Resolução 4.474 e Circular 3.789 do Banco Central sobre Digitalização

Você sabia que o Orquestra ECM é capaz de atender a Resolução Nº 4.474 e a Circular Nº 3.789 do Banco Central, que tratam sobre digitalização e gestão de documentos digitalizados?

Sobre a Resolução 4.474 e Circular 3.789

A resolução nº. 4.474 dispõe sobre a digitalização e a gestão de documentos digitalizados relativos às operações e às transações realizadas pelas instituições financeiras e pelas demais instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil, bem como sobre o procedimento de descarte das matrizes físicas dos documentos digitalizados e armazenados eletronicamente.

Já na circular nº. 3.780 são estabelecidos parâmetros técnicos a serem observados no processo de digitalização de documentos de que trata a Resolução nº 4.474, de forma que a resolução estabelece os requisitos relacionados a processos, e a circular os requisitos técnicos.

E de que forma o Orquestra ECM atende a esses requisitos? Bem, vamos lá:

Adequações do Orquestra aos itens referentes à Circular Nº 3.789

Configurações de captura

  • Formato de cor, resolução e compressão para melhor qualidade dos documentos capturados, sem perda de informações, essas configurações são nativas do Orquestra  ECM e podendo ser configuradas de acordo com as regras para captura de documentos estabelecidas na circular.

Armazenamento

  • Os arquivos são armazenados em formato PDF/A (ISO 19005-1:2005 ou posterior), uma vez capturados os documentos em formato  TIFF ou JPEG sem perda de informações, os documentos são enviados para nosso servidor com segurança e convertido para PDF/A. Além disso, armazenamos todos os formatos de transição destes documentos (versões) até sua conversão para PDF/A e assinatura, possibilitando auditoria futura.

Indexação dos documentos

  • Além dos metadados obrigatórios estabelecidos pelo Banco Central para classificação dos documentos, suportamos a criação de outros campos para armazenamento de dados aderindo também as suas regras de negócio.

Adequações aos itens referentes à Resolução Nº 4.474

Assinatura digital

  • O artigo 9º da resolução Nº 4.474, exige que seja assegurada a autenticidade e integridade do documento digitalizado a partir de assinaturas digitais legalmente aceito, que permita a conferência das assinaturas digitais durante todo o período de validade do documento;
  • O Orquestra ECM realiza a assinatura no padrão ICP-Brasil de arquivos em formato PDF/A (ISO 19005-1:2005 ou posterior).

Cópia de segurança

  • A resolução exige que seja realizada uma cópia de segurança dos arquivos digitalizados, sendo que as cópias de segurança dos documentos sejam testadas e asseguradas que estão em perfeito funcionamento caso necessário;
  • Com o Orquestra ECM, além dos procedimentos internos da sua empresa para cópia de segurança destes arquivos, possibilitamos o uso de storage sincronizado, onde cada movimentação (inclusão e remoção) de arquivos realizada no storage principal também reflita em um storage  secundário (cópia), esse recurso em conjunto com a instalação redundante do sistema Orquestra ECM permite o uso deste ambiente apontando para o storage secundário viabilizando a auditoria manual e pontual em conferências dos documentos.

Manuais

  • A resolução exige a disponibilização de manuais e procedimentos do processo de digitalização, armazenamento, manutenção, acesso aos documentos digitalizados e às cópias de segurança dos documentos;
  • Temos disponíveis os manuais quanto ao uso de configuração do Orquestra ECM, e podemos criar os manuais e procedimento em cumprimento as adequações ao Banco Central utilizando o Orquestra ECM contemplando suas regras de negócio.

Veja mais:

Padrão de assinaturas digitais legalmente aceito

Banco Central do Brasil

Orquestra ECM – Caputre, compartilhe e controle documentos e informações.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS