Gestão de Processos: como impulsionar o sucesso da sua organização

O que Gestão de Processos tem a ver com o sucesso da sua organização? Ora, a época em que as empresas poderiam gastar anos desenvolvendo produtos ou continuar na liderança com pequenos esforços esporádicos acabou. Se o objetivo é se manter ativo no mercado, o tempo de resposta às mudanças é um fator cada vez mais relevante.

Nos últimos anos, vimos a crescente necessidade de conhecer, mapear, alterar, inovar e aperfeiçoar os processos rapidamente, sendo eficiente e eficaz ao mesmo tempo.  O Business Process Management (BPM) emergiu como uma metodologia que objetiva modelar, documentar, medir e monitorar os processos, mantendo ou criando um alinhamento com a estratégia da organização.

business process management = gestão de processos de negócio

Toda a atividade importante dentro da empresa faz parte de algum processo. Não existe um produto fabricado ou um serviço oferecido que não tenha um processo envolvido.

Foco no cliente, mapeamento de atividades, análise, redesenho, melhorias, agregação de valor, automatização, implementação: são todos fatores chave do BPM. Engana-se aquele que mede apenas eficiência de chão de fábrica, a eficiência em um fluxo de informação também pode ser medida, pode ser gerenciada, controlada e melhorada!

É obrigatório conhecer os seus processos para poder identificar gargalos (sim, gargalos existem em processos de negócio também), e identificar as atividades duplicadas que não agregam valor.  O sucesso é atingido por empresas que conseguem explorar o potencial de seus processos, centralizando as prioridades, ações e recursos.

automatização de processos

Entretanto, o BPM ainda não está completamente popularizado. Porém, afirmo, que esta realidade está mudando.

O Google possui uma ferramenta chamada Google Trends, que possibilita a comparação de dois ou mais termos de pesquisa. Se compararmos os termos Lean Office, Six Sigma e BPM, o termo BPM aparece na posição de liderança e se apresenta muito mais procurado do que as outras duas metodologias. Esta é uma evidência da importância do Business Process Management (BPM).

bpm no google trends

A implementação do BPM é uma imposição do mercado para aqueles que desejam acompanhar a evolução ágil da inovação de produtos e serviços. E, também, para aqueles que desejam impulsionar, criar ou manter o sucesso da organização. Em todos os casos a questão não é “se” a empresa vai aderir e desenvolver um projeto para migrar para a gestão por processos, a questão é “quando”.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Meu nome é Bruna Amaral. Sou Engenheira de Produção, formada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. Possuo oito anos de experiência atuando em melhorias de processos de negócio em empresas de grande porte como: Ferramentas Gedore, AGCO do Brasil, John Deere e DHB Global. Sou auditora de processos formada pelo Instituto de Qualidade Automotiva (IQA) e apaixonada por Business Process Management.
  • Artigo interessante.

    • Bruna Amaral

      Olá, Daniel! Fico feliz que você tenha gostado do post! Acompanhe o blog e fique por dentro das novidades!

  • Melina Castro

    Realmente bem interessante. Estou acompanhando os posts do Blog.

  • Fabiano Santos de Almeida

    Olá Bruna Amaral, tudo bem?
    Sou funcionário da John Deere e sou estudante de Engenharia de Produção.
    Na faculdade tenho que apresentar um trabalho referente como é feito o controle do processo de eficiência da empresa onde trabalho, se é por OEE, CP e CEP. a John Deere se enquadra eim alguns desses?

    • Bruna Amaral

      Olá, Fabiano!

      CEP é uma ferramenta para controle estatístico do processo, que mede a qualidade da produção!
      O que mede eficiência é OEE.
      Na JD ambas são utilizadas. CEP na Usinagem e OEE na linha de montagem.

      Espero ter lhe ajudado.

      • Fabiano Santos de Almeida

        Olá Bruna! Obrigado ajudou muito!!!
        Na parte logística da JD também é usado ambos ou só o OEE?

        • Bruna Amaral

          Na Logística nao é utilizado esse tipo de medição. Nem CEP, tampouco OEE. Pois a Logística não “produz”. Lá, outro tipo de métrica é utilizada.

          • Fabiano Santos de Almeida

            Entendo e você sabe me dizer qual metodologia é utilizado na logística?
            me referindo tanto na operação quanto no processo. Por exemplo: No ADM como é feito o controle de todas as atividades através de PO (Pesquisa Operacional).

          • Bruna Amaral

            Esse tipo de informação é restrita na empresa. Eu te indicaria ir até a Logística e perguntar. Até porque, isso fará com que você aprenda muito. Será uma experiência muito válida. Pode apostar!

          • Fabiano Santos de Almeida

            Tudo bem, irei tomar conhecimento. Obrigado por ser tão atenciosa!
            Adorei seu blog, está de parabéns!!!

          • Bruna Amaral

            Imagina! Eu que lhe agradeço. E quando precisar, nos procure!