Conheça 2 ferramentas para automatizar o seu processo de crédito consignado

Papéis, documentos, telefone, fax, e-mails, idas e vindas… Se você já precisou de algum serviço financeiro como empréstimo ou financiamento, então você já se deparou com esse cenário. Mas será que a realidade de uma instituição financeira que conceda crédito consignado precisa ser essa? Eu diria que não. E é sobre isso que eu venho falar no post de hoje.

Se você trabalha no setor financeiro – ou não –  e quer saber como podemos tornar esse processo moroso em um processo muito mais simples e ágil, me acompanhe. Hoje, vou te mostrar como 2 ferramentas podem revolucionar a sua área de concessão de crédito consignado!

Mas primeiro, o que é crédito consignado?

Para aqueles que não sabem, crédito consignado é uma forma de empréstimo financeiro que tem o desconto das parcelas feito diretamente do seu salário ou da sua aposentadoria. Ele tem sido amplamente buscado por ter taxas de juros mais baixas e prazos maiores de pagamento.

Além disso, há uma limitação ao valor a ser emprestado. Ou seja, hoje, o limite do crédito é de até 35% do valor do salário, não podendo ser ultrapassado.

Agora, vamos ao processo de concessão de crédito

A tecnologia evoluiu e está aí para tirarmos proveito dela. Assim, uma forma de deixar esse processo bem mais rápido é através da utilização de duas ferramentas riquíssimas: ECM e BPMS. Com elas, você consegue automatizar algumas etapas do processo, eliminar outras, gerenciar os documentos e, assim, tornar o seu dia a dia e o seu processo mais produtivo.

Como o ECM pode melhorar o processo de concessão de crédito consignado?

O ECM (Enterprise Content Management) nada mais é do que uma ferramenta tecnológica para a gestão de documentos eletrônicos. Com ela você pode para capturar, indexar, guardar, acessar e compartilhar um grande número de documentos proveniente dos mais diversos meios, mantendo-os em local totalmente seguro e disponíveis para consultas.

Portanto, com o ECM a gestão dos documentos necessários para a concessão do crédito ao solicitante é facilitada. Através da sua implementação, você centraliza toda a informação em um único local. Ou seja, todos os registros – RG, CPF, comprovante de residência, de renda, etc. –  da Maria, por exemplo, estarão lá. Outro ponto positivo é que a própria ferramenta pode ser integrada a outros sistemas, fazendo com que a tarefa de análise do crédito do solicitante seja acelerada.

Essa ferramenta já foi implementada na análise de crédito para financiamento de veículos automotivos e virou case premiado internacionalmente. Através dessa simples adequação e integração dos sistemas, um processo que durava 8 dias passou a durar 30 min. Incrível, não? Além de melhorar a produtividade dos colaboradores da instituição financeira, ainda deixa os clientes bem mais satisfeitos com o processo.

 

Outro ponto bem importante que vale a pena ser salientado é que as informações referentes à Maria continuarão armazenadas na biblioteca. Então, caso ela decida adquirir mais algum produto da instituição no futuro, não é necessário solicitá-los novamente!

E como o BPMS pode auxiliar na melhoria do processo de concessão de crédito consignado?

Da mesma forma que o ECM, o BPMS (Business Process Management Suite) também é uma ferramenta tecnológica. Porém, nesse caso, para a gestão dos processos de negócio. Dessa forma, o BPMS permite que você mapeie, modele, automatize e monitore processos.

Através da sua implementação, você pode automatizar uma série de tarefas que hoje não agregam em nada o seu processo, consomem o seu tempo, mas precisam ser realizadas. Além disso, com essa ferramenta você consegue interligar diversos departamentos, otimizando o tempo do seu processo.

No caso da concessão de crédito, que é o nosso tema de hoje, ao final da inclusão dos documentos no ECM, o sistema gera uma tarefa de forma automática para o setor de análise, eliminando a necessidade de e-mail, por exemplo. Dando continuidade, ao final da aprovação, a tarefa é devolvida – também de forma automática – a quem solicitou a análise e o processo de concessão pode seguir adiante.

Com isso, todas as tarefas internas inerentes ao processo de concessão podem ser automatizadas. Por exemplo: o registro no sistema interno da concessão, alertas para o agendamento dos descontos das parcelas, as correções das parcelas de acordo com as taxas de juros, confirmação dos recebimentos e assim por diante. Dessa forma, você ainda reduz o risco de falhas, retrabalhos e minimiza (e muito!) os custos da sua operação.

Para te ajudar a entender o quão versátil essa ferramenta é, eu estou trazendo esse vídeo. Ele é bem curtinho, aproximadamente 5 minutos, e te traz mais alguns exemplos de casos de aplicação do BPMS:

Calma, ainda tem mais…

Como se não bastasse tudo que disse até aqui, vou te dar mais uma informação preciosa que pode facilitar muito o  dia a dia da sua instituição financeira. O ECM e o BPMS são softwares que permitem inúmeras integrações com diversos sistemas e tecnologias. Entre elas está o Robotic Process Automation, também conhecido como RPA.

Se você ainda não sabe o que essa tecnologia faz por você, não se assuste que eu explico. Ela nada mais é do que um robô ao qual você ensina o “caminho” e ele passa a executar a tarefa sozinho. Com isso, você pode fazer com que ele busque informações em um banco de dados e preencha o cadastro do cliente, por exemplo.

A vantagem: você delega a ele as tarefas operacionais e repetitivas e libera sua equipe para se dedicar às atividades mais estratégicas, sem correr o risco de haver erros e retrabalhos e de forma mais produtiva, afinal, robôs não se cansam e fazem a tarefa de forma muito mais acelerada, agilizando seu processo.

Quer saber mais sobre RPA? Então assita nosso webinar!

Crédito consignado de forma simples!

Como eu te mostrei, é possível sim transformar o processo burocrático da concessão de crédito consignado em algo bem mais simples e rápido. Aliando as duas ferramentas – ECM e BPMS – você consegue:

  • Ter controle total dos documentos;
  • Centralizar as informações;
  • Acessá-las com mais agilidade;
  • Automatizar o processo;
  • Melhorar sua produtividade;
  • Reduzir os desperdícios;
  • Reduzir os retrabalhos;
  • Minimizar falhas;
  • Reduzir custos;
  • Melhorar a satisfação dos seus clientes.

Assim, o cenário caótico que descrevi no início do texto já pode ser deixado para trás. Mesmo burocrático, o seu processo de concessão de crédito pode sim ser um processo inteligente e eficiente.

Espero que você tenha gostado das dicas que eu te trouxe. Não se esqueça, nós temos a transformação digital em nosso DNA. Por isso, se você ficou com alguma dúvida, fique à vontade para nos procurar. Será um prazer ajudá-lo!

Até mais!

Letícia Bragagnolo

View posts by Letícia Bragagnolo
Meu nome é Letícia Mattiuz Bragagnolo. Sou Engenheira Química, formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande Sul - PUCRS. Possuo Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela mesma instituição. Meu foco profissional é desenvolver melhorias de processos e por este motivo já atuei em muitas das diversas áreas de um negócio: qualidade, comercial, suporte, financeiro, contábil, recursos humanos, entre outros, sempre com um único objetivo: ofertar serviços ou produtos que tragam satisfação ao cliente. Adoro ler e estar informada sobre as mudanças que impactam o mercado e o que me move é a paixão por processos, qualidade e pessoas.