O que é Mapeamento e Modelagem de Processos?

As empresas são representadas por um conjunto de processos cujo desempenho depende da maneira como são tratados. O mapeamento e a modelagem dos processos são requisitos para o movimento de gestão por processos, ou seja, insumo para entendimento, otimizações desses, monitoramento e melhoria contínua.

O Mapeamento de Processos é uma ferramenta de comunicação, que ajuda as empresas a enxergarem seus processos de negócio, de apoio e controle.

Busca-se entender melhor os processos e identificar claramente pontos fortes e fracos, visando melhorar o desempenho organizacional. O mapeamento se dá por observações, entrevistas, reuniões com todos os envolvidos e questionários.

Após o Mapeamento, inicia-se o trabalho de Modelagem, que consiste na elaboração de um fluxograma, ou mapa do processo de negócio, que descreve características como atividades, papéis, responsabilidades e fluxo de informações.

O mapa do processo possibilita detalhar e descrever os processos, facilitando o entendimento, para que uma análise consistente possa ser realizada.

O Mapeamento e a Modelagem são importantes para facilitar a visualização dos processos, promover a comunicação, ajudar no entendimento do quê deve ser feito e de quem é responsável.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS