9 perguntas e respostas sobre o que é Business Process Management

Recebemos muitas perguntas sobre as principais definições relacionadas ao BPM – Business Process Management, e nesse post abordaremos os principais conceitos relacionados ao que é BPM em 9 perguntas e respostas.

1) O QUE É UM PROCESSO E POR QUE ELE É TÃO IMPORTANTE?

Um processo é uma atividade ou um grupo de atividades realizadas numa seqüência determinada que produz um bem ou um serviço. Há uma entrada, uma transformação, e uma saída. São tão importantes pois é através deles que as empresas exercem suas funções, tudo é processo em uma empresa.


2) COMO ENXERGAR E IDENTIFICAR PROCESSOS?

Reflita sobre quais são os processos relacionado ao foco da empresa, e quais são os processos auxiliares, verificando como a empresa realiza sua função desde o primeiro contato com o cliente até a entrega do produto/serviço. É importante obter uma visão ampla do que está sendo produzido, evitando restringir-se a uma única atividade.


3) O QUE É E PARA QUE SERVE BPM?

Business Process Management – BPM é uma metodologia de gestão de empresas, baseada em gestão por processos. A metodologia ajuda as empresas a identificar a importância estratégica de seus processos e tirar vantagens competit
ivas disso. Também proporciona ao gestor maior facilidade de encontrar oportunidades de melhoria para o serviço prestado ao cliente, através de indicadores de resultados. O processo pode ser controlado através de uma série de indicadores de avaliação de processos. Adicionalmente, o BPM pode gerar melhorias em termos de rapidez em que o processo é realizado, eficácia, qualidade e custo e pode ser utilizado por empresas de qualquer porte e setor.


4) O QUE É MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PARA QUE SERVE UM FLUXOGRAMA?

Mapeamento é o entendimento de processos já existentes, através da sua descrição, desenho e identificação de sua inter-relação com outros processos. É extremamente útil às empresas pois permite a obtenção de uma visão mais ampla e clara da organização. Fluxograma é um diagrama, com simbologia específica, que representa o sequenciamento das atividades de um processo e identifica quem são os responsáveis pelas atividades, e quais são os prazos de cada tarefa.


5) O QUE É MODELAGEM DE PROCESSOS?

A modelagem de processos faz uma análise específica e profunda do processo, criando um modelo de seu funcionamento como foco em atingir algum objetivo, como automatização ou acompanhamento de longo prazo, por exemplo.


6) O QUE É UM BPMS E O QUE ELE PODE FAZER?

BPMS – Business Process Management Suite, é um software responsável pela automatização da metodologia BPM. Através dos BPMS, é possível executar processos com rapidez e com controle. Ele permite a simulação, execução, controle, otimização de processos e ainda permite que todos os funcionários conheçam melhor os processos que participam.


7) O QUE É E PARA QUE SERVE UM FORMULÁRIO?

O formulário representa um conjunto de informações necessárias para o andamento do processo. Nos BPMS, o andamento do processo pode ser efetivado juntamente com o preenchimento de um formulário eletrônico, onde cada pessoa participante do processo deve preencher determinadas informações. Esta informação inserida nos formulários pode ter influência no caminho que o processo toma.


8) PRECISO DE UM BPMS PARA TER BPM?

Não. Implantar BPM está num nível de abstração superior a um software. Implantar BPM significa entender o negócio voltado ao cliente e enxergar os processos da organização. Significa mudança cultural também. O BPMS, entretanto, ajuda a implantar BPM de uma forma mais prática, segura e controlada.


9) O QUE É E PARA QUE SERVE O BPMN?

BPMN – Business Process Modeling Notation, trata-se de uma notação padrão para o desenho de fluxogramas em processos de negócios. É um conjunto de regras e convenções que determinam como os fluxogramas devem ser desenhados. É a notação mais reconhecida no ramo de BPM. Ele serve para facilitar o entendimento de fluxogramas entre as pessoas.


BPM é isso: esforços concentrados das equipes para tornar a empresa mais focada no cliente final.

 

*Por Michel Nehme, Negócios e Relacionamento.

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS