Em tempos de crise, nada melhor do que o remédio Lean [Webinar]

Lean BPM
*Por Rafael Bortolini, Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil.

É um tanto dificil explicar o Lean em poucas palavras. Seria uma filosofia de gestão? Um método científico? Um conjunto de ferramentas? De técnicas?

Na verdade, é tudo isso e um pouco mais.

Gosto de falar de Lean lembrando do exemplo da New United Motor Manufacturing, Inc. (NUMMI). Em 1984, a GM fez uma joint-venture com a Toyota do Japão.

A NUMMI, como ficou conhecida a empresa, ajudaria a Toyota a entrar no mercado norte-americano, ao mesmo tempo que permitiria a GM aprender como os japoneses estavam atingindo ganhos de produtividade absurdos.

A GM entregou para a Toyota uma de suas piores fábricas, na Califórnia. Na verdade, dizem alguns, a sua pior fábrica. Relatos falam em alcool, festas e sabotagem durante o trabalho.

O resultado? Em menos de um ano, mantendo a mesma força de trabalho, os gestores japoneses igualaram os índices de produtividade do Japão, mantendo a mesma força de trabalho já existente.




Estamos em 2016, no Brasil. A crise está por aí, retendo investimentos. Sem poder olhar para fora, as empresas começam a olhar para dentro. Como eu posso fazer mais, com menos? Como eu posso otimizar os meus processos? Como eu posso reduzir desperdícios e custos inúteis?

O Lean BPM é evolução do Lean e da  gestão por processos, com uma visão de melhoria de processos não só produtivos, mas de apoio e de gestão.

O Lean BPM é uma ferramenta muito poderosa para você entender como entrega valor aos seus clientes, e o que está prejudicando as suas margens e a rentabilidade do seu negócio.

Convido você a me acompanhar no webinar  “5 passos para implantar Lean BPM e simplificar processos”, no qual mostro algumas coisas fáceis que podem ser feitas para padronizar, simplificar e desafogar o dia-a-dia.

ACESSE O WEBINAR CLICANDO AQUI

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Gestão de Projetos: 6 livros fundamentais Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados