Soluções em cloud computing são consideradas top de linha para empresas: entenda o por quê.

No mercado atual, há grande oferta de soluções tecnológicas capazes de agregar valor aos negócios. No entanto, muitas vezes, a necessidade de o cliente ou usuário praticar elevados investimentos em equipamentos apenas para suportar novas aplicações acaba inviabilizando o projeto.

A opção por soluções em cloud computing mais do que uma novidade é uma alternativa capaz de viabilizar projetos sem investimentos na construção de um data center dedicado, pois cloud computing é o modelo de serviço que coloca a solução instalada numa nuvem privada, segura e confiável, passível de ser acessada remotamente de qualquer lugar bastando apenas ter acesso à internet.

Desse modo, a decisão pela solução mais adequada e aderente ao negócio envolve um número crescente de influenciadores e cada vez mais essa decisão é tomada em conjunto. Além disso, passa, obrigatoriamente, pela análise de diversos itens que influenciarão os rumos de muitas negociações e escolhas. Ou seja, além de entender e optar pela solução mais apropriada, é preciso atentar ao fato de onde a solução será instalada: se no próprio servidor da empresa ou se na nuvem sob a responsabilidade do próprio fornecedor.

Os custos em infraestrutura não são os únicos limitadores. A segurança e a confiabilidade também falam alto, uma vez que para se adotar uma solução que ficará instalada em local é fundamental considerar que a administração de fornecedores será maior, pois quem oferta a solução, não cuida da área de infraestrutura e, por sua vez, não atua no cabeamento e assim por diante. Nesse cenário, além de disponibilizar mais verbas para atender essa nova entrada de solução, deverá direcionar pessoas da equipe para acompanhamento dessa transição. Além disso, a longo prazo, o crescimento escalável precisa ser algo pensado cuidadosamente, pois novas soluções exigirão ampliação da infraestrutura, colocando mais uma responsabilidade e altos custos sobre a área de TI.

A adoção de solução hospedada emcloud computing vai no caminho inverso, retirando de TI atividade que não seja a de favorecer à empresa a manutenção do foco naquele que é seu core business.

Evita também que a área de Tecnologia use seu tempo e esforço com backup, compra de servidores, preocupação com disponibilidade, segurança física etc., abrindo espaço para a canalização de esforços a projetos que de fato melhorarão o operacional da organização.

Ao levar em consideração o esforço demandado para a implementação de uma nova solução e as reuniões multidisciplinares necessárias, a adoção do cloud computing otimiza o tempo necessário, reduzindo-o significativamente e fazendo com que a equipe esteja unicamente focada no desenho do projeto como um todo, sem desperdiçar energia e recursos financeiros com assuntos periféricos.

Cada dia mais, optar por uma solução em cloud computing é escolher o top da categoria, pagando menos, sem desperdícios.

Juliana Miler – SML Brasil

Teste o Orquestra BPMS, software de colaboração de processos mais premiado do Brasil

O Orquestra BPMS ajuda você e sua empresa e organizar melhor o trabalho, reduzir desperdícios e padronizar como as coisas são feitas

Testar BPMS

View posts by
Sou Diretor de P&D e Inovação da SML Brasil, mestre em Engenharia de Produção pela UFRGS e consultor com mais de 15 anos de experiência em projetos de melhoria de processos de negócio (BPM) em organizações de grande porte no Brasil nos setores de varejo, educação, financeiro e área pública. Arquiteto e responsável pelo desenvolvimento do Orquestra BPMS, primeiro BPMS brasileiro. Sou responsável por 4 projetos de BPM vencedores do WfMC Awards in BPM & Workflow, América Latina, e também professor em cursos de pós-graduação, em cursos de certificação e palestrante em diversos eventos no Brasil, com foco em gestão de processos. Revisei e colaborei no ABPMP CBOK V3 edições brasileira e inglesa, a participei ativamente de diversos eventos da ABPMP Brasil. Possuo certificações CBPP, OCEB e MCSD.