escala, o excesso de retrabalho e mais uma série de desperdícios vão justamente contra ao seu objetivo. Por isso, pense nisso.

Experiências diferentes para clientes diferentes

Quando você não possui um processo claro e estruturado, você não tem com ter replicabilidade. Sendo assim, você entrega seus produtos e/ou serviços de formas diferentes para clientes diferentes.

Em tempos no qual a experiência do cliente conta mais do que o próprio preço a ser pago, isso pode ser algo bem crítico. Ao mesmo tempo que alguém pode ser encantado, outro alguém pode estar frustrado, impactando a reputação da sua marca, que no fim, impacta nos seus ganhos em escala.

Uma ferramenta simples que pode ajudar você

Eu não posso sair desse artigo sem, ao menos, dar um norte à você, não é mesmo? Se você não sabe por onde começar, que tal aplicar uma ferramenta simples, que pode ajudar você a clarear os processos internos da sua empresa e, aos poucos, otimizar a rotina para que você escale seu negócio e tenha verdadeiros ganhos em escala?

Eu estou me referindo a uma ferramenta simples, chamada SIPOC. Com ela você consegue identificar tudo que entra no seu  processo, o que é feito e tudo que sai. é um primeiro passo para você estruturar os fluxos de trabalho internos e, assim, crescer sua empresa de forma estruturada.

Ganhos em escala são possíveis!

Sim, eu afirmo isso. É possível escalar seu negócio e, consequentemente, seus ganhos. Isso não é apenas um desejo de um empreendedor, mas sim uma necessidade real de negócio. Contudo, para que você chegue lá, é preciso olhar para dentro de casa, estruturar as rotinas de trabalho, torná-las mais claras, definir responsabilidades e prazos, registrando o conhecimento em tarefas, para que, assim, você tenha um modelo replicável.

Elimine desconexões, tudo aquilo que deixa seu negócio mais lento por falta de clareza. É, também, com base nisso que você pode ir aprimorando cada vez mais a rotina por meio de ciclos de otimização, o que proporciona mais e mais escala para sua empresa.

Espero ter ajudado você. Qualquer dúvida, estamos aqui para auxiliá-lo nesse desafio.

Até mais!

Letícia Bragagnolo

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Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS, com Especialização em Gestão Estratégica de Negócios e Mestra em Administração pela mesma instituição. Sou uma apaixonada por conhecimento e educação, por isso não parei por aí e já parti para o Doutorado na mesma área. Aqui na SML Brasil, exerço o papel de Especialista em Projetos Estratégicos, além de ser escritora assídua do blog e apresentadora dos nossos webinares, afinal de contas, conhecimento só é válido quando compartilhado! Já atuei em muitas áreas de um negócio, sempre buscando otimizar e melhorar processos. E o que me move é a paixão por conhecimento, processos e pessoas.

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