9 perguntas e respostas sobre o que é Business Process Management

Recebemos muitas perguntas sobre as principais definições relacionadas ao BPM – Business Process Management, e nesse post abordaremos os principais conceitos relacionados ao que é BPM em 9 perguntas e respostas. Acompanhe!

1) O que é um processo e porque ele é tão importante?

Um processo é uma atividade ou um grupo de atividades realizadas numa seqüência determinada que produz um bem ou um serviço. Há uma entrada, uma transformação, e uma saída. São tão importantes pois é através deles que as empresas exercem suas funções. Afinal, tudo é processo em uma empresa: o processo de comprar materiais, contratar pessoas, pagar fornecedores, etc.

2) Como enxergar e identificar processos?

Reflita sobre quais são os processos relacionado ao foco da empresa, e quais são os processos auxiliares, verificando como a empresa realiza sua função desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do produto/serviço. Pois, é importante obter uma visão ampla do que está sendo produzido, evitando restringir-se a uma única atividade.

3) O que é BPM e BPMS?

Business Process Management – BPM é uma disciplina, baseada em gestão por processos. O objetivo é transformar a visão de silos dentro das empresas em visões mais amplas baseadas nos processos. Já o BPMS é uma ferramenta que impulsiona a implementação de BPM nas empresas.

O BPMS também proporciona ao gestor maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente, através de indicadores de resultados. O processo pode ser controlado através de uma série de indicadores de avaliação de processos. Adicionalmente, um BPMS pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, eficácia, qualidade e custo e certamente pode ser utilizado por empresas de qualquer porte e setor.

Leia mais em: Onde utilizar um BPMS?

4) O que um BPMS pode fazer?

BPMS – Business Process Management Suite, é um software responsável pela automatização dos processos. Através dos BPMS, é possível executar processos com rapidez e com controle. Ele permite a simulação, execução, controle, otimização de processos e ainda permite que todos os funcionários conheçam melhor os processos que participam.

5) O que é mapeamento de processos e para que serve um fluxograma?

Mapeamento é o entendimento de processos já existentes, através da sua descrição, desenho e identificação de sua inter-relação com outros processos. É extremamente útil às empresas pois permite a obtenção de uma visão mais ampla e clara da organização. Fluxograma é um desenho, um tipo de notação utilizada para representar processos. Ele representa o sequenciamento das atividades de um processo e identifica quem são os responsáveis pelas atividades, e quais são os prazos de cada tarefa.

6) O que é modelagem de processos?

A modelagem de processos faz uma análise específica e profunda do processo, ou seja, cria um modelo de seu funcionamento como foco em atingir algum objetivo, como automatização ou acompanhamento de longo prazo, por exemplo.

Veja aqui a diferença entre um mapa de processo, um modelo de processo e um diagrama

7) O que é e para que serve um formulário?

O formulário representa um conjunto de informações necessárias para o andamento do processo. Nos BPMS, o andamento do processo pode ser efetivado juntamente com o preenchimento de um formulário eletrônico, onde cada pessoa participante do processo deve preencher determinadas informações. Esta informação inserida nos formulários pode ter influência no caminho que o processo toma.

8) Preciso de um BPMS para ter BPM?

Não. Implantar BPM está num nível de abstração superior a um software. Implantar BPM significa entender o negócio voltado ao cliente e enxergar os processos da organização. Entretanto, significa mudança cultural também. O BPMS, entretanto, ajuda a implantar BPM de uma forma mais prática, segura e controlada.

Leia mais em: Saiba o que é BPM e BPMS e o que isso tem a ver com Gestão por Processos

9) O que é e para que serve o BPMN?

BPMN – Business Process Model and Notation, trata-se de uma notação padrão para o desenho de fluxogramas em processos de negócios. É um conjunto de regras e convenções que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados. É a notação mais reconhecida no ramo de BPM, por isso é a mais usada para facilitar o entendimento de fluxos entre as pessoas.

Saiba tudo sobre a notação BPMN neste vídeo

Bruna Amaral

View posts by Bruna Amaral
Meu nome é Bruna Amaral Castro. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, sou CBPP e auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA). Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Aqui na SML Brasil eu atuo com o desenvolvimento corporativo e projetos estratégicos, além disso, sou apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.