8 dicas de como manter a saúde mental em meio a pandemia

[Banner] Blogpost saúde mental

Como está a sua saúde mental? Saúde mental é uma expressão que tem aparecido cada vez mais no nosso dia a dia! Mas, afinal de contas, o que quer dizer ter uma boa saúde mental?

Bom, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) a saúde mental é um estado de bem estar, onde a pessoa é capaz de usar as suas próprias habilidades para: se recuperar do estresse rotineiro, ser mais produtivo e contribuir com a sua comunidade. Nesse blogpost eu darei algumas dicas para você de como manter a sua saúde mental nesse nosso novo cenário.

Antes de tudo, precisamos entender um pouco melhor o que está acontecendo

Todos nós sabemos que o cenário atual mudou, a pandemia trouxe com ela muitas mudanças. E, como sabemos, foi tudo muito de repente! De uma hora para a outra tudo parou. Precisamos nos reinventar e isso não foi fácil.

Todos precisamos readequar as nossas rotinas e as nossas vidas. Algumas coisas que fazíamos antes do início da pandemia e, que nos faziam bem, já não são mais possíveis de serem feitas (pelo menos por enquanto).



Mudamos de rotina, as coisas já não são como antes…

De uma hora para a outra a nossa rotina mudou, levamos os nossos trabalhos para dentro das nossas casas. As crianças começaram a ter aulas online, nossas atividades todas também passaram a ser online. 

Trabalhar em casa, para a grande maioria das pessoas, é bastante desafiador. Pois envolve cuidar da casa, dos filhos e fazer as entregas diárias do seu trabalho. O emocional e o físico começou a ficar desgastado.  E com todas essas mudanças, como ficamos emocionalmente? E a nossa saúde mental?

8 dicas para tentarmos manter a nossa saúde mental

Por isso, foi pensando nisso tudo que eu resolvi escrever algumas dicas de como manter (ou pelo menos tentar manter) a sua saúde mental nessa fase tão desafiadora.

1. Faça atividades que alegram você e que limpem a sua mente

Procure encaixar na sua rotina atividades que deixam você mais alegre e que, de quebra, ajudem a limpar sua mente. Nem sempre precisamos ficar focados no trabalho 100% do dia!

Então, pare um pouco para listar o que você gosta de fazer e o que traz um sentimento bom de alegria na sua rotina. E não espere para começar a colocar em prática.

Alguns exemplos que podem ser legais para começar:

  • Ouça um podcast divertido;
  • Faça um bolo para o lanche da tarde;
  • Sente alguns minutos e contemple a céu, observe o movimento, pegue um sol nem que seja pela  janela do apartamento (esse é um dos meus favoritos, faço sempre que consigo);
  • Se você tem crianças em casa, brinque um pouco com eles, crie memórias. Além disso, se você mora com alguém, convide essa pessoa para tomar um café e conversar um pouco, vai fazer bem para todos;
  • Faça um ginástica laboral, coloque o corpo em movimento;

À primeira vista as possibilidades podem parecer limitadas, mas tente ver por outro ângulo! Elas são inúmeras, basta saber o que se adequa melhor à sua rotina e ao seu estilo de vida.

2. Procure fazer coisas que acalmem você

Possivelmente você já pensou em começar alguma atividade nova, certo? E, é provável que também já cogitou procurar um novo hobbie, acertei? Assim sendo, essa dica tem muitas possibilidades e ideias legais para você colocar em prática. Veja alguns exemplos:

  • Meditar
  • Começar a tocar um instrumento musical
  • Pintar mandalas ou telas com tinta
  • Alguma coisa relacionada a artesanato
  • Cultivar uma mini horta

A ideia aqui é você fugir das famosas telas, deixar o seu celular, tablet ou computador de lado e aproveitar outros tipos de atividade.

Foto de mãe e filha meditando pois estamos falando de dicas de como manter a saúde mental.
Inspire, medite

3. Leia novos livros 

Coloque em dia aquela lista de livros que você fez a muito tempo atrás e nunca conseguiu “parar para ler” ou nunca teve a oportunidade de priorizar no seu dia a dia. E porque não fazer leituras de livros diferentes dos habituais, sair da sua zona de conforto?

Se permita aprender sobre um novo assunto ou olhar um assunto antigo sob outro ângulo. Você pode se surpreender com os benefícios dessa prática.

4. Desligue um pouco as notícias ruins, se cerque das notícias boas e assista mais filmes e séries

Desligue um pouco sua mente das notícias ruins, tente se cercar de notícias boas. Que tragam esperança nesses tempos difíceis. Veja bem, não estou dizendo para você se alienar de todas as notícias (tudo bem se você preferir fazer desta forma também, não julgo você), mas tente assistir alguns minutos delas por dia. Assim, você não se contamina com tantos sentimentos ruins.

Então, procure assistir notícias que tragam mais fé, que façam você ter um olhar mais positivo sobre os acontecimentos.  Aproveite e assista mais filmes, reveja filmes antigos, se atualize de todos os novos títulos que o Netflix disponibilizou. Comece a assistir uma série nova!

5. Converse com as pessoas que alegram você, que te fazem bem! Ah, e faça mais vídeo chamadas também.

Procure conversar com pessoas que alegram você! Que tragam mais otimismo para o seu dia. Falem sobre assuntos diversos, façam planos para colocar em prática assim que tudo isso passar. Não se isole em uma bolha, é importante lembrar sempre que todos nós estamos passando pelo mesmo momento, juntos!

Além disso, não deixe de fazer vídeo chamada com as pessoas que fazem bem para você. Ligue para a sua família, façam uma refeição junto e online, conversem sobre como foi o seu dia. Fale também sobre as suas angústias, colocar elas para fora ajudam você a se libertar, ficar mais leve.

Foto de mãe e filha representando uma Vídeo chamada com pessoas especiais para manter a saúde mental.
Vídeo chamada com pessoas especiais

É provável que você nunca tenha parado para enxergar as coisas por esse ângulo. Mas, a tese de doutorado do David R. Hawkins, traz uma visão sobre a física quântica que diz que o Covid tem uma vibração de 5.5 Hz e morre acima de 25.5 Hz. Então, para os seres humanos com vibração mais alta o vírus tende a ser uma gripe “simples”. O que pode deixar a sua vibração mais baixa?

  • Cansaço
  • Medo
  • Tensão nervosa
  • Raiva
  • Ódio

E o que aumenta a sua vibração? Sentimentos bons! Veja alguns exemplos:

  • Generosidade 
  • Agradecimentos verdadeiros 
  • Compaixão 
  • Amor ao próximo e a todos os seres vivos 
  • Sorrir, amar e abençoar

6. Pare um pouco, faça uma pausa na sua rotina de trabalho, pegue um sol, descanse a sua mente e recarregue a energia

Durante o horário de trabalho se programe para fazer algumas pausas. Levante do computador e tente procurar um cantinho da casa que tenha sol, para que você possa se energizar (e de quebra garantir sua dose de vitamina D diária).

Nessa hora, não leve seu celular junto, tente se conectar com você e com os seus pensamentos. Afinal, o objetivo é fazer uma pausa na sua mente! Eu garanto para você que isso vai ajudar muito você a descansar a mente e a retornar ao trabalho mais produtivo.

Foto de mulher de braços abertos representando formas de manter a saúde mental.
Respire, faça uma pausa

7. Para os papais e as mamães que estão em Home Office com os pequenos em casa…

Essa dica é para os papais e mamães que estão de home office com os pequenos em casa! Que estão se desdobrando em mil para dar conta de tudo, principalmente da famosa aula online.

RESPIRE! Olhem a oportunidade em meio ao caos! Vocês estão tendo a oportunidade de conviver com os filhos de vocês e de criar memórias com eles. Essas memórias vocês levarão para o resto da vida. Vocês estão tendo a benefício de ouro de conhecer quem são os seus filhos, na essência!

Então, aproveite tudo isso, da melhor forma possível. Minha sugestão: faça algumas pausas para brincar com eles, ler uma história, fazerem um lanche juntos. Tenho certeza de que todos sairão ganhando com isso!

Nós fizemos um texto especial para vocês, acreditam?

Todos os pais que estão em Home Office devem ler esse texto

Toda mãe que trabalha em Home Office deveria ler este texto

8. Crie uma rotina de trabalho separada da sua rotina de casa

Antes de mais nada quero falar para você que, para mim, essa é a dica chave de tudo isso: separe a rotina do seu trabalho e a da sua casa! Tente fazer com que elas não se misturem. Tenha horários pré-determinados para começar a trabalhar e para finalizar o seu dia de trabalho.

Trabalhar de home office requer organização. Então, se organize para fazer as suas entregas no horário do seu expediente. Tenha disciplina para não ficar mergulhado no trabalho 24 horas por dia e 7 dias por semana!

A vacinação está avançando…

Com o avanço da vacinação, os casos de coronavírus estão diminuído e nós podemos respirar um pouco mais aliviados. Finalmente estamos começando a enxergar a “luz no fim do túnel”, não é mesmo?

Com isso, podemos criar algumas novas alternativas que podem ajudar você a preservar mais um pouco a sua saúde mental nesse momento em que estamos vivendo!  Você pode:

  • Ir em algum parque em horário alternativo (que não tenha tanto movimento), para ler um livro ou simplesmente sentar na grama e contemplar a paisagem;
  • Levar as crianças para fazer um piquenique em algum local aberto que não tenha tanto movimento (pois em algum momento irão tirar a máscara para se alimentar, não é mesmo?);
  • Procurar alternativas de passeios para a família que tenham a possibilidade de distanciamento social e controle de quantidade de pessoas no locas. Como por exemplo: zoológicos, fazendas, etc;

Mas veja bem, não estou dizendo que podemos nos descuidar das medidas de segurança da OMS (uso de máscara, álcool gel e distanciamento social). Precisamos continuar nos cuidando e cuidando do próximo!

Precisamos nos cuidar, nossa saúde mental é muito importante!

Apesar de tudo que estamos passando, eu convido você a olhar o “copo meio cheio”, as vacinas chegaram e já estão sendo aplicadas. E grande parte da população já está com a primeira dose no braço (ufa!). Com isso, logo mais todos nós estaremos com as nossas duas doses tão sonhadas e seremos imunizados. 
Isso tudo é um alívio para os nossos corações, não é mesmo?
Mas, por enquanto, ainda precisamos nos cuidar e cuidar das pessoas próximas da gente. Vou reforaçar aqui que ainda precisamos seguir as recomendações da OMS e continuar firmes e fortes. Lembre-se sempre, estamos todos juntos nessa!
Espero que essas dicas ajudem você a passar por tudo isso de uma maneira mais leve.
Até breve!

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024