O que aconteceu no BPM Day Porto Alegre 2018?

BPM DAY

Todas as apresentações foram gravadas! Acesse os vídeos:

[inbound_button font_size=”20″ color=”#ed227a” text_color=”#ffffff” icon=”play-circle” url=”https://drive.google.com/open?id=1RWXV6uremjtHmDnonl4929weSxCd1Xx5″ width=”100%” target=”_blank”] Acessar vídeos das apresentações[/inbound_button]


Em setembro deste ano foi realizado, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes no Ministério Público do Rio Grande do Sul, o BPM Day Porto Alegre 2018. Uma semana antes do evento as inscrições foram completamente encerradas ao ultrapassar o número de 800 inscritos. O evento estava repleto de novas ideias, lições aprendidas e um público nota 10!

Para ficar por dentro de todas as notícias e atualizações da ABPMP RS, siga a página no facebook.



Veja abaixo como foi realizado cada quadro no BPM Day Porto Alegre 2018:

Abertura e boas vindas, conheça a ABPMP

A abertura do evento foi feita pelo Gestor Regional da ABPMP RS, Rafael Bortolini, também Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil. Neste momento foi apresentado ao público como a Associação de Profissionais de BPM (ABPMP) atua no Rio Grande do Sul. Inclusive, falou-se sobre a certificação CBPP, que é uma certificação super importante para quem atua ou deseja atuar na melhoria de processos de negócio.

Durante o evento, Luciana Hahn, Claudia Flores e Bruno Rios, profissionais certificadas da ABPMP (CBPPs), ficaram à disposição do público para tirar dúvidas e entregar informações sobre como o processo de certificação acontece.

Se você deseja saber mais informações sobre a certificação, entre neste link aqui, ou se já conhece a certificação e quer inscrever o seu nome como interessado (sem compromisso) envie um e-mail para rsabpmp@gmail.com

Primeiro Ciclo de Palestras

O objetivo do BPM Day é compartilhar histórias de implementação de BPM. Entretanto, neste ano o evento de Porto Alegre trouxe um bloco inicial que não tinha como o objetivo falar de uma implementação já realizada, mas sim trazer ideias de como o BPM pode, junto a outras disciplinas e metodologias, transformar as empresas. O bloco foi chamado de:

A visão ampla de BPM: Como BPM auxilia as organizações a pensarem a jornada do cliente com a melhor experiência possível

A palestrante Aline Roque Klein (Consultora, Telos: Marketing, Design e Consultoria) falou um pouquinho sobre o mapeamento da jornada do cliente e a transformação de processos para gerar experiências. Daniel Sperb (Head of Innovation na Be Formless), o segundo palestrante do quadro, falou sobre como o Design Thinking pode contribuir para a Gestão por processos dentro das empresas.

Vejam como este quadro foi diferenciado, pois a preocupação da organização do evento foi trazer uma abordagem de assuntos modernos que estão a todo vapor dentro das empresas. O terceiro palestrante, Eduardo Peres, falou sobre Design Thinking, junto a lean startup e metodologias ágeis.

Luana Hohmann (Gerente de Projetos de Tecnologia na Neogrid), a quarta palestrante, falou sobre o quanto a experiência do cliente é importante dentro do processo. E, Rodrigo Ribeiro (Head of Application Development, na Agibank), o último palestrante, falou sobre práticas ágeis para desenvolvimento de produtos inovadores.

 

Primeiro bloco de apresentação de cases de empresas que implementaram BPM com sucesso

Após o primeiro ciclo de palestras iniciou-se a apresentação dos cases. O objetivo deste quadro foi trazer as lições aprendidas de quem implementa a disciplina de BPM e transforma os processos dentro das empresas. Quais são as boas ideias? Quais são os obstáculos? O que aprendemos?

Diferente dos outros anos, o tempo de apresentação de cada case foi reduzido. O objetivo desta redução de tempo foi tornar o evento mais dinâmico e com a participação de mais empresas no palco. No total foram 16 cases inscritos e foi muito difícil para o comitê gestor fazer a escolha de quem estaria no palco, todos os cases eram muito bons. Veja quais empresas apresentaram seus cases:

  • Implementação de BPM no SICREDI
  • Implementação de BPM na Procuradoria-Geral do Estado do RS (PGE)
  • Implementação de BPM na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Segundo bloco de apresentação de cases de empresas que implementaram BPM com sucesso

No segundo bloco, ficamos sabendo como foi a implementação de BPM nas seguintes empresas:

  • Implementação de BPM na CABERGS
  • Implementação de BPM na FIOTEC
  • Implementação de BPM na Unimed VTRP (Vale do Taquari e Rio Pardo)
  • Implementação de BPM no Hospital Santa Casa

As Universidades e o ecossistema de ensino gaúcho: como evoluir em BPM

Para finalizar o evento e mais uma vez trazendo inovação na programação, o último painel foi dedicado para falar como as Universidades estão ajudando no desenvolvimento dos profissionais que querem trabalhar ou já trabalham transformando processos e implementando BPM.

Palestraram neste quadro:

  • Prof. Claudio Muller, representando a UFRGS
  • Prof. Kurt Molz, representando a UNISC
  • Prof. Oscar Kronmeyer, representando a UNISINOS

Foi um sucesso!

O comitê Gestor da ABPMP recebeu diversos elogios sobre o evento e afirma que tudo foi preparado com muito carinho. A SML Brasil fez parte da organização, como também patrocinou o evento e tem orgulho de ter feito parte dessa história!

 

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024