Afinal, qual a diferença entre Digitalização, Digitização ou Transformação Digital?

Digitalização, digitização ou transformação digital?

Digitalização, digitização e transformação digital. Você provavelmente já ouviu falar em algum desses conceitos. Embora pareçam a ser formas diferentes de falar a mesma coisa, a verdade é que não são. Enquanto um de um lado temos a transformação do modelo de negócio e a estrutura, do outro lado dessa moeda temos a visão prática, que diz respeitos a transformação dos dados.

Digitização, essa palavra existe?

Nos últimos anos, um novo termo, aparentemente escrito de forma errada, começou a ser usado pelas organizações: digitização. Normalmente, este termo está envolvido em atividades de revisão de processos e de inovação de negócios. Embora pareça estar errado, ele existe sim. No entanto, o termo ainda não está disponível na maioria dos dicionários de língua portuguesa.

O que é digitização?

A digitização é uma palavra que vem do termo digitalization, em inglês. Embora pareça ser relacionada com a palavra digitalização, ela não tem essa correlação.

Digitização se refere ao processo de transformar o negócio em digital, o que exige mudanças mais profundas, que envolvem desde o seu modelo de negócios, até o seu  fluxo de valor. Para isso, a organização lança mão de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração. Sendo assim, ela implica mudanças na sua forma de atuar, modificando seus processos atuais e complicados, transformando-os em processos mais inteligentes.



O que é digitalização?

Já o conceito de digitalização está relacionado com passagem dos dados físicos para o meio digital. Ou seja, de forma prática, por exemplo, consiste em eliminar a pilha de papéis que estão aí na sua mesa, e passar os dados contidos nesses documentos para o formato digital.

Eu separei um vídeo curto que explica rapidamente o que é digitalização. Não perca, aperte o play e entenda de vez! 🙂

Portanto, não se engane! Digitização é diferente de digitalização

Conforme vimos, enquanto, de um lado, a digitalização está relacionada com a passagem de dados físicos para o formato digital, sem envolver transformações mais aprofundadas, a digitização faz justamente o movimento oposto. Ou seja, ela está relacionada com a modificação profunda da estrutura, dos processos e, principalmente, da estratégia do negócio. Sendo assim, a empresa abre mão das suas estruturas para atuar em uma plataforma online.

A digitização como movimento de mercado

Em um mercado cada vez mais dinâmico e conectado, muitas vezes não fica claro como se destacar e ter um diferencial perante a concorrência. É aí que a digitização pode ser sua aliada. Ela pode ser o processo de que a sua empresa precisa para ganhar um diferencial competitivo e se destacar no mercado. Isso porque ela auxilia na redução de custos e traz inovação para a empresa. Além disso, esse processo pelo qual a empresa passa para se reestruturar, permite que a sua estratégia se alinhe às necessidades atuais do mercado consumidor.

Um movimento que não é bem uma novidade

Uma pesquisa desenvolvida pela consultoria internacional PwC, em 2016, dizia que apenas 9% das empresas possuía potencial para ser digitizadas no Brasil. Além disso, a mesma pesquisa trazia que a expectativa  de que esse número passasse para 72% ao final de 5 anos. O ponto de atenção é que a pesquisa, até então, não previa o cenário atual e a necessidade de mudança nas formas de trabalho gerada pela Covid-19. Portanto, será que conseguimos chegar nesse nível, ou ainda, que o extrapolamos? Prefiro acreditar que sim…

E, afinal, o que é transformação digital?

A transformação digital (digital transformation) é um processo no qual as empresas se utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade para aumentar a sua produtividade. Consequentemente, mudar e potencializar os seus resultados. De forma geral, podemos dizer que a transformação digital consiste em um processo amplo, no qual os recursos tecnológicos passam a ocupar um lugar central na organização.

Portanto, a transformação digital pode envolver digitalização e/ou digitização, mas vai além disso. Nesse processo, a empresa faz uso de ferramentas e metodologias de análises de dados tecnológicas — como o Big Data, Business Intelligence (o famoso BI), People Analytics, entre outros. Todo esse conjunto de dados são minuciosamente estudados para que, através deles, ações sejam tomadas e, assim, seja possível aumentar o desempenho da organização e gerar ainda mais valor para os seus clientes.

Os 4 pilares da transformação digital

Sim, transformação digital é algo que não pode ser visto de forma simples, como implementação de softwares e novas tecnologias. Ela envolve quatro pilares essenciais que demonstram os principais objetivos da transformação digital no negócio:

  1. melhoria da eficiência dos processos internos;
  2. melhoria da experiência do cliente;
  3. aumento da inovação tecnológica na organização;
  4. geração de valor e vantagem competitiva para a empresa.

Você consegue perceber que, no centro, está a melhoria dos processos e da experiência do cliente? O aumento da inovação tecnológica pode ser visto como o meio pelo qual a transformação digital acontece e o resultado está na geração de valor e no aumento da vantagem competitiva do negócio.

Quais são os impactos da transformação digital na empresa?

Adotar a transformação digital permite que a sua empresa aumente a lucratividade do negócio, reduza custos, aumente a produtividade da equipe, elimine gargalos, melhore a comunicação e traga soluções cada vez mais inovadoras para os clientes.

Ela envolve uma revolução completa na forma como você trabalha e disponibiliza produtos e serviços para os clientes. Mas para isso acontecer de verdade, é necessário muita pesquisa e um bom planejamento para implementá-la na empresa de forma a obter o sucesso esperado.

Uma ferramenta que pode acelerar a sua transformação digital

Saindo do campo conceitual, que sim, é importante e o foco desse artigo, gostaria de mostrar como uma solução pode ajudar você a implementar a transformação digital dos da sua empresa. Em outras palavras: na prática, isso é possível. E o Zeev pode ajudar você nisso.

Zeev é uma ferramenta moderna, que permite que você crie e automatize os fluxos de trabalho da sua empresa. Dessa forma, as tarefas que hoje são delegadas por e-mail ou por reuniões, são distribuídas automaticamente pelo sistema para os responsáveis, com base nas configurações que você criou. Assim as reponsabilidades se tornam mais claras, os prazos são controlados, e você ainda tem uma série de relatórios de indicadores nativos que dão suporte nas análises, identificação de problemas e implementação de melhorias.

Sendo assim, com Zeev, você pode elevar o grau de maturidade dos seus processos e da sua empresa em geral, fazendo o seu negócio decolar, otimizando seus processos, aumentando sua produtividade e entregando mais valor para o seu cliente, tudo por meio de uma plataforma digital que funciona 24/7. Coincidentemente, esse são os 4 pilares da transformação digital. #ficaadica!

Capa de anúncio de ebook sobre como tornar seus processos automatizados

Mas, e os documentos, como ficam?

Sim, é possível pensar, também, na transformação digital no que tange os documentos da sua empresa. Pense bem, sempre que há um processo, há um registro ou documento envolvido. Seja um pedido de compra, seja um novo contrato, seja a criação de um novo conteúdo. Não existem processos sem informações atreladas a eles. Portanto, não é errado pensar na virtualização deles. Nesse sentido, uma ferramenta de gestão de conteúdos empresarias, como um ECM, também pode ser uma boa aposta.

Além disso, não há mais porquê, em pleno século 21, cheio de inovações tecnológicas, você continuar gerenciando papel. Isso não faz mais sentido algum, até documentos pessoais, como CNH já estão vindo no formato digital. Por quê você não mudaria os documentos da sua empresa? Pense nisso!

Sem confusão!

Estar alinhado às demandas do mercado e do mundo digital no qual o negócio está inserido é essencial para ganhar vantagem competitiva e levar a sua empresa ao sucesso. Entender se o que você está buscando para isso envolve digitalização, digitização e/ou transformação digital é importante, pois só assim você poderá traçar o plano para atingir esse objetivo.

Portanto, estude os seus processos, entenda a sua real necessidade e mãos na massa! Descobrir como esses três conceitos podem ser implementados na sua empresa é o início do processo. Eles auxiliam sim a potencializar os seus resultados, mas para tal é preciso envolver foco e trabalho, pois quebrar paradigmas não são atividades simples. A Zeev pode ajudar você com isso. Afinal de contas, são 26 anos de experiência em transformação digital!

Espero que você tenha gostado. Até mais!

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024