BPM-workflow: o que é?

BPM WORKFLOW

BPM-workflow permite padronizar processos corporativos, com ganhos em produtividade e eficiência. As soluções de BPM-workflow servem ainda para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos do ponto de vista financeiro das empresas.

O que é BPM?

Antes de falarmos sobre o BPM-workflow especificamente, precisamos entender melhor sobre o BPM. E, para isso, vou deixar aqui uma sugestão de texto fantástica que a Kymberli escreveu sobre o assunto. Tenho certeza que você vai gostar!

O que é BPM? Guia completo sobre Business Process Management

O que é workflow?

Também é importante termos em mente o conceito de workflow, para que possamos entender melhor sobre o BPM-workflow. Por isso, vou deixar recomendação de texto aqui do nosso blog, nele você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre workflow.



Workflow: tudo o que você precisa saber!

Agora vamos falar sobre BPM-workflow

Existem diferentes visões sobre o que é e no que consiste BPM-workflow. Para alguns, BPM-workflow é apenas uma ferramenta de tecnologia e, por isso, nem sempre traz os resultados desejados. Para outros é o redesenho de processos de forma desconectada da implementação desses mesmos processos.

Nesses casos, o conceito utilizado está distante do real, pois, como falei anteriormente, o BPM-workflow permite padronizar processos corporativos, com ganhos em produtividade e eficiência. E, as soluções de BPM-workflow servem ainda para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos do ponto de vista financeiro das empresas.

Gestão do negócio, de processos e aumento de produtividade e de eficiência são comuns a todas as empresas, independentemente dos produtos e dos serviços que ofertam ao mercado. Isso torna o BPM-workflow um instrumento poderoso para as organizações, pois entre seus objetivos está o acompanhamento sistêmico de como os recursos (físicos, financeiros, humanos, tecnológicos etc.) de uma organização, a partir da definição de prioridades, são alocados e convertidos em ações operacionais na busca das metas organizacionais.

Em outras palavras, o BPM-workflow permite: análise, definição, execução, monitoramento e administração de processos, incluindo o suporte para a interação entre pessoas e aplicações informatizadas diversas. As soluções de BPM-workflow têm o propósito de otimizar a gestão do negócio e processos.

Acima de tudo, possibilita transformar as regras de negócio, que podem ser criadas e informatizadas pelas próprias áreas de gestão, sem interferência das áreas técnicas, e dispensa o conhecimento de programação, padronizando assim processos corporativos em poucos minutos.

Mais do que um sistema…

Mais do que um sistema, BPM-workflow é uma metodologia que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na otimização de resultados das organizações por meio da melhoria e/ou reorganização dos processos.

Em resposta aos investimentos praticados, a metodologia simplifica o fluxo de trabalho dos processos considerados gargalos dentro das organizações, garantindo a competitividade no mercado e aumentando a percepção de valor de clientes e fornecedores.

Favorece, também, a tomada de decisões mais assertivas, rápidas e seguras com base em informações atualizadas e disponíveis a qualquer momento, permitindo visão panorâmica e controle de todos os processos de trabalho. Possibilita, ainda, alinhar estratégias e objetivos das empresas.

Outro ganho significativo envolve a rastreabilidade dos processos e a possibilidade de identificar melhorias em etapas consideradas críticas, obtendo uma gestão transparente contribuindo na otimização de resultados e na alta performance da empresa. A ele soma-se a facilitação do entendimento do papel e da responsabilidade de cada colaborador dentro da equipe, pois a padronização aumenta a participação e o envolvimento dos profissionais, diminuindo retrabalhos e maximizando a entrega das atividades.

A visibilidade e o controle dos processos que contam com etapas automatizadas, ou seja, executadas por uma solução de BPM-workflow, muitas vezes sem nenhuma interação de pessoas, são elencados entre os benefícios.

Solução BPM-workflow

Uma solução de BPM-workflow de última geração faz uso de ferramentas de controle de acesso capazes de garantir que informações e documentos estejam disponíveis somente às pessoas autorizadas. Dispõe de interfaces para modelagem e documentação de processos, utilizando, para isso, ferramentas de desenho totalmente web, com elementos baseados em padrão mundial: a notação BPMN.

Tal recurso torna possível agilizar o desenho de todo o processo, diminuindo o tempo para adoção de uma gestão mais estratégica e automatizada, favorecendo a criação de ações e a parametrização das funcionalidades em cada etapa do processo, como por exemplo, prazos de execução, denominação de responsáveis, entre outras adequações à produtividade de cada negócio.

Além disso, integra suporte à gestão de documentos (ECM/ GED), permite assinatura digital, aloca atores nominalmente ou baseado em papéis, define atividades do tipo “humanas” e “computacionais”, faz a publicação de manuais ou procedimentos na internet/intranet, assim como encaminhamento de atividades para outros usuários, emissão de relatórios para acompanhamento e indicadores de performance em tempo real, integração de sistemas via webservices ou acesso a fonte de dados e com ferramentas de correio eletrônico.

Os benefícios se refletem também nos clientes, pois a solução interfere diretamente no processo do negócio, ampliando a qualidade percebida da gestão, dos produtos e dos serviços prestados, com melhorias significativas nas vendas e no faturamento das organizações.

Oportunidade de ganhos

Atualmente, todos esses ganhos vêm sendo percebidos pelos gestores. A utilização da metodologia e tecnologia de BPM-workflow vem crescendo muito nos últimos anos, pois garante o foco no negócio e a perpetuação da atividade, com reflexos sobre os resultados econômicos, comerciais e sociais das organizações.

Espero que tenham gostado. Até breve! 

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados Dicas para implementar um planejamento estratégico em 2024