10 Etapas para melhorar a eficiência de processos [Infográfico + Checklist]

EFICIENCIA EM PROCESSOS

Neste post sobre eficiência de processos você vai encontrar:

  • Um infográfico com 10 etapas para melhorar a eficiência em processos.
    • Elaborado com base no conhecimento tácito e muita leitura relacionada a Gestão de Processos (o infográfico encontra-se após o texto deste post).
  • Um checklist em Excel com ações, dicas e vídeos práticos que vão te ajudar a implementar os 10 passos mencionados no infográfico.
    • Este é o checklist mais completo que você já viu! Faça o download abaixo:
Checklist de eficiência em processos

Bem, antes de apresentar o infográfico logo abaixo, faço a seguinte pergunta: você já se questionou sobre como melhorar a eficiência de um processo? Pois bem, eu me pergunto isso, praticamente, todos os dias.

Já me deparei com mapeamentos gigantescos de um fluxo de tarefas que pareciam não ter fim. Aconteceu também de eu analisar um processo super simples e pequeno, e ter dificuldade de entendê-lo, pois o desenho estava confuso…

Desenho confuso não quer dizer que a pessoa não soube representar o fluxo de atividades, mas sim que ao olhar por um outro ponto de vista (no caso o meu) dúvidas surgiram. O processo pode até ser daquele jeito, o que significa que o desenho estava certo, mas esse fluxo de tarefas pode, simplesmente, não fazer sentido para o meu ponto de vista.



Mas, tudo bem! Até aqui, nenhum problema… Pois, já aconteceu até mesmo de eu me perder na minha própria descrição de um determinado processo. Acredita?

É neste momento que eu paro e penso: “opa, algo está errado aqui!”.

Pensando nisso, preparei o infográfico abaixo com dicas para melhorar a eficiência dos processos, para diminuir o tempo de execução, diminuir a burocracia e evitar erros. O checklist em Excel (no início deste post) é um complemento, uma ferramenta, que te auxiliará a implementar essas 10 etapas.

Afinal, você há de concordar comigo que de nada adianta eu identificar que o processo está extenso e burocrático e nada fazer para mudar isso, não é mesmo? Levantar problemas é muito fácil, mas e resolvê-los? Aaaah, aí já é outra história, prezado ou prezada leitor (a).

Enfim, confira o infográfico abaixo e comente o que você achou.

Fazer o Download do Infográfico

Stories


Artigos Similares

A Zeev coleta, via cookies, dados essenciais para o funcionamento do site e métricas de acesso. Saiba Mais.

Entendido
Gestão de Projetos: 6 livros fundamentais Stoque adquire a Zeev e expande atuação no mercado digital Dicas de Softwares para a Gestão de TI Como melhorar a eficiência do Centro de Serviços Compartilhados