ERP significa Enterprise Resource Planning e BPMS significa Business Process Management Suite. Enquanto o ERP possui módulos verticais (Compras, RH, Financeiro, etc.) o BPMS tem como objetivo fazer a comunicação horizontal entre esses departamentos. Ou seja, são duas ferramentas complementares.
Qual escolher?
Se você está na dúvida sobre o que escolher BPMS ou ERP saiba que você está no lugar certo! Pois, muitas pessoas acham que estes softwares são excludentes, portanto , que você deveria escolher um ou outro. E na verdade não é bem assim não… eles são complementares!
Para entender a diferença de cada um deles nós preparamos este artigo. Mas, se você preferir, pode assistir a este webinar. Bom, vamos lá!
O que é ERP?
Acrônimo de Enterprise Resource Planning, o termo ERP refere-se a um software modular projetado para integrar as principais áreas funcionais de uma organização em um único ambiente.
Na prática, estamos falando de um sistema integrado de gestão. Ele é divido em módulos e funcionalidades. Os módulos correspondem aos departamentos ou áreas. E as funcionalidades são as rotinas/funções desempenhadas pelos usuários.
No módulo de Finanças, por exemplo, o time de controladoria consegue controlar contas a receber, movimentação bancária etc.
Com um bom ERP, além de tornar o dia a dia operacional integrado e seguindo sequências lógicas de atividades e processos, os gestores conseguem tornar a administração mais orientada pelos dados. Como também conseguem acompanhar as informações em tempo real e geram relatórios gerenciais para tomar decisões.
O que é BPMS?
Acrônimo de Business Process Management Suite, o termo BPMS refere-se a uma solução tecnológica usada para operacionalizar o gerenciamento de processos corporativos.
Com esse tipo de sistema, fica mais fácil e seguro implementar as etapas, os fluxos, os critérios de aceitação e o acompanhando da execução dos processos. Ele também permeia toda a organização.
Na prática, soluções de BPMS ajudam os gestores a proporcionar melhoria contínua de processos organizacionais, com ferramentas de modelagem, motores de regras de negócios, fluxos de trabalho, simulações e testes.
Profissionais de BPM, analistas de processos, desenvolvedores e funcionários de TI normalmente usam um sistema de BPMS para melhorar a produtividade, a eficiência, a eficácia e a lucratividade empresarial.
Clique na imagem e veja também:
Qual é, afinal, a diferença entre ERP e BPMS?
O ERP está mais focado nas várias funções de negócios e nos módulos que as suportam. Ou seja, é utilizado verticalmente, dedicado aos departamentos da empresa. Ele também é útil no rastreamento/registro de dados nesses módulos. Além disso, permite que os usuários controlem tudo, desde as vendas até os salários dos funcionários, por exemplo.
Já o BPMS trabalha horizontalmente promovendo a colaboração de todas as áreas existentes dentro da empresa. Quer um exemplo? Basta pensar quantas áreas são envolvidas no lançamento de um novo produto? Várias! Várias áreas executam tarefas e registram informações e números dentro do ERP, mas quem faz a “ligação”, comunicação entre elas é um BPMS.
Enquanto o ERP está preocupado em registrar informações, o BPMS está preocupado em entender como este processo esta funcionando. O processo é eficiente?
É possível integrar ERP e BPMS?
A integração de ERP e BPMS não apenas é possível como também recomendável. Se integrados corretamente, os dois podem realmente complementar um ao outro, preenchendo as lacunas.
Executá-los juntos dá à empresa o melhor dos dois mundos: o gerenciamento de processos automatizado, que monitora o uso de recursos e atribui tarefas e, ao mesmo tempo, o armazenamento de todas as informações de negócios em um banco de dados central.
Ao realizar a integração, as empresas que já contam com um ERP e querem ter um BPMS para potencializar resultados de gestão obtêm melhorias sem perder funcionalidades e dados já em operação.
Que tal, você entendeu a diferença entre ERP e BPMS? Quer integrar essas duas soluções para melhorar os resultados do seu negócio? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar.
Saiba porque o Orquestra BPMS é uma ferramenta fantástica!
O Orquestra BPMS não é um BPMS que vem com uma página em branco. Você assina e pode usar mais de 400 processos prontos. Além disso, você pode desenhar/modelar o seu próprio processo. Inscreva-se na nossa demonstração semanal e veja (na prática) como o Orquestra BPMS funciona. Modelar processos, padronizar, otimizar, criar tarefas e formulários, eletronicamente. Tudo de forma simples e rápida. Inscreva-se!
Até mais!