Transformação de Negócios ou Melhoria Contínua?

Está ocorrendo uma mudança na área de BPM/BPMS, com o foco mudando de Melhoría Contínua em Processos para uma visão mais abrangente em Transformação de Negócios (Business Transformation). Confrontadas com mudanças internas e externas, as organizações tem uma necessidade maior de se reinventar. 

Gartner – Magic Quadrant for iBPMS

O QUE É TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS ?

Transformação de Negócios

Transformação de Negócios, ou Bu27siness Transformation (BT), consiste em realizar profundas mudanças no modelo de negócios e arquitetura de processos da organização, de modo a se adaptar a grandes mudanças, internas ou externas.

A Internet, os smartphones, a economia colaborativa, as redes sociais, a globalização, as gerações Y e Z, o movimento verde, a descentralização do conhecimento, etc., são todos fatores recentes que permitiram a criação de novos modelos de negócios e, ao mesmo tempo, tem forçado organizações já existentes a se adaptarem radicalmente.

Um ferramenta bastante utilizada como método de análise para transformação de negócios é a Estratégia do Oceano Azul, que faz a empresa refletir sobre seus atributos de valor mais relevantes.

O QUE É MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS ?

Transformação de Negócios

A MCP deve ser uma atividade constante de todos os setores da empresa, com o objetivo de manter a organização competitiva no mercado.

A ferramenta mais conhecida e utilizada é o ciclo PDCA, ou Plan-Do-Check-Act, que demonstra que as atividades de planejar, realizar, monitorar e ajustar melhorias em processos são um fluxo constante e contínuo. Também é muito conhecida a metodologia do Kaizen, do japonês “melhoria” ou “melhoria para melhor”. O Kaizen é largamento utilizado pelas empresas que empregam a filosofia Lean e o Modelo Toyota de Produção e consistem em ciclos frequentes de PDCA.

Melhoria Contínua de Processos refere-se aos esforços cíclicos e repetitivos de melhorias, geralmente incrementais, em processos de negócio das organizações.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Sou Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil, mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS e consultor com mais de 15 anos de experiência em projetos de melhoria de processos de negócio (BPM) em organizações de grande porte no Brasil nos setores de varejo, educação, financeiro e área pública. Arquiteto e responsável pelo desenvolvimento do Orquestra BPMS, primeiro BPMS brasileiro. Sou responsável por 4 projetos de BPM vencedores do WfMC Awards in BPM & Workflow, América Latina, e também professor em cursos de pós-graduação, em cursos de certificação e palestrante em diversos eventos no Brasil, com foco em gestão de processos. Revisei e colaborei no ABPMP CBOK V3 edições brasileira e inglesa, a participei ativamente de diversos eventos da ABPMP Brasil. Possuo certificações CBPP, OCEB e MCSD.