Processos Transacionais e Processos Colaborativos

O QUE É UM PROCESSO TRANSACIONAL?

Processos tranprocesso-transacionalsacionais são aqueles processos que possuem pouca interferência humana e um volume elevado de integrações entre diferentes sistemas. Geralmente, tem um ciclo curto de existência e podem rodar milhares ou milhões de vezes em um curto período.

Processamento de pagamentos, compras eletrônicas e cotações automáticas são exemplos de processos transacionais.

Os processos transacionais tem sido o foco de ferramentas de integração de sistemas, notadamente das voltadas para SOA (Service Oriented Architecture).

 

O QUE É UM PROCESSO COLABORATIVO?

colaborativoProcessos colaborativos podem ter ou não integração entre sistemas e tarefas automatizadas, mas o grande destaque é o elevado volume de interações humanas.

São as pessoas, e não os sistemas, que agregam valor a esse tipo de processo.

Os processos colaborativos podem durar por muitos meses ou até mesmo anos. Eles envolvem a interação via canais eletrônicos de operadores, especialistas e gestores responsáveis pela tomada de decisões.

Nas organizações intensivas em conhecimento, os processos colaborativos são os mais comuns e muitas vezes são performados através de trocas de e-mails ou reuniões.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Sou Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil, mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS e consultor com mais de 15 anos de experiência em projetos de melhoria de processos de negócio (BPM) em organizações de grande porte no Brasil nos setores de varejo, educação, financeiro e área pública. Arquiteto e responsável pelo desenvolvimento do Orquestra BPMS, primeiro BPMS brasileiro. Sou responsável por 4 projetos de BPM vencedores do WfMC Awards in BPM & Workflow, América Latina, e também professor em cursos de pós-graduação, em cursos de certificação e palestrante em diversos eventos no Brasil, com foco em gestão de processos. Revisei e colaborei no ABPMP CBOK V3 edições brasileira e inglesa, a participei ativamente de diversos eventos da ABPMP Brasil. Possuo certificações CBPP, OCEB e MCSD.