O que avaliar ao fazer a automação de processos de RH

O excesso de burocracia e os inúmeros desafios enfrentados pela área de Recursos Humanos em seu dia a dia tornam a automação de processos uma verdadeira necessidade em organizações de todos os portes.

Afinal, são essas ferramentas que permitem os profissionais focarem em tarefas estratégicas para a empresa, em vez de lidar com rotinas que não agregam valor ao negócio e ainda podem incorrer em erros humanos que podem custar caro no final das contas.
O maior benefício da automação de RH é a redução de custos. Contratar e desligar fica mais simples e barato. Em empresas geograficamente pulverizadas, isso facilita a otimização: com apenas uma equipe, é possível gerenciar os processos à distância.
Um fator importante que reduz o risco judicial é o maior controle sobre documentos. Outras vantagens da automação de RH estão no fato de que esse recurso ajuda a melhorar o desempenho do trabalho, uma vez que permite ao colaborador ter um controle melhor da sua rotina.

 

Sem burocracia

automação de processos de rh

Se o seu negócio tem um número grande de admissões e demissões, grandes volumes de documentos ou deseja focar sua força de trabalho na atividade-fim, investir nesse tipo de serviço certamente é uma boa ideia.
Um departamento de Recursos Humanos desburocratizado e focado na gestão de pessoas tem mais espaço para criar um bom clima interno, em investir no employer branding para conquistar os melhores profissionais e aumentar assim a lucratividade da empresa. Por essa razão, é importante investir na gestão digitalizada.
Mas, o que levar em consideração a fazer a escolha do melhor BPMS para RH? Para encontrar essa resposta, separamos algumas dicas. Note que já fizemos o levantamento e a automação de processos para mais de 11 mil aplicações de gestão de pessoas, a maioria para resolver questões de Recursos Humanos, como é o caso do projeto Paperless (sem papel) da Atento.

 

1. Verifique se a ferramenta é adaptável

O software precisa se adaptar a todas as necessidades do negócio. Dessa forma, a sua adoção fica mais fácil e eficiente, gerando rápida aceitação da equipe. Um bom aplicativo admite novos desenhos para a personalização.
O BMP da SML Brasil, por exemplo, criou um módulo especial para gestores que lidam com o gerenciamento de profissionais em home office, tendência em constante crescimento. Além dele, a ferramenta está pronta para atender necessidades como:
• Solicitação e aprovação de vagas;
• Recrutamento e seleção;
• Admissão de pessoas;
• Solicitação de treinamentos;
• Prontuário eletrônico;
• Férias e reembolso;
• Justificativas de ausência;
• Avaliação de pessoas;
• Desligamento de profissionais.

2. Gestão inteligente de documentos

Manter a papelada em ordem é difícil para empresas pequenas e praticamente impossível de ser feita analogicamente em grandes negócios. Uma gestão digitalizada com captura, indexação e busca de documentos pode ser uma maneira simples de organizar os documentos e ter tudo sempre à mão, reduzindo possíveis prejuízos.

3. Responsividade

Essa é a palavra do momento quando se trata de sistemas digitais. Com a praticidade do uso dos smartphones, é possível ter acesso rápido e fácil a qualquer conteúdo na palma da mão. Verifique se a ferramenta proporciona esse nível de conforto ao gestor. No BMP da SML Brasil, por exemplo, os profissionais podem solicitar férias pelo celular.

4. Veja se é a melhor solução para você

Um bom aplicativo pode ser utilizado por diversos formatos de empresas e novas áreas de negócio sem qualquer perda de qualidade nos seus serviços. BPO’s, CSC’s, construtoras, pequenas, médias e grandes empresas podem ser beneficiadas por bons softwares de gestão.

5. Nos consulte
Somos especializados em softwares de BPM adaptados as mais diversas necessidades de negócio. Veja a demonstração da solução de Gestão de Pessoas neste vídeo de 7 minutos, ou agende uma apresentação exclusiva.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS