Conheça o Orquestra Black, desenvolvido para e-commerce e marketplace

Orquestra Black? Por que Black? Esta é uma pergunta curiosa que nos chega volta e meia. É diferente? É uma nova versão do Orquestra? Para estas pergunta a resposta é sim e não, respectivamente.

É diferente? Sim
É uma nova versão do Orquestra? Não

O que é?

Não é uma nova versão, não é um novo produto. O Orquestra Black é uma nova solução disponível.

Vou explicar melhor.

Nossos especialistas desenvolveram uma solução capaz de resolver MUITOS problemas bem específicos dos processos do varejo online (e-commerce e marketplace), como por exemplo a entrega de produto dentro do prazo, atendimento as normas do PROCON, acompanhamento de reclamações, integração entre contas transitórias, entre muitos outros.

No início o objetivo da solução estava relacionado especificamente a questões da Black Friday (por isso o nome Black), devido a grande dificuldade que as empresas brasileiras ainda enfrentam nesta época do ano que vende tantos milhões de reais.

Entretanto, devido ao potencial de padronização, automatização e melhoria dos processos de vendas e operações, a solução deixou de ter um objetivo direcionado para a Black Friday e começou a ser desenvolvida para o atendimento de e-commerce e marketplace em qualquer época do ano.

Como funciona?

O Orquestra Black possui mais de 200 serviços prontos para te ajudar a preparar os seus processos e com isso garantir a satisfação dos seus clientes e a organização de toda a sua empresa. Isso significa que:

  • Já listamos todos os passos e as ações necessárias para você se preparar para começar a venda online ou organizar a sua venda online já existente, atendendo a todos os requisitos exigidos por lei e pelo PROCON;
  • Nosso sistema pode se integrar aos sistemas que você já utiliza. Utilizamos tecnologias como BPMS, ECM e RPA para automatizar todas as suas atividades operacionais dando velocidade, padronização e robotização para seus processos internos;
  •  Os serviços do Orquestra Black compreendem todas as áreas dentro da empresa. Isso significa que você pode fazer com que as áreas colaborem e troquem informações de maneira simples e eficaz.
  • Você pode integrar todo o processo, desde a compra do item pelo setor de compras até o faturamento, o embalamento e a expedição para o cliente final;
  • O SLA (Service Level Agreement) pode ser estabelecido dentro do processo, ou seja, você diz quanto tempo cada pessoa tem para realizar cada atividade. Isso evita que o atraso aconteça.

 


 

Qual o objetivo?

O objetivo é que as empresas que fazem negócio com e-commerce e marketplace tenham mais lucro e menos custo relacionado ao desperdício. A padronização do processo, o plano de ação e tarefas para campanhas de vendas, a colaboração e comunicação entre departamentos e a organização geral fazem com que isso aconteça.

Quais problemas o Orquestra Black se propõe a resolver?

Atraso na entrega de produtos

Esse talvez seja o grande vilão das vendas em épocas sazonais. Por que é tão difícil garantir a entrega na data prometida? A resposta não é tão imprevisível. Os processos que estão envolvidos em uma época de alta demanda são exatamente os mesmos que se pratica em baixa temporada, o que muda é justamente a procura.

A agilidade aqui é a chave do negócio. Ter os processos bem desenhados, padronizados e interligados é uma solução. Ou seja, quando o cliente finaliza a compra, o time se mobiliza ao mesmo tempo para receber o pedido, faturar e expedir o produto para entrega.

Dificuldade de comunicação entre os setores

Com o ritmo de venda acelerado, o fluxo do processo interno também é afetado. Enquanto milhões de pessoas estão acessando seu site, a sua equipe está se desdobrando para atender todos os pedidos. Aqui não há espaço (nem tempo) para gerenciar as informações com um processo tradicional e manual. É preciso dinamismo e simultaneidade. É a informação correta, precisa e compartilhada aqui e agora. É um processo inteligente!

Reclamação do cliente

Já pensou nas consequências que um esquecimento de uma simples tarefa pode gerar? Imagina se o pedido de determinado cliente for esquecido? O resultado seria uma avaliação ruim do cliente – insatisfeito, diga-se de passagem – no Reclame AQUI e nas suas redes sociais. O que pode resultar em uma possível investigação do PROCON, um processo exaustivo de tentativas que amenizem a insatisfação do seu cliente e por fim, mas não menos importante, uma imagem negativa resultando em menos vendas.

Ter um sistema que agilize esse processo, emita alerta de tarefas a serem realizadas, integre as partes envolvidas e comunique todos simultaneamente já é o primeiro passo para evitar esse problema.

Acompanhamento do fluxo de venda

Outro problema que se enfrenta nessas épocas é a dificuldade de acompanhar o fluxo entre o cliente colocar o produto no carrinho e finalizar a compra. Em muitos casos, como a procura é grande e os sistemas não dão conta de acompanhar, o cliente seleciona o item e ao tentar finalizar a compra o produto não está mais disponível. Triste não?

Acabou o estoque e o seu site está desatualizado? O preço subiu por causa da alta procura e deveria estar “congelado”? Existiu aí um furo na comunicação?

Mais uma vez a agilidade e o sincronismo se mostram itens indispensáveis para quem quer ter sucesso nas suas vendas.

Conciliação de contas transitórias

A conciliação das contas transitórias, dentre os diversos e-commerces e marketplaces, talvez seja um dos maiores problemas que levam muitas vezes a desistência deste tipo de negócio. A satisfação do cliente final já é um ponto nevrálgico do sistema, mas gerenciar o “racha” do dinheiro business to business (B2B), neste caso, pode ser um segundo ponto.

O Orquestra Black também surgiu para resolver este desafio, garantindo que as contas e conciliações estejam sempre atualizadas automaticamente. Isso é feito mediante a integração entre todo o seu ecossistema de ferramentas até a fase face-to-face do seu site com o cliente.

 Acompanhamento do fluxo de trocas

O fluxo de troca de mercadorias é sempre muito complexo. Volta um produto, vai outro, quem paga o frete? Qual o custo da troca para a empresa? Quem separa e registra as informações? E assim vai…

Para sanar estas dificuldades, tudo foi pensando dentro do Orquestra Black. A própria facilitação entre comunicação de pessoas e comunicação entre sistemas já torna esse processo muito mais inteligente. O uso de RPA dentro do BPMS torna automático muitas  das tarefas operacionais, evitando erros e esquecimentos.

Quem vai gostar do Orquestra Black?

O público alvo do Orquestra Black é qualquer empresa que realiza venda online, seja por e-commerce ou marketplace. Para nós, pouco importa o tamanho do negócio, se é uma pequena, média ou grande empresa. Nós queremos transformar os negócios e ajudá-los a obter cada vez mais resultados. Transformando processos internos em processos inteligentes e altamente eficientes.

Uso mobile, tem?

Sim! Com certeza. A própria sigla da SML (Simplicidade, Mobilidade e Liberdade) traz essa necessidade de planejarmos sempre pensando na facilidade de uso.

Terceiros conseguem acessar o sistema?

Para descomplicar ainda mais o seu trabalho é possível você dar acesso ao sistema para quem você desejar. Trabalha com áreas terceirizadas (Marketing, TI, etc.)?  Sem problema! Para que suas áreas de suporte que são terceirizadas participem deste processo mais eficiente, o Orquestra Black consegue atender e interligar todos os setores, você quem decide quem vai usar.

Integração com Business Intelligence (BI), tem?

Para tornar possível toda esta comunicação e automatizar os processos, o Orquestra pode ser integrado com mais de 1.000 aplicações. Inclusive com sua ferramenta de Business Intelligence.

Conheça agora mesmo!

Agende uma apresentação do Orquestra Black

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Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.