Digitalização, Digitização ou Transformação Digital?

Você provavelmente já ouviu falar em transformação digital e digitalização. Mas sabe o que é digitização? Se ficou em dúvida sobre a existência desse termo na língua portuguesa e o seu significado, este artigo é para você!

[atualizado em 28/08/2018]


Nos últimos anos, um novo termo, aparentemente escrito de forma errada, começou a ser usado pelas organizações envolvidas em atividades de revisão de processos e de inovação de negócios: digitização.

O termo é tão novo que seu significado ainda não está disponível na maioria dos dicionários de língua portuguesa. Como veremos a seguir, a ideia de digitização é bem diferente de digitalização, termo já antigo e conhecido de todos nós.

Para complicar, em paralelo, nos EUA,  os termos digitization e digitalization também começaram a ser usados, mas com sentidos aparentemente contrários do Brasil.

Apesar da escrita semelhante, a ideia de digitização é bem diferente da de digitalização, termo já bem difundido no meio empresarial. Descubra agora o que significa cada um desses termos e a importância de incorporar práticas de digitalização, digitização e transformação digital no seu negócio!

Veja a tabela abaixo. Não, a tradução português-inglês não está errada.

Termo em InglêsComo tem sido chamado em PortuguêsO que significa?
DigitizationDigitalizaçãoDe modo simplificado, é o processo de criar uma versão digital (bits e bytes) de um objeto analógico ou físico, como um papel, um documento ou uma foto. Geralmente, envolve algum tipo de mecanismo de captura, como um scanner. Nesse processo, o objeto físico não é necessariamente substituído, podendo continuar a existir junto ao digital. Quando dizemos que um processo de negócio foi digitalizado, por exemplo, queremos dizer que ele passou de um estado 100% dependente de papel para um estado onde informações digitais são tramitadas.
DigitalizationDigitizaçãoÉ um processo que pode envolver o digitalização mas é uma mudança mais profunda, no caminho de transformar o negócio para digital, mudando seu modelo de negócio e fluxo de valor. Nesse caso, a organização se aproveita de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração para mudar sua forma de atuar frente ao mercado.
Digital transformationTransformação digitalA transformação digital envolve a digitização e a digitalização, sendo caraterizada por uma mudança muito mais profunda e radical no modelo de negócio da empresa. Na transformação digital, todas as áreas e operações da empresas são impactadas pela emergência de novas tecnologias e modelos de operação, dando origem a uma organização totalmente digital.

O que é digitização?

A digitização é uma palavra que vem do termo digitalization, em inglês. Ela se refere ao processo de transformar o negócio em digital, o que exige mudanças no seu modelo de negócios e fluxo de valor, por exemplo. Para isso, a organização se aproveita de novos processos, sistemas, ferramentas e meios de colaboração, mudando a sua forma de atuar frente ao mercado.

Portanto, em vez de envolver apenas a passagem de dados físicos para o formato digital, como é o caso da digitalização, a digitização modifica profundamente a estrutura, processos e estratégia do negócio. A empresa abre mão das suas estruturas para atuar em uma plataforma online.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e conectado, ela pode ser o processo de que a sua empresa precisa para ganhar um diferencial competitivo e se destacar no mercado. Ela auxilia na redução de custose traz inovação para a empresa. Além disso, esse processo permite que a sua estratégia se alinhe às necessidades atuais do mercado consumidor.

Porém, atualmente, apenas 9% das empresas têm potencial para ser digitizadas, de acordo com o modelo de negócios da organização.

Portanto, é preciso rever os processos e a estrutura da organização para que a transformação seja efetuada. A expectativa é de que, em cinco anos, esse número passe para 72%.

O que é transformação digital?

A transformação digital (digital transformation) é um processo no qual as empresas se utilizam do que há de mais tecnológico na atualidade para aumentar a produtividade da equipe e potencializar os seus resultados. Ela consiste em um processo amplo, no qual a tecnologia passa a ocupar um lugar central na organização.

Portanto, a transformação digital pode envolver digitalização e/ou digitização, mas vai além disso. Nesse processo, a empresa faz uso de ferramentas e metodologia de análises de dados tecnológicas — como o Big Data, Business Intelligence, People Analytics, entre outros — para aumentar o seu desempenho e gerar ainda mais valor para os seus clientes.

Ela envolve quatro pilares essenciais que demonstram os principais objetivos da transformação digital no negócio:

  1. melhoria da eficiência dos processos internos;
  2. melhoria da experiência do cliente;
  3. aumento da inovação tecnológica na organização;
  4. geração de valor e vantagem competitiva para a empresa.

Adotar a transformação digital permite que a sua empresa aumente a lucratividade do negócio, reduza custos, aumente a produtividade da equipe e traga soluções cada vez mais inovadoras para os clientes.

Ela envolve uma revolução completa na forma como você trabalha e disponibiliza produtos para os clientes, sendo necessário muita pesquisa e planejamento para implementá-la na empresa.

Agora que você já entende o que é digitalização, digitização e transformação digital, leve esses conceitos para sua empresa agora mesmo!

Estar alinhado às demandas do mercado e do mundo digital no qual o negócio está inserido é essencial para ganhar vantagem competitiva e levar a sua empresa ao sucesso.

Portanto, estude os seus processos e descubra como esses três conceitos podem ser implementados na sua empresa para potencializar os seus resultados.

Ficou alguma dúvida, quer dar uma sugestão ou contar a sua experiência com a tecnologia na sua organização? Então deixe um comentário abaixo! Estamos ansiosos para entender como este texto te ajudou a transformar a sua empresa em um negócio de sucesso!

 


Você pode gostar também de:

Vídeo (1 minuto): O que é digitalização? Confira AQUI.

Artigo (aprox. 10 min): Como a Assinatura Eletrônica é capaz de potencializar o ciclo das inovações disruptivas. Leia AQUI.

Webinar (aprox. 50 min): Mundo Sem Papel: Como BPM, ECM e Assinatura Eletrônica eliminam o papel de uma vez por todas? Assista AQUI.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS