Entenda os impactos de otimizar o processo de compras na empresa

A transformação digital está modificando profundamente as estratégias de negócios e o mercado como um todo. Departamentos e processos passam por mudanças importantes, ganhando em desempenho e gerando diferenciais competitivos para quem aproveita as oportunidades.

Ainda assim, é natural ter algumas dúvidas sobre como isso ocorre em cenários como o do setor de compras. Afinal, de que forma essas atividades refletem nos resultados financeiros da empresa?

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Para esclarecer essa questão, vou mostrar a importância de otimizar o processo de compras, como fazer isso e os impactos em sua empresa. Confira!

Por que otimizar o processo de compras?

Em um mercado cada vez mais competitivo, acredito que otimizar processos é praticamente uma questão de sobrevivência. Manter estratégias obsoletas pode fazer com que sua organização fique para trás, principalmente quando o assunto envolve o estabelecimento de relações comerciais.

A aquisição de materiais impacta em diversos setores. Tomando a indústria como exemplo, isso vai desde o estoque e a logística até a própria manutenção e as linhas de produção. Quanto mais rápido e eficiente for o ciclo de compras, melhor o desempenho e menores os custos nos demais departamentos.

A tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo. Soluções inovadoras, como softwares de gestão, permitem planejamento e execução cada vez mais ágeis. É um caminho natural pelo qual o mercado todo deve passar ao longo dessa fase de digitalização dos negócios.

Como fazer isso na minha empresa?

A otimização do processo de compras ocorre como um desenvolvimento contínuo de ações. Ainda assim, é possível identificar algumas etapas fundamentais desse processo. Para começar, sugiro que você conheça a fundo o consumo da sua empresa.

Em seguida, é preciso investir em uma cultura da inovação, na qual os profissionais da sua empresa estão engajados na adoção de soluções tecnológicas mais eficientes. O ideal é tornar digital o processo de compras, fazendo da internet um mecanismo que reduz tempo e custo. Soluções para viabilizar transações online são bons exemplos disso.

Já do ponto de vista da eficiência, é importante adotar indicadores para monitorar o processo e identificar pontos de melhoria. Encurtar o ciclo de compras, integrá-las a uma plataforma unificada e manter a exigência em relação à qualidade são ações complementares que dão resultados significativos.

É preciso tratar o processo de compras como uma questão estratégica, já que os reflexos disso afetam diretamente os resultados da empresa.

Veja, material complementar:

Como melhorar o processo de compras
Como melhorar o processo de compras

Quais são os impactos nos negócios?

Para começar, o estoque da sua empresa tende a ser reduzido. Isso representa um corte significativo de custos, gerando receita para investimento em outros pontos. A produção, por sua vez, tende a sofrer menos com paradas nas linhas. Conforme o fluxo de aquisições é mais eficiente, a reposição é mantida sob controle.

No âmbito administrativo, duas questões valem destaque especial. Primeiro, o desempenho dos profissionais, que passa por uma melhoria perceptível. Quanto mais digitalizado for o sistema de compras, mais organizado é o processo e mais fácil será o trabalho dos compradores.

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Para complementar, a forma de armazenamento das informações é otimizada, tornando possível gerar relatórios e identificar padrões. Gastos excessivos podem ser reanalisados, novas oportunidades entram nos objetivos estratégicos etc.

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O resultado é o Business Intelligence (BI) sendo colocado em prática. Por isso, coloque essas dicas em prática para otimizar o processo de compras e levar o desempenho da sua organização a um novo patamar!

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Até breve!


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Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.