Os seis estágios da Transformação Digital

Transformação Digital: vamos começar de onde estamos?

Transformação digital é estratégia, não tecnologia.

Talvez você já tenha ouvido essa frase, já que nos últimos tempos o tema tem sido a pauta dos principais executivos globalmente. O Diretor de Comunicações da Appian, Ben Farrel prega que a transformação significativa e de alto valor decorre do uso de tecnologias inovadoras para alterar profundamente a forma como a organização opera, desenvolve e fornece produtos e serviços. Como atrai e retém clientes. Como envolve e capacita seus funcionários.

Brian Solis, principal analista da Altimeter (empresa internacional de pesquisa e consultoria em tecnologia), antropólogo, futurista e palestrante globalmente reconhecido, considera a transformação digital como uma das tendências mais importantes dos negócios, moldando como as empresas trabalham, comercializam e inovam para competir em uma economia digital em constante mudança. Solis liderou o estudo desenvolvido pela Altimeter que identificou os Seis Estágios da Transformação Digital.

Todos temos muitos desafios a superar em relação à transformação digital. Então, por onde começar?

Bom, o primeiro passo talvez seja saber em que estágio de maturidade digital sua empresa se encontra. Através disso identificar a visão de onde se quer chegar, definir modelos e processos e priorizar as iniciativas para fazer isso acontecer.

Conheça os Seis Estágios da Transformação Digital:

  1. Negócios como sempre fizemos

As organizações trabalham a partir de uma visão de negócio que lhes é familiar, legado das gestões anteriores. Acreditam que esse continua a ser o caminho para a relevância digital.

  1. Presente e Ativo

Iniciativas isoladas e dispersas de experimentação e inovação digital, com objetivo de desenvolvimento e melhorias em processos específicos.

  1. Formalizado

As iniciativas tornam-se mais ousadas e os agentes de mudança buscam apoio da direção para novos recursos e tecnologias. A experimentação passa a ser intencional e executada em níveis mais altos na organização.

  1. Estratégico

Grupos e equipes de trabalho na organização reconhecem a importância da colaboração e a transformação digital passa a ser parte no desenvolvimento de planos estratégicos, com responsáveis, ações e investimentos definidos.

  1. Convergente

Estratégias e ações de transformação digital, voltadas aos objetivos empresariais e centradas no cliente, passam a ser geridas por uma equipe dedicada. A nova infraestrutura envolve o desenvolvimento de papéis, expertise, modelos, processos e sistemas para apoiar a transformação.

  1. Inovador e Adaptável

Quando as lideranças reconhecem que a mudança é constante, a transformação digital se torna um modelo de negócios. Um novo ecossistema é criado para identificar e agir em relação a tendências da tecnologia e do mercado.

As fases servem como um balizador de maturidade digital para orientar a transformação dentro das empresas. Segundo o autor do estudo, a compreensão dos seis estágios de maturidade de transformação digital auxilia as organizações a:

  • Entregar experiências significativas e valiosas para clientes e colaboradores;
  • Desenvolver mentalidade empresarial, modelos e operações para superar concorrentes;
  • Criar produtos e serviços inovadores, reduzindo ameaças de tecnologias disruptivas;
  • Acelerar iniciativas de “go-to-market”, alavancando relevância e retorno financeiro;
  • Desenvolver ações mais efetivas para enfrentar novos competidores.

Agora que você conhece os 6 estágios da transformação digital, conheça os 5 passos para implementar a filosofia enxuta na Gestão de Processos de Negócio: assista ao webinar sobre LEAN BPM (aprox. 50 min).

 

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS