Maturidade de processos: descubra a sua aqui!

Muitas vezes, você já deve ter pensado que determinados setores da sua empresa parecem estar mais evoluídos que alguns outros, não é verdade? Eu diria que sim. Essa situação acontece devido ao diferente nível de maturidade em que os processos de cada uma dessas áreas estão inseridos.

Fazer a avaliação da maturidade de processos da sua empresa vai ajudar justamente a identificar quais as lacunas entre esses níveis, o porquê de alguns processos estarem tão evoluídos e outros não e, assim, definirmos qual o seu ponto de início no ciclo de melhoria contínua.

Portanto, pensando nisso tudo, hoje eu trago a você 2 ferramentas que irão lhe ajudar a descobrir qual o nível de maturidade dos processos de negócio da sua empresa. Acompanhe!

Quer saber o que é maturidade de processos e muito mais? Então veja esse post aqui!

Questionário de Avaliação de Maturidade de Processos

É uma tarefa árdua manter todos os processos dentro do mesmo nível de maturidade, uma vez que nos encontramos em um cenário no qual se busca atingir os objetivos estabelecidos, bater as metas reduzindo custos, desperdícios e entregando valor aos clientes.

Dessa forma, de nada adianta elaborarmos um plano incrível para atingirmos o objetivo se não soubermos o que de fato é realista e possível ser feito com o processo que temos. Logicamente que todo processo pode ser melhorado e isso não anula essa necessidade. Sendo assim, a avaliação da maturidade só vem a agregar.

Sobre o questionário de Avaliação de Maturidade de Processos

Por conta de tudo isso, nós elaboramos esse questionário de avaliação de maturidade.  Ao final do dele, você deve ter a resposta da seguinte pergunta: Qual a maturidade de sua empresa em relação aos seus processos de negócio?

Ele é composto por 10 questões que abordam diferentes pontos dos processos de negócios das empresas, como metodologias para solucionar problemas, sistemas de informação, documentação de processos, medição de resultados, etc. Cada questão apresenta quatro opções de resposta (a, b, c ou d).

O resultado é mostrado automaticamente ao término do preenchimento das respostas e ele estará dividido em 3 partes:

  • O nível do processo (E1 – Iniciada, E2 – Organizada, E3 – Diferenciada e E4 – Ágil);
  • A descrição do nível em seus processos se encontram;
  • Uma dica para melhorar o processo e atingir mais maturidade.

Responda ao questionário e descubra em que nível de maturidade estão os seus processos agora mesmo!

E-book – Avaliação de Maturidade de Processos e Organizações

Tendo em vista que maturidade dos processos é um conteúdo muito procurado aqui no blog, para completar este assunto, nós elaboramos um e-book. Eu considero ele um e-book bem completo, pois ele trata a maturidade em dois pilares: maturidade da empresa e maturidade dos processos. Ou seja, mais especificamente: Capacidades organizacionais (nível corporativo) e Viabilizadores do processo (nível de processo). Veja o resumo do e-book pelo sumário (se você clicar no sumário também é possível iniciar o download):

Sumário do ebook : Avaliação de Maturidade de Processos e Organizações

Ok, mas o que significa isso?

Capacidades organizacionais

As Capacidades Organizacionais levam em consideração características da organização de forma geral. Ou seja, o que se mede é a capacidade que a organização tem para funcionar perfeitamente. Por exemplo, uma das perguntas se refere ao estilo da liderança, outra sobre o trabalho em equipe, e assim por diante.

Viabilizadores do processo

Já os Viabilizadores do Processo determinam o quão apto e capaz o processo está para funcionar. Ou seja, você pode usar a avaliação de viabilizadores do processo para qualquer processo em separado. Dessa forma, você pode fazer uma avaliação para o processo de compras, outra avaliação para os processos de RH e assim por diante.

Baixe o e-book!

Baixe o e-book e faça a avaliação completa da sua empresa agora mesmo. Saiba quais pontos você precisa melhorar para avançar, tanto a nível corporativo, quanto a nível de processos ou departamental. E lembre-se: saber onde você está é o primeiro passo para saber a direção que você precisa seguir.

A avaliação de maturidade proposta no e-book é baseada no artigo “The Process Audit”, de Michael Hummer, publicado pela Harvard Business Review.

E nunca se esqueça: se precisar de ajuda, estaremos aqui!

Até mais!

Bruna Amaral

View posts by Bruna Amaral
Meu nome é Bruna Amaral Castro. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, sou CBPP e auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Aqui na SML Brasil eu atuo com o desenvolvimento corporativo e projetos estratégicos, além disso, sou apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.