15 fatos (sobre o mercado) relacionados a transformação digital

A SML promove um evento chamado TDB, você sabe o que significa essa sigla? TDB são as iniciais de Transformação Digital Brasil! Trata-se de um evento rico em informações sobre as novas possibilidades para inovar o seu negócio. É um evento que atrai um público preocupado em entregar uma experiência digital ao cliente.

Por estarmos na semana do TDB São Paulo, trouxemos para você uma lista com 15 fatos envolvendo a transformação digital e o impacto que esta transformação gerou no mercado. Vamos lá?

 

Quer saber mais sobre o TDB de São Paulo? Clique aqui!

 

1) O Spotify inovou a maneira de ofertar música e complicou a vida das gravadoras de CD (Você enxerga a transformação digital aqui?)

De 2011 para 2013 as vendas de CDs, DVDs e Blu-ray tiveram queda de 25%. No mesmo período, o acesso à música digitalmente teve aumento de 105%. Somente de 2012 para 2013 o número de downloads cresceu em 87,15%. Fonte: Associação Brasileira de Produtores de Disco (Abpd). 

2) A comercialização digital de Filmes e Séries, a Netflix, faliu as locadoras, rouba a audiência da TV aberta e complica os negócios das empresas de TV a cabo (Transformação Digital, de novo!)

Depois de mudar para sempre a indústria da música, a revolução digital avança na sala da TV — para alegria dos espectadores e receio das emissoras. Os telespectadores querem assistir ao que quiserem, quando quiserem e na tela que quiserem — e, para as novas gerações, as coisas simplesmente são assim.  Fonte: Revista Exame 

3) O Booking, com inúmeras opções e informações online, complica  as agências de turismo (Transformação Digital gerando comodidade e facilidade)

Booking é uma das maiores agências online do mundo, com uma enorme quantidade de inventário disponível, oferecendo quase 1 milhão de alternativas de alojamento em mais de 220 países e territórios. A cada 24 horas são reservadas, em média, +1 Milhão de estadias. Fonte: http://hotelaria.blogs.sapo.pt/

4) O Google acabou com a Listel, Páginas Amarelas, como também com as enciclopédias (Quase podemos atribuir ao Google a alavanca de sucesso da Transformação Digital)

É necessário (mesmo?!)  falar alguma coisa sobre esse gigante: Google?

5) A empresa Airbnb está perturbando os hotéis (Transformação Digital)

Com apenas quatro anos de existência, o Airbnb se tornou uma das principais plataformas de oferta de hospedagens do mundo. Hoje o serviço está presente em mais 192 países, oferecendo das opções mais convencionais até as mais inusitadas como iglus, casas em árvore, barcos, entre outras. Fonte: https://canaltech.com.br

6) O Whatsapp está complicando as operadoras de telefonia  (Transformação Digital fazendo parte do cotidiano de todos os níveis sociais)

O Aplicativo chegou a uma marca que nenhum outro aplicativo de mensagens conseguiu alcançar, o que atraiu os olhares de outras grandes empresas do mundo virtual.  Vendida por cerca de US$ 22 Bilhões, e após recusar a proposta bilionária da Google, o WhatsApp hoje pertence ao Facebook, mantendo os valores da empresa de acordo com a de seus criadores. Fonte: https://www.meucupom.com

7) As mídias sociais estão dificultando os veículos de comunicação

Hoje em dia, para que um assunto tenha ibope nos veículos de comunicação ele deve ser baseado nos top Trends da internet, senão ele pouco importará. Resumidamente pode-se dizer que as Redes Sociais pautam a mídia. Fonte: http://webinsider.com.br

8) O Uber venceu os taxistas (Transformação Digital gerando o fim do monopólio)

A Uber é considerada uma empresa de tecnologia disruptiva, este nome é dado para inovações com potencial para criar ou destruir mercados. Com um valor entre 62,5 e 64,6 bilhões de dólares  a Uber já vale mais que Ford ou GM. Fonte: Exame

9) A OLX acabou com os classificados de jornal (Transformação Digital)

Classificados de jornal…Jornal? O que é Jornal?

 10) O Smartphone acabou com as revelações fotográficas e com as câmeras amadoras (Transformação Digital)

Em 2020 o número de pessoas que terá pelo menos um celular será maior que número de pessoas com acesso a eletricidade, água potável e automóveis, segundo as últimas previsões da empresa de tecnologia Cisco.

 11) A facilidade de comunicação online está acabando com os Correios

Os Correios são uma empresa de 354 anos, concebida dentro do monopólio dos serviços postais. Porém, esse monopólio acabou. A atividade postal está acabando no Brasil e no mundo. Cartas já não existem, cartão postal nem se fala, boletos quando não são enviados por e-mail estão em débito automático. Quais são as novas possibilidades? Os Correios estão atrasados nas alternativas para fazer frente a essa queda. Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br

12) O Waze acabou com o GPS

Mais uma vez a questão online ganha força, com a infinita possibilidade de gerar informação oriunda de qualquer lugar do mundo. Hoje pertencente ao Google, Waze vale mais de bilhões de dólares. Fonte: https://oglobo.globo.com

13) Nubank ameaça o sistema bancário tradicional

Já tentou solicitar um cartão de crédito Nubank? Você pode executar todo o processo sem sair do sofá, em alguns dias o cartão chegará na sua casa. Sem cópia de documentos e sem assinatura a caneta e papel. Que tal? Você já pensou em copiar essa ideia?

Saiba um pouco mais sobre assinatura eletrônica e digital aqui

 14) A Nuvem/Cloud acabou com o Pen drive?

Dispositivos físicos de armazenamento são adquiridos por um valor que variam de acordo com a capacidade e o modelo, precisam de cuidados especiais e com o tempo precisam ser substituídos. Já o serviço de armazenamento em nuvem não requer  este tipo de cuidado e conta com uma grande vantagem: a mobilidade de acesso em qualquer lugar a qualquer hora.

 15) Banco online, você já conhece?

Os bancos online estão inovando a maneira de oferecer serviços. Sem taxas, sem papel, sem burocracia, Blockchain,  assinatura eletrônica, token… tecnologia de ponta na palma da mão!

 __

Esta listagem aparece em diversas páginas na internet com diferentes autorias. Utilizamos a lista e acrescentamos a ela algumas informações. Porém, o verdadeiro objetivo desse post é te fazer a seguinte pergunta:

 

Como você vê e o que você está fazendo para transportar o seu negócio para o mundo digital, já pensou sobre isso?

 

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management.