O que é Business Process Management?

O que é BPM?

BPM é a sigla para Business Process Management (em bom português, Gestão de Processos de Negócio). É bom ter em mente que BPM não é uma categoria de produto, nem uma ferramenta ou software específico. BPM é uma filosofia, uma metodologia e um conjunto de práticas de gestão voltadas a transformar uma empresa a partir da gestão e otimização de seus processos.

O suporte tecnológico para automatização da Gestão de Processos é chamado BPMS (Business Process Management System), e consiste em um software de gestão que permite mapear, executar e monitorar processos intra e interfuncionais com foco na transformação do negócio e na melhoria constante.

processo

 

O que é um Processo de Negócio?

Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados. Processo de negócio é um trabalho que agrega valor para os clientes ou apoia/gerencia outros processos.

Desdobramos a estratégia de nossas organizações através de processos que definem o modo como o trabalho e a geração de valor de nossas empresas são organizados. Processos bem estruturados significam organizações saudáveis.


Aprenda conceitos relacionados a Gestão por Processos e Gestão de Documentos em vídeos de 1 minuto:

o que é um processo 

processo versus projeto

o que é bpms

[one_fourth_last] gestão documental[/one_fourth_last]


 

300 anos de evolução para chegarmos nesse momento

[one_third_last]deming1900 – 1993
William Deming

Ajudou na reconstrução da indústria japonesa pós-guerra através de ciclos de melhoria contínua.[/one_third_last]

[one_third_last]peter fingar2002 – Hoje
Peter Fingar
Sua obra lançada em 2002, junto com Howard Smith, revisou as experiências do passado e lançou as bases para o BPM do futuro[/one_third_last]


Como o BPM ajuda você a tratar processos ruins?

as is Entendimento e mapeamento dos processos atuais (“AS IS“)
to be Desenho, modelagem e melhoria de processos (“TO BE“)
to do Automatização com o Orquestra BPMS (“TO DO“)
[one_fourth_last]indicadores Acompanhamento de indicadores[/one_fourth_last]

 

Sintomas de processos com problemas

Custos altos
Reclamações de clientes
Problemas de comunicação
Problemas de padronização
[one_half_last] Desorganização
Retrabalho
Burocracia excessiva
Falta de inovação[/one_half_last]

Exemplos de processos de negócio

Compras
Gestão do processo de compras, recebimento de produtos, licitações e pagamentos

Jurídico
Gestão de contratos, confidencialidade de informações, riscos, compliance

Vendas
Gestão de oportunidades de vendas, follow-ups, emissão de propostas e controle de pagamentos

Produção
Gestão de produção e transformação de insumos

Performance
Gestão de indicadores, performance, diferenciais competitivos, metas, resultados

Atendimento a clientes
Disponibilização de linhas, canais e processos para atendimento a clientes

Serviços
Gestão de serviços a clientes

Tecnologia da informação
Apoio à gestão de projetos, gestão de demandas, problemas, suporte, aquisições, implementação de padrões (ITIL, COBIT, etc.)

[one_half_last]Gestão de Pessoas
Abertura de vagas, recrutamento e seleção, admissão, férias, reembolsos, justificativas, demissão

Financeiro
Gestão financeira, fluxo de caixa, pagamentos, empréstimos, orçamento

Qualidade
Planos de melhoria, registro de não conformidades, análise de problemas

Marketing
Gestão de demandas de geração de leads e vendas

Jurídico
Gestão de contratos, confidencialidade de informações, riscos, compliance

Estratégia
Definição de estratégias, implementação, planos de ação

Documentos
Gestão do ciclo de vida de documentos

Contabilidade
Gestão de orçamentos, fechamentos contábeis, processos contábeis[/one_half_last]

 


Quer saber mais?

CONHECER O ORQUESTRA BPMS

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS