BPM como aliada da Gestão de Pessoas – RH

Há muito tempo a área de Gestão de Pessoas (RH) deixou de ser apenas uma área da empresa para seleção e admissão de profissionais. Foi-se o tempo em que as pessoas eram vistas apenas como engrenagens que poderiam ser substituídas facilmente dentro da empresa. A famosa área de RH – Recursos humanos – hoje está preocupada com a retenção e o desenvolvimento de talentos.

Veja também: A importância da tecnologia da informação no RH

Mas, meio a tantas tarefas, muitas vezes os planos para reter e desenvolver os profissionais acaba ficando de lado. Entretanto, a administração dos recursos humanos e o desenvolvimento dessas pessoas, chega a ser um fator competitivo para as companhias diante de um mercado concorrido e desafiador.

E é nessa linha de raciocínio que eu trago uma questão: Como a área de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos consegue atender o seu papel estratégico em meio a tantas atividades operacionais?

Foi então que para responder a esta pergunta eu trouxe um case de sucesso para o blog. Um caso real de uma empresa que reduziu a burocracia, drasticamente. Acompanhe.

Automatize seus processos de RH agora mesmo

Os desafios da área não são poucos. Além de todas as atividades operacionais, os profissionais de Gestão de Pessoas precisam ficar atentos às questões burocráticas. Como também legislativas e atividade gerais do dia a dia, que consomem tempo e dedicação. É nesse momento que a SML Brasil traz a solução de Gestão de Pessoas. O objetivo é dar suporte para a área de RH, contribuindo na gestão e facilitando todos os processos.

Na prática significa que você irá usar uma ferramenta, um software, para executar os processos que consomem o seu tempo. Para chegar a essa solução, que é completa e pronta para implantação, utilizamos do conhecimento de nossos especialistas no assunto.

A solução/ferramenta de Gestão de Pessoas é composta por vários processos. Tais processos são disponibilizados com boas práticas, tanto relacionadas à expertise da SML, como também ligadas às questões legais.

Como funciona?

A ferramenta foi criada a partir da plataforma de BPM (Business Process Management) da SML Brasil. E é totalmente integrada a sistemas legados das empresas. Ainda é possível utilizar outros recursos como integração para gerenciamento e armazenamento de documentos, a fim de eliminar o papel e facilitar a gestão.

Você pode utilizar a ferramenta em qualquer hora e lugar, pois foi desenvolvida também para dispositivos móveis. Seguindo os pilares de Mobilidade e Liberdade propostos pelo nome da empresa (SML Brasil). Na prática, a solução, que já é utilizada por muitos clientes da SML e pode ser aplicada por empresas de todos os segmentos e portes, traz resultados significativos. Como é o caso do cliente Atento, empresa multinacional de contact center, que conta com 150 mil funcionários no mundo, sendo 75 mil no Brasil.

História real de sucesso: Case Atento

A Atento tinha como necessidade melhorar a eficiência do Processo de Recrutamento & Seleção por meio da automação. O trabalho desenvolvido em parceria com a SML Brasil visou a eliminação de retrabalho e melhores resultados com indicadores de gestão e controle, sem diminuir a segurança da informação, em especial os dados pessoais dos candidatos.

Como era antes da automatização

A empresa contrata mensalmente cerca de seis mil pessoas, nas 33 unidades distribuídas no Brasil. O primeiro passo do projeto foi investir no paperless, ou seja, eliminar papel da operação. Antes da solução de Gestão de Pessoas, a Atento tinha como desafio, organizar, armazenar e controlar cerca de 20 documentos diferentes de cada candidato. Entre cópias de documentos pessoais, formulários de benefícios e/ou assistência médica, entre outros.

Como ficou depois da automatização

Com a solução da SML Brasil, a empresa conquistou benefícios, com destaque para a redução de papel – com a utilização de formulários eletrônicos que contém informações básicas dos funcionários e que são necessárias para todas as áreas da empresa.

  • Foram eliminadas a tramitação de 130 mil páginas por mês, que passaram a ser digitalizadas;
  • Foram eliminadas mais de 42 mil folhas impressas para provas e gabaritos dos processos seletivos, pois passou a ser prova eletrônica;
  • Houve redução de custos com a guarda física desses documentos, que antes eram de mais de 500 mil documentos/mês e passaram a ser apenas três folhas por candidato;
  • Houve a redução do tempo no processo, possibilitando a admissão de funcionários no mesmo dia;
  • Além disso, a empresa otimizou as etapas dos processos, ganhou em controle sistêmico, reduzindo o número de sistemas para manusear.

Veja uma demonstração:

E então? O que você achou desse artigo? Se quiser conversar conosco, entre em contato! Será um prazer te ajudar. Ou, se preferir, assine a nossa news! Até mais!


Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management e melhoria contínua.