Veja essas 6 certificações para quem é da Área de Processos

Quem aqui não sabe que gerenciar projetos e processos é um desafio constante? Entretanto, neste texto vou falar sobre 6 certificações que tornam a tarefa de gerenciar projetos e processos muito mais simples! Pois, ao certificar-se você não será apenas um profissional certificado, será um profissional muito melhor preparado!

Pegando o gancho do parágrafo anterior, eu te pergunto: como você enxerga uma certificação? Eu vejo como a possibilita de chegar mais pertinho de metodologias e boas práticas que me enriquecerão como profissional! Que tornarão a minha vida mais simples e me farão ter mais prestígio no mercado de trabalho.

E foi exatamente por isso que eu criei este post! Para comentar com vocês quais são as certificações relacionadas a projetos e processos!

Talvez agora você esteja querendo me perguntar por que processos E Projetos! Pois bem, às vezes para atingir um resultado com a modificação extrema de um processo eu preciso saber gerenciar um projeto! Não é mesmo? Então, vamos lá!

 

VÍDEO: Qual a diferença entre processo e projeto?

Certificações de processos

1. CBPP

Certified Business Process Professional (CBPP) é uma certificação reconhecida internacionalmente, concedida pela Association of Business Process Management Professionals (ABPMP) que valida o conhecimento, experiência e habilidade para articular princípios e práticas em Gerenciamento de Processos de Negócio, ou seja, Business Process Management (BPM).

Essa certificação baseia-se em um programa de testes padronizado mundialmente que consta no Corpo Comum de Conhecimento da ABPMP, o BPM CBOK — um livro que serve como um guia para os profissionais e contém uma série de conhecimentos e informações reunidos por especialistas.

A certificação CBPP é destinada a profissionais que têm como ocupação principal a gestão de processos de negócio ou, então, que possuam larga experiência em processos e que queiram comprovar sua expertise na área.

Por meio dessa certificação em processos, o profissional adquire uma credencial única e internacionalmente renomada e passa a ser reconhecido formalmente em nove áreas de conhecimento do BPM CBOK, são elas:

  • gerenciamento de processos de negócio;
  • análise de processos;
  • desenho de processos;
  • modelagem de processos;
  • transformação de processos
  • organização de gerenciamento de processos;
  • gerenciamento de desempenho de processos;
  • gerenciamento corporativo de processos;
  • tecnologias de BPM.

Informações gerais:

Idioma da prova: A prova pode ser feita em português

Bibliografia de base: CBOK

Instituição certificadora: ABPMP

Certificação: válida internacionalmente

Site para mais informações: www.abpmp-br.org.

2. OCEB

A certificação em Business Process Management (BPM), conhecida como OCEB, é concedida pela Object Management Group (OMG). O Grupo OMG é um grupo que define padrões de boas práticas relacionadas com o BPM, como Business Process Model and Notation (BPMN) e Business Motivation Model (BMM), Business Process Maturity Model (BPMM), dentre outros.

Ao se certificar, você poderá optar entre as cinco titulações que vão do nível básico ao avançado, são elas:

  • OCEB Fundamental — nível básico;
  • Business Intermediate e Technical Intermediate — nível intermediário;
  • Business Advanced e Technical Advanced — nível avançado.

Para o profissional que obtém a certificação, fica evidente que ele é capaz de potencializar o trabalho de equipes multidisciplinares, repensar serviços, transformar organizações e construir novas formas de geração de valor para a empresa.

Informações gerais:

Idioma da prova: A prova deve ser feita em inglês

Bibliografia de base: Manual de Certificação OCEB

Instituição certificadora: OMG

Certificação: válida internacionalmente

Site para mais informações: www.omg.org.

Certificações de projetos

3. PMP

Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP) é a certificação de projetos mais reconhecida e exigida mundialmente, sobretudo na indústria. Ela tem como objetivo evidenciar que o profissional possui formação, experiência e competência para liderar e dirigir projetos de maior porte.

Assim, para profissionais experientes em projetos ela significa uma consolidação de habilidades que pode levar a novas oportunidades de carreira e promoção.

Informações gerais

Idioma da prova: A prova pode ser feita em português

Bibliografia de base: Manual de Certificação PMP

Instituição certificadora: PMI

Certificação: válida internacionalmente

Site para mais informações: brasil.pmi.org.

4. CAPM

Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM) foi elaborada para os profissionais que dispõem de menos experiência, como gerentes de projetos menos experientes, patrocinadores de projeto, estudantes ou professores, técnicos e profissionais que buscam gerenciar projetos maiores e assumir mais responsabilidades.

É uma certificação que mensura a compreensão de quesitos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente, como conhecimentos, termos e processos.

A CAPM ajuda o profissional a demonstrar o seu compromisso com a profissão e o seu empenho para investir no desenvolvimento profissional e otimizar suas habilidades e conhecimentos.

Informações gerais

Idioma da prova: A prova pode ser feita em português

Bibliografia de base: Guia PMBOK e Manual e Certificação CAPM

Instituição certificadora: PMI

Certificação: válida internacionalmente;

Site para mais informações: brasil.pmi.org.

5. PgMP

Profissional de Gerenciamento de Programas (PgMP) é uma certificação desenvolvida para reconhecer as qualificações de profissionais capazes de comprovar larga experiência profissional de promover a gestão integrada de múltiplos projetos alinhados às estratégias organizacionais.

Além disso, deixa evidenciado que o profissional é capaz de garantir o sucesso do programa para obter benefícios não disponíveis quando os projetos são gerenciados individualmente.

A PgMP comprova que o profissional possui uma visão ampla de projetos integrados e está apto para controlar não apenas custos, prazos e riscos, mas também o gerenciamento compartilhado de recursos, bem como a comunicação entre as muitos profissionais envolvidos em um projeto.

Como os programas — conjunto de projetos coordenados entre si de forma articulada —, normalmente, contêm atividades bastante complexas que podem incluir organizações, funções, regiões geográficas e diferentes culturas, um gerente de programas credenciado é, sem dúvida, o profissional mais requisitado.

Informações gerais

Idioma da prova: A prova pode ser feita em português

Bibliografia de base: Manual de Certificação PgMP

Instituição certificadora: PMI

Certificação: válida internacionalmente

Site para mais informações: brasil.pmi.org

6. PMI-ACP

Profissional Certificado em Métodos Ágeis (PMI-ACP) é a certificação para os profissionais que dominam métodos ágeis de gerenciamento de projetos. Ela tem crescido muito nos últimos tempos. Muitos dos profissionais que buscam por essa certificação já são credenciados PMPs, e querem acrescentar mais um diferencial em sua carreira.

O atual cenário mercadológico exige muita agilidade; igualmente, os perfis de muitos projetos necessitam de formas menos estruturadas e mais rápidas de gerenciamento. Muitos desses métodos que na maioria são provenientes da área de TI, atualmente, são aplicáveis nos mais diversos segmentos.

Um profissional de ponta é aquele capaz de utilizar diferentes métodos de gerenciamento conforme o tipo de projeto a ser executado e das necessidades da organização.

Existem ainda outras duas certificações PMI para gerentes de projetos: Risk Manager Professional (PMI-RMP), que certifica um profissional especialista em gerenciamento de riscos nos projetos, e Scheduling Professional (PMI-SP), que reconhece a expertise do profissional em desenvolver e controlar os prazos de projetos.

Informações gerais

Idioma da prova: A prova pode ser feita em português

bibliografia de base: Manual de Certificação PMI-ACP

instituição certificadora: PMI

certificação: válida internacionalmente;

site para mais informações: brasil.pmi.org.

_______________________________________

Enfim, ser um profissional detentor de certificação em processos e projetos demonstra seu compromisso com a área e interesse em manter um desenvolvimento contínuo e atualizado com as melhores práticas existentes no mercado.

E então, você já conhecia todas essas certificações? Aproveite e compartilhe este artigo em suas redes sociais e abra um diálogo sobre esses e outros tipos de certificação com seus amigos!

Eu sou super a favor da disseminação do conhecimento. Espero que estas informações tenham sidos úteis para você. 🙂

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.