|

Brainstorming: 3 etapas para colocar em prática!

brainstorming

Brainstorming é uma técnica utilizada para resolução de problemas através de uma tempestade de ideias. Essa metodologia tem como objetivo reunir o maior número de ideias, sem julgamentos sobre certo e errado. Ela pode ser aplicada em várias etapas dos seus processos: tanto para resolver problemas já existentes quanto para o desenvolvimento de novos produtos. 

O que é Brainstorming? 

O Brainstorming pode ser descrito como um metodologia geradora de ideias. É uma prática bastante utilizada em diversas áreas organizacionais. Basicamente ele consiste em uma técnica dinâmica e eficiente onde os participantes colocam todas as suas ideias no papel. Tudo isso em é feito em um curto espaço de tempo. Sem julgamentos e sem ter certo ou errado. Sempre tendo em mente qual o objetivo a ser alcançado. 

Todas as ideias e possibilidades levantadas são “colocadas na mesa”. Após isso, o gestor responsável pelo processo e a sua equipe tem a missão de encontrar um denominador comum para a resolução do objetivo proposto. Podemos dizer que, normalmente, a solução dos problemas é bastante criativa e surge a partir dessa tempestade de ideias. 

Quais os tipos de brainstorming?

Apesar de todos os brainstormings seguirem o mesmo modelo de estimular o compartilhamento de ideias sem julgamento, podemos dizer que existem dois tipo de brainstorming ou dois possíveis “grupos”.



O primeiro deles é o estruturado, que pode ser organizado em etapas. Com condições de tempo e ordem previamente combinadas. Este tipo proporciona que todos os participantes tenham vez de falar, o que pode ser um bom modelo para contemplar tanto as pessoas mais tímidas quanto as mais extrovertidas.

Já o segundo modelo é o não estruturado, onde não há condições pré-definidas de tempo e ordem para a exposição das ideias. Ele não tem o compartilhamento de ideias em rodadas, elas surgem conforme os participantes vão pensando e falando.

Onde pode ser utilizado?

A boa notícia é que essa técnica pode ser aplicada em praticamente qualquer área das organizações. Além disso, como eu contei lá no início, pode também ser utilizada tanto para resolução de problemas quanto para o desenvolvimento de um novo produto, ou serviço.

Por ser uma metodologia relativamente simples e por ter a possibilidade de ser feita de maneira ágil e eficaz, ela tende a trazer respostas mais rápidas. Além disso, ele pode ser aplicado em qualquer fase do seu processo, no momento em que você sentir necessidade de respostas.

É importante deixar claro que, para o Brainstorming trazer benefícios é necessário, antes de qualquer passo, que você saiba qual é o seu problema, aquilo que você precisa resolver. A identificação precisa de onde a metodologia vai ser aplicada é fator determinante para o sucesso. Pois, com isso claro, as ideias serão direcionadas de maneira correta – e não perde-se tempo! 

3 etapas para fazer um Brainstorming incrível

Para o sucesso da utilização da metodologia, é importante combinar e seguir algumas regras do jogo. Assim, todos ficam cientes e visualizam o caminho que será percorrido. Vou deixar aqui o passo a passo dos principais pontos que devem ser considerados! 😉

1. O início do processo

Antes de dar o primeiro passo, é legal fazer alguns combinados com a equipe. Assim, as chances de sucesso aumentam bastante! Aqui tem uma pequena lista de sugestões:

  • Não podemos criticar e nem julgar nenhuma das novas ideias que serão apresentadas: as pessoas precisam se sentir confortáveis para colocar no papel todas as ideais que elas julguem relevantes atingirmos o objetivo principal.
  • Lembre os participantes que ideias ousadas e “fora da caixinha” são muito boas para o processo! Elas podem ampliar os horizontes de outros participantes e com isso, existe uma grande possibilidade de surgirem soluções inovadoras! Liberar o processo criativo é fundamental.
  • Defina os participantes com atenção, os grupos não podem ser nem muito grandes e nem muito pequenos. Lembre-se sempre de diversificar os participantes, assim você terá mais chances de ver o todo. 
  • Escolha um lugar que permita criar um ambiente agradável para a reunião. Desta forma os participantes vão se sentir mais à vontade para falar. 

2. O processo

Para que você atinja de fato o objetivo posto, ou seja, uma solução para o desafio ou problema colocado, é importante levar em consideração alguns pontos:

  • Explique o objetivo a ser resolvido com bastante clareza, as pessoas precisam ter entendimento da situação. Assim, elas poderão trazer ideias com mais objetividade e segurança.
  • Foco em gerar ideias, uma quantidade grande de ideias – esse quesito é importante, pois quanto mais ideias, melhor. Você vai ter diferentes visões e a chance de atingir sucesso aumenta.
  • Defina os papéis de forma clara e oriente todos os participantes a estarem preparados para a reunião. Uma dica legal é: quando você for enviar o convite da reunião, já faça uma explicação breve do tema. Assim, as pessoas já vão preparadas! 
  • Anote todas as ideias que forem surgindo durante o processo! Isso é extremamente importante para o atingimento do sucesso. As ideias podem se complementar e trazer uma visão mais ampla.

3. O fim do processo

Agora é a hora de reunir as informações e elencar suas relevâncias! Não esqueça que as ideias podem se complementar, tenha isso em mente na hora de reuni-las. Faça um funil com as ideias, até que você consiga chegar à uma conclusão, a melhor ideia.

Após essa análise é hora de começar a construir um plano de ação. Essa é a etapa de mão na massa. Onde você e a sua equipe vão começar a colocar em prática os pontos do plano de ação que surgiu a partir da reunião de brainstorming. E um conselho de ouro: implementações costumam levar um certo tempo. Isso é normal, então não desanime!

Conheça as etapas de uma reunião clássica de brainstorming:

Podemos resumir a dinâmica de uma reunião de brainstorming em 5 etapas. Na figura abaixo você vai conhecer todas elas!

etapas de uma reunião de brainstorming

Exemplos de ferramentas para fazer Brainstorming

Existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar a fazer uma boa sessão de brainstorming. Podemos dividir elas em dois grandes grupos: as ferramentas genéricas e as de análise! Separei aqui alguns exemplos delas.

Ferramentas genéricas

Por exemplo, nós podemos colocar nesse grupo as ferramentas que vão ajudar o grupo envolvido a colocar suas ideias de maneira visual. Facilitando assim que elas comecem a fluir, de maneira mais livre e que fiquem fáceis de serem visualizadas.

  • Post it – a metodologia de usar post its para colocar as ideais no papel é bastante conhecida. Ela consiste em escrever as ideias nesses pequenos pedações de papel e colocar eles colados em algum lugar visível. Podem ser agrupados por cores, categorias, etc. É uma forma bastante dinâmica de ser utilizada. Neles os participantes podem colocar suas ideais sobre as causas do problema em questão e possíveis soluções para ele.
  • Dropbox paper – é uma ferramenta bastante conhecida nos dias de hoje. Ela te possibilita escrever textos e compartilhar com outros usuários, para que eles também façam edições. É possível incluir comentários e o arquivo fica disponível online. 
  • Miro – é uma ferramenta online muito moderna e excelente para realizar reuniões de Brainstorming virtualmente. Ela consiste em um “quadro digital”, onde as pessoas podem colaborar com as suas ideias e fazer o uso de qualquer lugar. Ele é simples e rápido de ser utilizado. E também possui integração com outras ferramentas como por exemplo o Trello e o Zoom.  

Ferramentas de análise

Esse grupo contempla as ferramentas da qualidade que podem ser aplicadas para enxergar as ideias propostas e também para cria planos de ação. Por serem conhecidas e possuírem estruturas específicas, tornam mais dinâmica a visualização do Brainstorming. 

  • Diagrama de Ishikawa – essa metodologia pode ser aplicada no começo do processo de Brainstorming. Ela é bastante interessante para expor o problema e suas causas. Por ser um diagrama bem desenhado ele torna bastante visual e de fácil entendimento para os participantes. 
  • 5 Porquês – essa metodologia pode ser aplicada quando os participantes precisarem elencar as importâncias e pensar sobre elas. Com os 5 porquês é possível ir além e encontrar uma causa raiz para os problemas que foram colocados como importantes. 
  • 5W2H – quando é necessário se questionar sobre quais ações terão mais impacto ou menos e o que pode ser mais fácil e rápido de ser colocado em prática essa metodologia é bastante relevante. O 5W2H pode ser uma ferramenta que ajudará bastante na fase de olhar mais a fundo como contornar os pontos das contramedidas.
  • Análise SWOT – podemos aplicar essa técnica na etapa de identificação das oportunidades que serão boas para a empresa ou as que poderão atrapalhar o atingimento dos resultados. A análise SWOT vai ajudar você a ser mais eficiente e não gastar tempo com demandas ou ideias que não são tão relevantes no momento. 

O poder de um bom brainstorming: quais seu benefícios?

Um brainstorming bem aplicado, seguindo todas as dicas que falamos nesse post pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. E também para você! Pois, ele vai te mostrar outras perspectivas dos problemas. Assim como, haverá muita troca de informações entre os participantes e isso é muito rico para atingir o seu objetivo.

Além disso, a aplicação da técnica vai possibilitar a construção de ideias em grupo. Aproximando as pessoas da mesma equipe ou até mesmo de equipes diferentes. Os elos são estreitados e as pessoas tem a oportunidade de melhorar sua comunicação interna. Isso também trás a possibilidade de olhar para melhorias que não haviam sido pensadas anteriormente. Diferentes visões trazem diferentes perspectivas para olhar as coisas.

Um Brainstorming de sucesso

Portanto, para a realização de um brainstorming de sucesso, é importante ficar atento as etapas e dicas que contei para vocês aqui. Dessa forma, elas vão ir direcionar você para que seu objetivo seja alcançado. Vale lembrar que erros podem acontecer. E, nesse caso, é legal realizar a análise de como a técnica foi aplicada e o que pode ter ocasionado esse erro. 

Espero que tenham gostado e que comecem a aplicar essa técnica para obter cada vez mais sucesso! 

Até breve. 

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024